Superação Bruna Rocha

20

Bruna Rocha, de 27 anos, não conseguia relaxar e comer foi a maneira que encontrou para controlar a ansiedade. Com isso, chegou aos 100Kg. Sentia-se cansada, com dores nos joelhos e tinha a parceria do marido para comer fast foods e os dois se divertiam muito assim. Até que percebeu que se quisesse dar continuidade à família, ou seja, ter filhos, teria que mudar radicalmente os hábitos da casa. Foi então que decidiu mudar tudo. Mudou o cardápio semanal e passou a fazer atividades físicas como escudo contra a ansiedade. O marido, como grande parceiro que é, a apoiou e uniu suas forças a ela. Eles ainda não têm filhos, mas já estão com tudo pronto para educar e alimentar muito bem quantas crianças vierem.

Querem saber como ela conseguiu fazer essa mudança radical na sua vida e na do maridão? Então confiram sua história!

Superação-Bruna-Rocha-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

A culpa era da ansiedade
Comer foi a forma que Bruna encontrou para aliviar sua ansiedade. O começo foi aos 12 anos, na pré-adolescência, quando ela passou a ter mais responsabilidades. A compulsão alimentar a fez ir engordando gradativamente. Na escola ganhou apelido de bolinha e seus pais, preocupados, tentavam frear a sua compulsão, mas foi em vão. Bruna passou a comer escondido. Mesmo tendo passado bons momentos na infância, sua autoestima havia sido abalada.

Já adulta, chegou aos 100Kg em seus 1,60m de altura. E passou a ficar assustada com o tamanho das roupas que estava usando. Mas como tudo era motivo para atacar um doce, um pão ou um refrigerante, isso só acentuou mais o problema da obesidade.

Dietas malucas
Às vezes em que caiu em si tentava uma dieta. Mas suas dietas eram restritivas demais, normalmente baseadas em bolacha água e sal e chá e achava que isso a iria fazer emagrecer. Poderia até emagrecer, mas com quase zero de nutrientes Bruna iria era acabar na cama, doente. Mas, ainda bem que isso não chegou a acontecer, pois em todas as vezes ela desistiu.

Passou a tomar antidepressivo, já que culpava a ansiedade. Mas após 1 ano parou com a medicação e acabou engordando tudo novamente.

Uma de suas “frustrações” foi não ter conseguido perder peso antes de casar. Queria emagrecer para entrar no vestido, mas na época, além do casamento tinha uma dissertação de mestrado para defender. Já sabem, né? Não teve jeito. Casou fofinha mesmo.

Bruna precisava emagrecer a “cabeça”. Aprender a se alimentar, ver o que realmente faz bem e incluir em sua alimentação. Precisava de uma reeducação alimentar e sair definitivamente do sedentarismo.

Superação-Bruna-Rocha-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

O porquê da mudança
Casada há 2 anos Bruna começou a pensar em como seria como mãe. Foi quando caiu realmente a sua ficha. Não tinha uma alimentação saudável, não levava uma vida ativa, mas… queria ter filhos!!! Então parou e pensou: “Nossa, eu e meu marido comemos tantas besteiras, como vou dar uma alimentação saudável aos meus filhos se a minha é um lixo?”.
Então resolveu que era hora de mudar! Assim, a primeira coisa que fez foi reorganizar a dieta em casa, junto com o maridão. Passou a se preocupar com os tipos de alimentos que estavam ingerindo e também no seu modo de preparo. Um baita passo! (Veja como fazer isso AQUI).

Como são apenas os dois em casa fica muito mais fácil manter a rotina saudável. Seu marido não tem pré-disposição para engordar, mas, mesmo assim, aceitou fazer a parceria, passou a se alimentar bem e hoje seus exames clínicos são muito mais positivos.

Dieta que deu certo
Ao optar por uma “rotina mais saudável” consequentemente Bruna estava escolhendo a reeducação alimentar e o resultado disso é o emagrecimento por completo: de corpo e mente.
Para isso dar certo Bruna resolveu ir atrás de informações na internet. Foi quando encontrou o blog. “Li muitas publicações de nutricionistas, personal trainers e instagrams com receitas saudáveis assim como as da Mimis”, conta.

