Kefir: o alimento probiótico que emagrece

398

Já conhecem o Kefir? Assim como o iogurte e o queijo, o Kefir é feito a partir da fermentação do leite. Seu gosto assemelha-se ao do iogurte natural, porém é um pouco mais azedinho e o aspecto tende a ser mais líquido do que cremoso. Essa bebida láctea, ou melhor dizendo “alimento probiótico”, é um super antioxidante, que ajuda a prevenir doenças cardíacas, câncer e sinais de envelhecimento. Diminui níveis de colesterol, problemas renais, circulatórios e até mesmo ansiedade e depressão. Ah, e mais: tem ação emagrecedora. Quero já!

Mas, como prepará-lo? A bebida é feita a partir dos “grãos” de kefir, mini colônias de bactérias que vivem em simbiose e crescem constantemente. Basta mergulhá-los em um recipiente com leite e após 24 horas o leite estará fermentado. É só coar os “grãos” e ela está pronta para o consumo.

A bebida pode ser misturada a frutas ou a cereais, dá para preparar shakes com ela, exatamente como uma bebida láctea, e muitas outras receitas. O ideal é consumir 1 copo de 200 ml por dia. O legal é até os intolerantes à lactose podem se beneficiar do seu consumo, já que as bactérias e leveduras do kefir produzem lactase, enzima que consome a maior parte da lactose presente no leite.

Ao serem coados, os “grãos”, ou mini colônias, devem ser imediatamente depositados de volta ao recipiente, onde devem receber mais leite, já que se “alimentam” dele. E nada de usar instrumentos metálicos para o seu manuseio, pois a reação do metal com o ácido da fermentação pode estragar a bebida.

E pronto. Mantendo a colônia embebida em leite e em local com pouca luz e de temperaturas ambiente (de 15.°C a 40.°C), ela durará para sempre.

Vejam abaixo os incríveis benefícios do kefir:

Kefir-alimento-probiótico-blog-da-mimis-michelle-franzoni-postok

 

Mas, onde adquirir o Kefir?
Não encontramos o Kefir à venda no mercado. Eles se multiplicam rapidamente e diariamente e, por isso, são tradicionalmente doados. Basta fazer uma busca rápida no Google e encontramos pessoas dispostas em dividir colônias de Kefir.

Se cultivados corretamente esses micro-organismos não morrem. Basta ficar trocando o leite do recipiente a cada 24 horas. Caso queria ficar um período sem consumi-lo, basta guardar os grãos em temperatura abaixo de 10°C. Assim ele entrará em estado de hibernação.

Kefir no leite vegetal
Tem como manter o meu kerfir no leite vegetal? Não, gente, ele não sobrevive. Porém, existe o Kefir Tibico que sobrevive ao ser preparado com água ou leite vegetal, porém, ele não contém a mesma microflora do Kefir feito com leite animal, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.

O Kefir foi criado, ou surgiu, há mais de 4 mil anos em condições peculiares e nunca mais conseguidas, na Caucásia, região que marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia. Então, o negócio é cultivá-los e distribuí-los, evitando sua extinção. 🙂

Curtiram, né? Então bora incluir na dieta já!

Nesse POST eu mostro meu cardápio de dieta fácil e gostoso para emagrecer com saúde.

Ah! Quem tiver kefir em casa e quiser compartilhar pode deixar comentário aqui. Eu tô louca pra experimentar!

 

Imagens: Shutterstock

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

398 Comentários Mostrar comentários

  1. Estou fazendo uso do Kefir há duas semanas, mas depois de coado, dissoro ele é só faço uso do grego. Será que o creme resultante da dissoração carrega todos estes benefícios, ou estão no soro que estou jogando fora?

  2. Tenho consumido kefir diariamente a um mês, o efeito é ótimo, pele mais limpa e clara, unhas mais fortes, cabelos mais sedosos, tenho mais disposição e energia, e intestino tinindo!

  3. Olá amigos, eu tentei doação e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite e Kefir de Água e comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém:

    Para quem está procurando Kefir de Leite é nesse site:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

  4. Olá, estou utilizando Kefir a cerca de 3 semanas. Ocorre que nos últimos dias saíram bolinhas no meu rosto, como se fosse reação alérgica. Será que é o Kefir? Está fazendo uma depuração no organismo e estourando na pele? Bjs

  5. Sou Doadora de Kefir de leite, moro no Rio de Janeiro -Maracanã, quem quiser doação entre em contato comigo (021) 99750-3933 Só faço doação em mão.

