Superação Jane Souza

8

Antes, para Jane Souza, de 33 anos, tudo era empecilho para emagrecer e tudo favorecia o ganho de peso. Casada, mãe de três filhos, trabalhava fora e pensava que jamais conseguiria mudar seu corpo e manter uma vida saudável. Mas, foi só colocar na cabeça que podia que conseguiu! Saiu do sedentarismo, mudou a alimentação e eliminou 46Kg. Hoje, há 1 ano e 5 meses depois está rejuvenescida e super disposta. Ela já correu até uma meia maratona, de 21Km, e ainda voltou a estudar, cursando faculdade de Educação Física.

Vejam como ela conseguiu, suas dicas e seus atuais objetivos.

Superação-Jane-Souza-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Como engordou
Na adolescência Jane era magrinha, fazia ballet e trabalhava como modelo. Por conta dos trabalhos vivia rodeada por nutricionistas e preparadores físicos para chegar na meta dos clientes. Mas, já na fase adulta mudou de trabalho, parou de cuidar da alimentação e também com os exercícios, inclusive com o ballet que tanto gostava. Engravidou e a partir daí só engordou, chegando a ganhar mais de 50 Kg.

Jane passou a sofrer com o efeito sanfona, quando a gente fica naquele “engorda e emagrece”, exatamente pelo mesmo problema que eu passei. Jane emagrecia pouco e engordava o dobro. Chegou a tomar remédios, mas nunca se propôs a realmente entrar numa dieta ou voltar a fazer uma atividade física. Faltava tempo e ânimo.

O marido não a cobrou, mas os pais e seu irmão sim. “Falavam que eu estava a cada dia mais gorda”, lembra. Jane estava cansada. Sentia que iria morrer jovem com uma doença causada pela obesidade. Sentia-se mais velha que seu marido e percebia olhares maldosos das pessoas, principalmente daquelas que a conheceram magra. “Dava a impressão que sentiam pena de mim”.

Compulsão alimentar
Jane conta que comia de 10 em 10 minutos. Comia até não caber mais, passava mal, tomava remédio para o estômago e voltava a atacar a geladeira novamente. A comida era sua válvula de escape, exatamente como acontece com que sofre compulsão alimentar. Vocês também sofrem com isso? Descontam tudo na comida? Então vejam AQUI como se livrar desse problema.

O porquê da mudança
Em um belo domingo, enquanto preparava algo para comer, Jane ouviu pela primeira vez a minha história (vejam AQUI). “Vi a sua história de superação e acreditei que era possível a minha mudança também! Fiquei alimentando a minha mente, com as matérias do seu blog, me convencendo a cada dia de que poderia mudar a minha vida… foi ali, o começo da minha mudança”, lembra.

Sabendo dos riscos que corria mantendo aquela vida sedentária, com uma alimentação desregrada e vendo que era possível mudar de vida, Jane decidiu enfim que era hora de mudar. “Mudei por mim e pela minha família. Achavam que eu era mãe do meu marido! Eu não tinha disposição para brincar com os meus filhos. A rotina já estava muito difícil”, lembra.

Superação-Jane-Souza-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Dieta que deu certo
Sem condições de ter um acompanhamento de um nutricionista, Jane começou a se informar por meio de revistas e pelo blog. 🙂 “Sempre ficava de olho nas dicas da Mimis”, revela.

Já exausta do efeito sanfona, Jane entrou na dieta da Troca Esperta, que nada mais é um processo de reeducação alimentar. E funciona substituindo os alimentos errados pelos certos de forma tranquila, sem apelar para truques ou dietas radicais, que acabam nos enjoando fácil. Vejam AQUI como fazer. Deem uma olhada também no meu cardápio diário, que é uma sugestão bem legal para quem quer mudar de hábitos e não sabe por onde começar.

Mudanças na alimentação
Antes, Jane não tomava água. A água havia sido substituída pelo refrigerante, que ela bebia o dia inteiro. Comia só frituras e salgados. E era tão desregrada em relação à alimentação que normalmente não almoçava nem jantava.

Primeiro de tudo: reduziu a quantidade dos alimentos na metade e hoje mantém um planejamento diário, de 5 a 6 refeições diárias, como: café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. Deixa os alimentos já separados de forma prática para cada refeição. Se necessário, reserva porções e as congela, como já mostrei nesse POST.

“Planejar a dieta ajuda muito, com certeza”, revela Jane. Neste POST ensino como fazer isso.

E, por conta da dieta da Troca Esperta, Jane aprendeu a substituir os alimentos que tanto gostava por outros mais saudáveis e tão gostosos quanto. Passou a fritar sem óleo, trocou o pão comum pelo pão integral, o refrigerante por água, sucos e até água aromatizada e os doces por doces magrinhos e saudáveis, como os do blog.

O segredo do sucesso, segundo a Jane, é lutar todos os dias, pois é no dia a dia que bate aquele desânimo, a preguiça, aquela TPM bandida. “Nada que é fácil é duradouro. Toda mudança requer sacrifício”, revela Jane.