Já instruída e com várias receitas para testar, Bruna começou sua mudança de hábitos! Por não gostar de regras, ela preferiu começar de forma gradativa. Passou a diminuir aos poucos a porção de seu prato, a incluir alimentos integrais no seu dia a dia, a retirar o óleo dos preparos e a passar a usar mais temperos naturais.

Logo já estava familiarizada com as “novas” comidas. Praticamente já reeducada, as trocas ficaram fáceis e mais gostosas. Para quem quer saber como fazer as substituições sem perder na qualidade dos nutrientes, veja esse post.

Com isso, Bru passou comer pães e farinhas integrais, passou a comprar mais frutas, verduras e legumes e quando viu já havia eliminado os alimentos gordurosos em casa.

Antes da mudança de hábitos, a dieta de Bruna era baseada em fast food, pizzas, pão branco, refrigerantes e doces TODOS OS DIAS. Hoje, após a reeducação alimentar, ela consegue manter o controle e ter uma alimentação saudável sem problemas. “Hoje essa é minha alimentação normal e que quero levar para a vida, não pretendo muda-la”, revela.

As suas apostas em alimentos magrinhos são: batata doce, aveia, iogurte, frutas, frango, carne vermelha e peixe, muita salada temperada apenas com azeite de oliva 100%.

E as receitas favoritas do blog são: panqueca, molho branco, almôndegas, suco verde e água saborizada de gengibre (a famosa água emagrecedora). Mas as que mais gosta, as TOP das TOPs são o pão de queijo de frigideira ( a famosa CREPIOCA) e o pão de mel! Hummm… Realmente, que resiste?

Superação-Bruna-Rocha-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Tentações do dia a dia
“Coloquei em mente que o alimento saudável só vai contribuir para minha saúde e isso ajudou muito na conscientização de novos hábitos”, revela Bruna, que sempre amou comer as comidinhas da sogra de descendência alemã. Mas hoje, ela deixa para comer lá apenas nos finais de semana e mesmo assim consegue dizer não quando vê que o alimento foge demais da sua “dieta”.

Mas também ela não é a “louca da dieta”. Conta que quando tem algum aniversário ou confraternização não deixa de ir e comer, mas que no outro dia consegue voltar normalmente para a minha rotina alimentar. E nesses casos, por experiência própria, sugiro que, pelo menos no começo, apostem na dieta de ataque, que é perfeito para um pós jacada kkk.

Exercícios com prazer
A maior culpada pela obesidade de Bruna é, segundo ela, a ansiedade. Mas, se antes ela usava a comida como sua válvula de escape, hoje ela consegue lidar com seus sentimentos de outra forma: se exercitando. Os exercícios físicos elevam a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer e tranquilidade. Então podemos dizer que, hoje, a ansiedade é a “culpada” por Bruna ter o corpão que tem hoje. Kkk Maravilha!

“Acredito que o meu vício hoje é o exercício físico, que me faz sentir super bem e feliz após realizar meus treinos”, conta.

No começo optou pela musculação, e acredita que foi a atividade que não deixou que ficasse flácida. Hoje se considera a “louca da academia” kkk, além da musculação, faz também Muay Thai, aulas de HIIT e corrida.

Superação-Bruna-Rocha-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

De onde tirar forças
Além da super parceria do marido, que mudou seus hábitos junto com a Bruna, um dos pontos motivacionais foi a cozinha! Ela adora cozinhar, então isso favoreceu na hora de preparar a própria comida e se planejar no dia a dia, tanto com os lanches quanto com as refeições. (Veja aqui como se planejar).

Encontro também forças ao encontrar histórias parecidas no blog e ler a minha história. “Se ela conseguiu eu também consigo”, pensou!