  6. Gostaria de adiquirir o kefir por meio de doação porque ja tentei conpra e nao deu serto me enviaram uma farinha Tenho diabetes e gostaria de tentar fazer uma dieta com o kefir obrigado

  7. Olá…Eu tenho Kefir de leite e faço uso há uns 2 anos e adoro. Já fiz diversas doações pois no verão ele multiplica bem rápido. Tenho grãos congelados.

  8. Bom dia Mimis.
    Ganhei um Kefir da minha cunhada. Só que ela faz com água e eu queria fazer com leite.
    Será que tem algum problema fazer esta mudança? Será que mata o bichinho… rsrsrs..

    beijos

    • Michelle Franzoni em

      Oi! tem dois tipos, o de água e o de leite. É possível fazer a mudança, mas leva tempo e não são todos os kefirs que sobrevivem. Tem que ir colocando leite aos poucos, junto com a água.Beijos!

  9. Olá!
    Acabei de ganhar o kefir da minha sogra !
    Provei com um mix de farinhas e grãos com adoçante para quebrar o azedinho.
    Ficou show !!
    Bora mudar hábitos, e obg por tantas dicas.
    Se quiser posso separar um pouco pra vc !
    Bjks

  10. Pessoal estou usando o Kefir, e já descobri varias receitinhas que da para fazer com ele, por exemplo, tem como desorar ele e fazer o iogurte grego, com o soro fazer yakult caseiro, e detalhe fica tão bom que quem experimenta diz que é idêntico ao original. Só fico com duvida o quanto tomar, porque ele rende muito, fico pensando: será que posso tomar o soro e o iogurte? quanto posso tomar? tenho medo de tomar um pouco mais e engordar, mas ele é tão natural não é mesmo? enfim, precisando de receitinha e tudo mais estou a disposição, e claro quem puder responder as minhas duvidas ficarei muito contente. Beijinhos.

    • Ola suas lindas!!! Eu tenho Kefir, mas descuidei da colonia anterior e eles morreram, na verdade eu tinha congelado um pouco, dai eles não gostaram muito quando descongelei =\ mas meu sogro tem um monte e eu pedi mais !!! agora eles estao firmes e fortes procriando de novo!!!rsrsrs
      quem quiser me chama no facebook, moro em sp diadema – Juliana Silva (belo)

      Jacqueline, li num site sobre o kefir, que se fizer 1 L pode ir tomando, então se separar o soro, tente manter dentro da quantidade diaria, acredito que assim não engorde, e assim se fizer como eu que coloca na gelatina, bate com suco de soja, ou frutas com 1 pouquinho de açucar, já viu ne! bjs

  11. Dulcinéia santana em

    NÃO CONSIGO ACHAR O KEFIR JÁ TENTEI NO CONTATO COM UNS DOADORES OS QUAIS NÃO OBTIVE DE QUER RETORNO SE TIVER ALGUÉM QUE QUEIRA DOAR OU MESMO VENDER ESTOU DISPOSTA..OBRIGADO. .

  12. Adália Nascimento em

    Estou querendo adquirir o kefir ao leite, alguém poderia me fornecer um pouco.
    Podem entrar em contato comigo pelo telefone 75- 99984-9464.
    Desde já agradeço a atenção.

  13. Juliana avena vicente bonilha em

    Minha sogra tem kefir.
    Mas não consegue fazer o processo pra poder enviar.
    Se vc souber. Manda pra mim que mando pra vc.E vou introduzir na minha dieta.
    Com a ajuda do blog,me motivou e já elimenei 8 kilos em menos de um mês.

  14. Analize de Lima em

    Olá,meu nome é Analize..me interessei muito pelo kefir… gostaria de estar recebendo a doação dos grãos … caso alguém tenham para doar…fico agradecida. .

  15. Boa noite, meu nome é Francisca, moro no Ipiranga- Sāo Paulo, estou muito interessada, tenho problemas intestinais e gostaria de tentar melhora com o kefir. Alguém da região poderia me doar ou ate mesmo vender? Meu email: fransousacortez@gmail.com

    Obrigada.

  16. Tenho kefir para doar. Sou de Porto Alegre. Quem for de outro estado, procura no facebook sobre kefir porque tem vários grupos de doadores de outros estados…

  17. Boa noite!
    Se alguém puder me ajudar, gostaria muito de uma doação do kefir.
    Moro na Vila Mariana, retiro onde for necessário. Muito obrigada!!