Superação-Jane-Souza-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

E os exercícios?
No mesmo dia em que Jane decidiu mudar ela já começou a fazer caminhadas perto de casa. E assim que pode entrou em uma academia e logo em seguida passou a participar de corridas de rua, que virou sua paixão.

Mesmo já tendo eliminado 46Kg Jane continua com a meta de emagrecimento. Ela quer perder mais 9kg e ficar com 55Kg. E ela confia na corrida para isso, aliada, é claro, da sua nova rotina alimentar.

“Nesse fim de semana corri ao lado do meu marido, e foi uma experiência sensacional”, conta feliz.

Hoje ela faz musculação e exercícios funcionais três vezes por semana e treino de corrida de uma hora nos outros dois dias. Aos Domingos faz provas de corrida de 10 km. No ano passado chegou a correr a sua primeira meia maratona, que são 21Km.

Segundo Jane, os exercícios também ajudaram e ainda ajudam a driblar as tentações. Quando fica com vontade de descontar alguma frustração na comida, ela vai treinar! Não é o máximo?

Superação-Jane-Souza-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Força na peruca
A maior motivação para seguir em frente veio da família. “Eles merecem o melhor e desejam me ver bem”, diz, Jane, que quando pensa em desistir pensa em como hoje é mais participativa em casa.

Outro ponto que a faz gostar cada vez mais de seu novo estilo de vida é o seu projeto social e motivacional. Isso mesmo, Jane, após perder 46Kg, criou um projeto onde ajuda mulheres que se encontram na mesma situação que ela no início de sua jornada.

Dicas da Jane
– Tirem uma foto sua atual e coloquem-na ao lado de uma foto de como desejam ficar.
– Anotem suas medidas e peso atual.
– Estabeleçam metas (Vejam neste POST como criar metas).
– Criem um cardápio diário. (Veja o meu AQUI).
– Estabeleçam uma rotina de exercícios.
– Baixem um aplicativo para lembrarem de tomar água ou, simplesmente, acionem o despertador.
– Coloquem o corpo em movimento, busquem uma atividade que dê prazer. (Vejam AQUI como escolher a exercício ideal).
– Sejam amigas do tempo, tenham paciência, não queiram que o emagrecimento seja como uma mágica.
– Acordem todos os dias pensando em suas metas.
– Amem-se! <3

O melhor resultado do mundo
Ao reconquistar sua autoestima Jane resolveu voltar a estudar, e adivinhem qual o curso que ela escolheu? A gatona está cursando faculdade de Educação física!! Não é o máximo? E não tem essa “não ter tempo para se cuidar”, Jane trabalha, estuda, é casada e tem três filhos! E é ela quem cuida da alimentação da família toda. Eita, essa sim é a mulher maravilha! Quem aí se identifica com ela?

Gente! Está aí um baita exemplo de que nada é impossível. Se não adianta eu falar, vejam vocês mesmos. A Jane mantém as redes sociais atualizadas, deem uma espiada no dia a dia dela, vejam como ela está hoje! Instagram: @janemaefit.

E nada de criarem problemas para não começar uma mudança. Todos nós podemos! Vejam AQUI mais pessoas que conseguiram alcançar a vida saudável. Usem essas histórias como incentivo e mudem também! <3

Peso antes: 110Kg Peso atual: 64Kg Altura: 1,60m
Tempo de emagrecimento: 1 ano e 5 meses.

Superação-Jane-Souza-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

 

Vetor: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

8 Comentários Mostrar comentários

  1. A Mimis foi de grande influência no meu processo de emagrecimento, primeiro por que eu não sabia que o meu marido desejava lá no fundo, que eu mudasse de vida, ele nunca teve coragem de falar. Na reportagem da Mimis, ele me chamou para assistir. Foi quando eu vi, que era possível emagrecer, a nossa condição financeira, me distanciava do meu sonho, pois pensava que somente com uma cirurgia, poderia mudar de vida. Mas quando vi a Mimis, a transformação na vida dela, percebi que também era capaz de mudar!! Eliminei 46 kg em 1 ano e 5 meses, mudei a minha vida e da minha família e voltei a estudar!! Hoje tenho um Projeto Social e Motivacional, e levo para outras mulheres também, a minha história e a esperança, de que com muito esforço e dedicação é possível mudar. Tenho um grupo no whtas, no facebook, o perfil do Projeto no Instagram: @mulher.guerreira e a Página no Facebook:
    http://www.facebook.com/qualidadedevidaebemestar
    Meu perfil no Instagram: @janemaefit
    Snapchat: blogdaguerreira
    Mas não para por aí!! Neste Sábado – 20/02/2016 teremos o nosso primeiro encontro, com treino ao ar livre no Parque Ibirapuera as 7:30. Trata-se de um treino gratuito para mulheres.

    • Jane.. coloca eu nesse grupo por favor, ainda estou no começo iniciei 01/02 e emagreci 3kilos ainda .. Acho essencial a ajuda de quem ja passou por esse processo.. me add por favor 15-997390867. Obrigada!

×