Outro ponto que a ajudou a continuar o ritmo foi criar uma espécie de diário no Facebook. Sua página passou a ter fotos de suas comidinhas e a rotina na academia. “É gratificante receber recado das pessoas me parabenizando e dizendo que sou um incentivo para elas”, revela. Isso ajuda Bruna a manter o foco, pois tem que dar o exemplo! 😉

Resultado alcançado
Aos 100Kg Bruna sentia-se diminuída e sentia vergonha de tudo, desde sair de casa até comer na frente das pessoas. Hoje, após toda a mudança de hábitos, sente-se muito mais bonita e feliz, com uma disposição física que jamais pensara alcançar e segura para conversar com as pessoas e, claro, para educar uma criança. 🙂

Sua meta agora é manter essa rotina saudável para sempre. Ela se encontrou e sente-se realizada. Pronta até para ter filhos, né, Bruna? Parabéns por sua jornada, querida!
Para saberem como é a rotina da Bruna visitem sua página no facebook ou sigam-na no instagram.

E para mais histórias como essa cliquem aqui! E lembrem-se: todos nós podemos! É só querer!

Peso antes: 100kg   Peso agora: 67,5kg   Altura: 1,60m.
Tempo de emagrecimento: 19 meses.

Superação-Bruna-Rocha-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

Vetor: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

20 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis, que moça linda!!!! Tô chocada!
    Comecei a segui-la no insta e no face!
    Merece os parabéns por tamanha dedicação, mas não só por isso, e sim por fazer parecer “tudo tão fácil”!
    Vocês são duas lindas! Beijão!

  2. Uau…adoro essas historias de superação!
    Preciso muito me inspirar..não estou tão acima do peso, mas depois que fui diagnosticada com câncer de tireoide e ser submetida a uma tireoidectomia, estou engordando muito.

  3. Jéssica Pereira em

    Olá, eu tenho o mesmo problema sou extremamente compulsiva, ansiosa e por diversas vezes tentei fazer dieta mas engordei tudo de novo. Aqui em casa é um dilema, moro com meus avós e eu trabalho e estudo quase não paro em casa quem faz a comida é minha avó e ela faz comidas extremamente gordurosas cheia de carboidratos, é muito difícil para mim… Sou professora vivo na correria saiu as 06:00 da manhã de casa e só volto meia noite, não tenho tempo de fazer exercícios… como faço? Só estou engordando cada vez mais!!!

  4. Fernanda da Silva Soares Almeida .. em

    Oi gostaria muito de ajuda …pois sou compulsiva e afogo minhas mágoas e tristezas em comida ..estou depressiva …e me acho a pior mulher do mundo Deus horrorosa .. …não tenho alto estima …..já pensei várias …..enfim . .gostaria que vcs que conseguiram e superaram me ajudasse ….eu me chamo Fernanda ….bjos ..

  5. Oi Mimis! Tudo bem? Amo seu Blog! As dicas e as histórias são uma inspiração todos os dias! Iniciei minha mudança em janeiro/2016. Me matriculei na academia 3x por semana. Mas no começo não levava muito a sério, pois pensava: “Ah eu vou pra academia, posso comer” e não havia mudado minha alimentação. Desde a minha avaliação física dia 01/04 (na qual apontou para minha surpresa 33% de GORDURA) que eu comecei a levar a sério. Me reeduquei e vou à academia com disciplina. Hoje faz 28 dias e vi pouquíssimo resultado (embora o esforço seja de 100%) as vezes bate um desânimo…. Será que demora mesmo pros resultados aparecerem? Me esclarece isso? Beijos

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! as roupas estão mais folgadinhas? A dieta está bem correta? Se tudo vai bem não desista. É assim mesmo. Força e sucesso!

  6. Nossa acabei de ler a minha história … Mas a diferença é que ainda não acordei totalmente, porém ja comecei a tirar algumas coisas do cardápio pra começar uma vida mais saudável, tbm sou casada e quero mto ter filhos e minha médica sugeriu que eu perca peso antes com urgência !!