  18. Oi sou de Jaú interior de São Paulo, se alguém tiver interesse me procurem eu tenho para doar a única coisa que se a procura for grande não vou poder atender a todos ao mesmo tempo mas na medida do possível eu vou doando o Kefir.

  19. Veramaria Carvalho Franco em

    Sou de BH, tenho 61 anos e luto com a prisão de ventre desde que me entendo por gente. Gostaria de experimentar o kefir e, por isto, preciso das sementes. Se alguém daqui puder doar, gentileza entrar em contato pelo tel 31.99765.6397 ou se comunicar por meio do whatzap.
    Onrigada! Veramaria

  20. Olá, o Kefir de leite e o de água são diferentes! O de água não vive no leite e o de leite não vive na água! Por isso, quem tem o de água continue o cultivo com água e açúcar mascavo, bem como o de leite que deve ser o de origem animal!
    Faz muito bem para a saúde e na internet, achamos vários doadores!

  21. Eu tenho kefir é exelente alimento, muitas vezes tenho ele como refeição diaria, é rápido de preparar gostoso coloco um pouco de leite, no dia seguinte passo por coador acrecento um litro de leite e coloco meio pacote de suco trink de morango e tomo diareamente,gente é uma delicia sem contar nas exelente propriedades que ele contém.

  22. Eu tenho O kefir, mais faço com agua. Ele e bom tbm pra diabestes, eu ja estava pre diabetica com duas semana q estava usando eu ja não tinha mais nada Minha clicose voltou ao normal de sempre. Mais no leite nunca tinha ouvido falar. Vou experimentar. Obrigada.

  23. Gostaria de ganhar uma isca do Kefir onde posso encontrar? moro em teófilo otoni MG, se alguém puder arrumar entre em contato:darciofonseca@hotmail.com ou watzapp 33999513067

  24. Sonia Bertelli Virgulin em

    Mimis, podes acrescentar ao seu texto a proporção de grãos de kefir e de leite, é para uma colher de sopa de grãos de kefir, voce pode colocar 500ml de leite e a fermentação pode ser de 6h a 24h, quanto mais tempo, mais acidez, depende do gosto da pessoa.
    E como a colonia aumenta rapido, vc pode ir colocando em saquinhos plasticos, tipo gelinho, sabe e vai colocando no freezer para doação.
    Eu tenho 2 vidros fabricando, pq uso tb para fazer um cream cheese maravilhoso.
    Se quiser eu tenho para doar, resido na Zona Oeste de São Paulo, se tiver alguém para pegar, pode vir, combinamos inbox.

  25. andreia rodrigues em

    estou começando a conhecer o KEFFIR e acho seu gosto bastante acido, gostaria de conhecer receitas saudaveis para amenizar esse gosto.
    acredito em seus benefícios para a saude e achei muito instrutiva a reportagem sobre esse produto.
    obrigada.

  26. Glaucia Rossetto em

    Olá
    Tudo bom?
    Eu fiz aquela pizza com couve flor, porém achei a massa muito mole
    Coloquei meia xícara de aveia.
    Será q se eu colocar farinha integral ficaria mais durinha?
    Obrigada

  27. Oi, Michele!

    Consegui uma doação de Kefir hoje!
    Tenho algumas dúvidas….o ideal é usar leite puro ou posso usar leite de saquinho ou caixinha?

    Tenho um bebê de um ano e um mês…ele já come de tudo, menos o açúcar, que evito dar a todo custo!
    Será que ele pode consumir o iogurte do Kefir?

  28. Olá pessoal ! Eu estou querendo muito usar o kefir por gentileza alguém pode me doar, eu sou de Ipatinga minas gerais , meu e_mail é Lúcia_msantos@hotmail.com, entrem em contato comigo ! Bjo

  29. nilceia de oliveira em

    Bom dia!!! eu consegui o Kefir, mas, ainda tenho pouco mas, daqui a uns messes terei bastante. Na minha adolescencia eu consegui mas devido a ser um pouco desinformada os perdi. Agora não vou perder mas. adorei o seu blog muito interesante. e explicativo facil de entender.

  30. Liliane Rodrigues em

    Meu nome é Liliane, moro em Santo André e fui diagnosticada com intolerância à lactose há pouco tempo, além disso tenho inchaço nas pernas e cálculo renal. Quem morar no ABC ou São Paulo e puder doar, agradeço muito! lilianemr@gmail.com

  31. Mailza Lago da Silva em

    Recebi de presente um pouco de grãos de Kefir. Faço uso todos os dias, já sinto diferença! um dos benefícios já percebi logo que comecei usando que era o inchaço dos pés e tornozelos. Já não tenho mais!!
    Com certeza o intestino também já notei diferença.
    Ah! já acabei de doar grãos para outra pessoa!!!
    Estou cuidando muito bem do meu Kefir!!!

