Óleo de Argan: o ouro marroquino

14

oleo-de-argan-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Quem aí já ouviu falar no óleo de argan? Essa maravilha é extraída de uma árvore típica de Marrocos, a Argania Spinosa, e faz milagres para a beleza por conta do seu potencial em renovação celular! Aqui no Brasil ele começou a fazer sucesso há pouco tempo, mas em Marrocos já é considerado ouro líquido há milênios.

Em minha última viagem fui conhecer Marrocos e me encantei com essa maravilha, então resolvi me informar e passar tudo sobre ela para vocês! 😀

Um dos seus benefícios mais reconhecidos é no tratamento capilar, por conta da ação rápida nos fios. O óleo deixa os cabelos disciplinados, sedosos, brilhosos e sem frizz, graças aos ácidos graxos e as vitaminas A, D e E presentes em sua composição. O seu potencial cosmético avança para a pele, em forma de hidratante e ainda fortalece as unhas.

Como é feito?
A extração do óleo é feita da amêndoa da semente da árvore Argania Spinosa, que nasce apenas em uma área desértica da região sudoeste de Marrocos. A área foi, inclusive, declarada como patrimônio florestal mundial da humanidade.

Tradicionalmente, as cabras se alimentam do fruto dessa árvore e as sementes, que não são digeridas, são cuspidas ou saem em suas fezes. Essas sementes são recolhidas e de dentro delas são retiradas as amêndoas, que por sua vez passam pela prensa, ainda cruas, dando origem ao óleo puro de argan usado para fins cosméticos.

oleo-de-argan-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Já o óleo de argan comestível passa por outro processo. Ufa! Kkk As sementes são tostadas e o óleo extraído após a prensa tem um sabor forte, levemente queimado. E, apesar de atualmente ser usada a ajuda mecânica, todo o processo é feito sem recursos químicos. 😉

São necessárias cerca de 100Kg de sementes para a produção de 1 litro de óleo e as árvores de Argania Spinosa podem chegar até 200 anos de vida.

Todo o trabalho de produção do óleo de argan é feito por mulheres viúvas e separadas, com o incentivo do governo local.

oleo-de-argan-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Como usar
Em Marrocos as mulheres têm o hábito de dormirem com o óleo nos fios. Elas passam óleo de argan em toda a extensão do cabelo e depois enrolam as madeixas em volta da cabeça, formando uma espécie de touca com os próprios fios e os prende com grampos largos e grandes, para não marcar. No dia seguinte lavam normalmente os cabelos. Isso garante fios maleáveis, fortes e brilhosos.

oleo-de-argan-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

Com seus poderes reparadores o óleo de argan pode substituir, por exemplo, o óleo de coco usa na umectação capilar, e garantir uma reconstrução poderosa nos fios. Vejam aqui o PASSO A PASSO desse tratamento caseiro.

Para a hidratação da pele, limpeza de acne, eczemas, amenizar estrias, queimaduras solares e fortalecimento das unhas basta de três a cinco gotas do óleo para todo o corpo. 😀

Na saúde
Embora seja constantemente associado aos benefícios cosméticos, o óleo de argan também é responsável por outras contribuições, como rejuvenescedor e emagrecedor! Mesmo que ainda não sejam comprovadas cientificamente, os marroquinos usam o óleo de argan na medicina alternativa e na dieta.

Certos estudos dizem que ele permite a regulação do colesterol, a queima de gorduras abdominais, uma digestão equilibrada e a redução da hipertensão. Além de ser antioxidante, anticancerígeno, reduzir dores musculares e estimular a capacidade cerebral.

oleo-de-argan-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

Dicas: como saber se é 100% óleo de argan
1- Se o rótulo diz que o produto é 100% óleo de argan, ele deve ser proveniente de Marrocos. Afinal, o óleo extraído de uma planta que só tem em Marrocos.

2 – O óleo de argan não tem cheiro, não é pegajoso e é absorvido rapidamente pela pele.