  7. Oiie mimis preciso muito da sua ajuda para eu emagrecer pois tenho 1,55 e 100 kg estou no último da depressão dores em todo corpo pés inchados choro muito sosinha como compulsivamentenão sei.mais oq.fazer da minha vida me ajuda aaaaaa aaa por favor espero muito que leia meu desabafo obrigado e desculpa alguma coisa.bjoos

    • Michelle Franzoni em

      oi amada! Veja as dicas do site que tem muita coisa legal para te ajudar. Se puder, será otimo consultar um nutricionista tambem. Um beijo!

  8. Nossa Bruna, parabéns. Ficou ainda mais Linda. É vendo histórias assim que me da ânimo pra continuar.
    Em janeiro comecei a minha nova vida, retomei a faculdade, comecei a trabalhar e decidi que tinha que mudar minha alimentação também. Tenho 1,68 de altura e estava pesando 94kg, hoje já estou com 87,7kg. Não tenho certo uma meta de peso, meu corpo é tudo bem distribuído, só quero olhar no espelho e me sentir feliz.

  9. Oi, Mimis! Conheci teu blog hoje e já adicionei na lista de favoritos, porque é tão amorzinho!! <3
    Eu acho legal essas histórias de superação porque mostram que nada é impossível, basta você correr atrás! Acho lindo quando o pessoal a determinação e a força pra atingir seus objetivos, porque não importa o que a gente diga: a auto-estima é uma coisa extremamente valiosa, né? Acho que Bruna merece todos os parabéns do mundo, porque só quem passou por isso sabe o quão difícil é lutar contra a ansiedade! 😉

    http://vacasmagras.com/

  10. MARILENE SANTOS DIAS em

    OI MIMIS SOU RAIMUNDA E NÃO SEI SE VC SE LEMBRA DEIXEI UM COMENTÁRIO SOBRE MEU EMAGRECIMENTO EM JANEIRO E FIQUEI DE TE DAR NOTICIAS EM FEVEREIRO .BOM COMO TE CONTEI CHEGUEI NO AUGE DOS 83,800KG E ESTOU CONSEGUINDO DEVAGAR PORQUE É O MAIS SAUDÁVEL.BELEZA A NOTICIA É QUE FECHEI FEVEREIRO COM 77,200KG E ESTOU SUPER ANIMADA , COMO TE DISSE MINHA META É CHEGAR AOS 70,00 KG E SEI QUE VOU CHEGAR COM FÉ EM DEUS E MUITA FORÇA DE VONTADE! POR FAVOR O QUE VC ACHOU SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA MIM SEU COMENTÁRIO! BEIJOS

    • Michelle Franzoni em

      Nossa, que maravilha, Marilene! O progresso está ótimo! Fico feliz por sua determinação! Quero ver você bem feliz e vitoriosa! Não desista. Continue ccompanhando o blog e siga as dicas da Fanpage e instagram. Beijos, poderosa!

  11. MARILENE SANTOS DIAS em

    OI MIMIS SOU MARILENE SANTOS DIAS E NÃO SEI SE VC SE LEMBRA DEIXEI UM COMENTÁRIO SOBRE MEU EMAGRECIMENTO EM JANEIRO E FIQUEI DE TE DAR NOTICIAS EM FEVEREIRO .BOM COMO TE CONTEI CHEGUEI NO AUGE DOS 83,800KG E ESTOU CONSEGUINDO DEVAGAR PORQUE É O MAIS SAUDÁVEL.BELEZA A NOTICIA É QUE FECHEI FEVEREIRO COM 77,200KG E ESTOU SUPER ANIMADA , COMO TE DISSE MINHA META É CHEGAR AOS 70,00 KG E SEI QUE VOU CHEGAR COM FÉ EM DEUS E MUITA FORÇA DE VONTADE! POR FAVOR O QUE VC ACHOU SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA MIM SEU COMENTÁRIO! BEIJOS

    • Michelle Franzoni em

      Que linda!!! PArabéns Marilene! O importante é ter persistência, não importando o tempo. Um grande beijo e me conte quando chegar na meta!

×