3 – Passe duas gotas na pele e massageie. Se brilhar é porque tem mistura de outros óleos na fórmula.

4 – A melhor coisa é dar preferência para os óleos que vêm com certificado. Mesmo assim deve ser observada a lista de ingredientes que deverá conter a inscrição: 100% óleo de argan.

5 – Os óleos cosmético e comestível terão especificados nos rótulos sua função.

Onde comprar
Como é um produto que vem de Marrocos o melhor lugar para encontrar os originais é lá. Na minha viagem encontrei os óleos nos souks, em Marrakech. Souks nada mais são que tendas que formam uma espécie de labirinto com todos os tipos de comércio. Lá, comprei 250ml de óleo cosmético de argan puro por 80 reais, uma verdadeira pechincha se comparado com os produtos que chegam aqui no Brasil pra gente, e isso quando são originais.

Opaaa, falando em pechincha, para quem gosta de uma barganha o souks é o lugar! Eu consegui por 80 reais, mas quem é bom negociador consegue levar por menos. kkk

Em alguns sites encontrei 100ml pelo mesmo valor, ou seja, 100 reais mais caro! Mas, pelos seus benefícios ainda vejo que vale a pena. Em lojas físicas o valor deve aumentar um pouquinho mais. O óleo para pele e cabelos podem ser encontrados em lojas de cosmético e o comestível em casas de produtos naturais.

E aí, quem já conhecia o óleo de argan? Como vocês costumam usar essa riqueza? Contem pra mim! 😉

 

Fotos: Shutterstock

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

14 Comentários Mostrar comentários

  1. Gostaria de ter lido isso antes de ter comprado um óleo de argan que encontrei na minha cidade. Supostamente natural, mas não tinha nenhuma especificação ou selos no rótulo (apenas tem o nome científico), nem mesmo especifica quem é o produtor. Me deixei levar pelo momento 🙁 deveria ter pesquisado mais, porque quando abri o vidro do óleo ao chegar em casa pensei “JAMAIS ISSO É ÓLEO PURO”, tem cheiro daqueles perfumes que coloca dentro de carro, sabem? Totalmente artificial. Testei na minha perna e tá brilhante até agora. Por sorte não paguei tão caro, e são 30 ml… O cheiro é super enjoativo 🙁 Enfim, fica o alerta, verifiquem sempre os selos e procurem por especificações! Não vão na afobação como eu fiz 🙁 Da próxima vez eu acerto! Adorei as dicas do blog. Beijos!

  2. Christina Smith em

    Oi Mimis, ja uso o Argan Oil ,para tratamento Facial muito bom msm para mulheres pele Madura,vou usar agora tbm cabelo e corpo obg pela dica bjao !!!

  3. Olá,Michelle !
    Você tem uma marca ou foto de um rótulo do óleo original ou um site confiável para indicar?
    Se tiver, por gentileza, envie no meu e-mail. Eu gostaria muito de experimentar no meu cabelo que está muito ressecado.
    Muito obrigada!
    Derci Stadnik

  4. Uau! Já sei o que pedir quando alguém viajar pro Marrocos! Tomara que se popularize por aqui como foi com os óleos de coco (que, confesso, não gosto muito do gosto que deixa na comida. Acabo usando para doces e pra hidratar os cabelos mesmo).

    Mimi, também criei um blog de dieta.Com uma pegada diferente, mais informal e tal, mas você foi uma das minhas inspirações! Se puder dar uma olhada. O nome é de grão em grão. O endereço está no cadastro! Parabéns e sucesso!

  5. OI, boa noite. Li seu post sobre o oleo de argan, minha filha também esteve no Marrocos e trouxe pra mim. por acaso vc chegou a perguntar qual era o prazo de validade dos oleos. Estou ainda com 02 vidros de 250 ml e não sei até quando posso usar. Grata se puder me ajudar. Agradeço e te dou meus parabéns pelo otimo Blog que vc produz, você é show de bola.

×