  32. ola , gostaria de saber se kefir lactobacilos vivos sao a mesma coisa , minha mae tem lactobacilos mais quando soube do kefir fui atras de encontrar por causa dos beneficios , mais como sao muito parecidos tenho essa duvida , se for nem preciso ir atras porque minha mae tem , mais eu estava achando que kefir tem mais beneficios que lactobacilos , alguem sabe me dizer , obrigada beijos !

    • ROBERTO LA BADIE em

      BOM DIA ROGERIO, GOSTARIA DE BUSCAR COM VC O KEFIR,VC PODE ME PASSAR
      O SEU ENDEREÇO?
      E O DIA E A HORA QUE EU PODERIA IR
      estou com suspeita de câncer na garganta

  33. Oi moro no Rio de Janeiro, como não encontrei ninguém para doar comprei no mercado livre.
    Chegou segunda feira , veio no saquinho p,anticorpos, parece leite em pó, mas tem uns pedacinhos, o cheiro é de fermento de padaria. Será que é kefir mesmo?

  34. SILVANA DE OLIVEIRA CASARES em

    Adorei a matéria sobre o Kefir. Agora, será que você poderia me ajudar numa dúvida? Comecei agora a lidar com kefir e ainda não sei muito bem. Como por exemplo: vou passar um mês fora, numa viagem internacional, sendo assim não poderei levar o kefir. Não tenho quem cuide dele na minha ausência. Saberia me informar ou indicar alguém que possa, como faço para conservá~los neste período?

    Obrigada

  35. Usei kefir por algum tempo foi muito bom , dezembro congelei algumas familias deles , agora quero voltar mas tá dificil fazer fermentar, o que faço ? por favor

  36. Ola gostaria de tirar uma duvida, eu ganhei a uma semana kefir porem achei o gosto muito ruim, parece leite azedo, vejo o comentario das pessoas dizendo que é bom, sera que estou fazendo algo errado??? eu uma vez ao dia coo e coloco leite novamente e levo a geladeira. grata

  37. Gisele Vieira Dominico em

    Oi Michelle, tudo bem? Tenho mudas de kefir de leite para doação. Se quiser ou souber de alguém, estou à disposição. Adorei sua postagem. Sempre ajudando à todos. Parabéns. Bj

  38. Daiana Aparecida em

    Comecei a usar o Kefir a uma semana.
    Tenho um filho que tem expectro autismo , e por acaso lendo sobre alimentação de autista vi uma postagem sobre o Kefir, seus benefícios são grandes.consegui o de leite e estou usando, o sabor depende do tempo que vc deixa . Mas é o mesmo sabor de iogurte natural

  39. Bom dia Michelle!! Eu consegui uma doação de Kefir e hoje tomei pela primeira vez. Tem o mesmo sabor do iogurte e a textura é cremosa, mas não tanto quanto o iogurte líquido. Bati com morango e açúcar, mas da próxima vez farei com mel, pra ficar mais saudável kkkkk. Bjs

  40. Olá Michele!
    Meu nome é Luciane, sigo seu blog há algumas semanas e estou adorando!!
    Me interessei pelo Kefir de Leite pois tenho problemas com a síndrome do intestino irritável e sou intolerante à lactose. Procurei um doador na minha cidade e estou cuidando dos meus “bichinhos” há uma semana.
    Estou variando a maneira de tomar o leite de Kefir e estou gostando muito. Qto aos benefícios creio q ainda é muito cedo, no entanto estou me sentindo ótima!!!
    Parabéns pelo blog, abraços!!!
    Luciane

  41. Olá eu tenho kefir, é excelente p crianças fazer receitinhas como danoninho caseiro, tem que ter tempo para cuidar das colônias trocar o leite td dia pois eles se alimenta d leite, eu congelei eles .

  42. Olá amigos, eu tentei doação e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite e Kefir de Água e comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém:

    Para quem está procurando Kefir de Leite é nesse site:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    tibicos.com.br

    • Michelle Franzoni em

      Você deve encontrar algum doador de kefir na sua região. Têm doadores que comentaram aqui e no facebook também! Beijos e boa sorte 🙂

  43. jucelia B C Silva em

    oi sou de Ribeirão pires São Paulo no ABC.
    quando criança eu tomava tambem.
    estou a procura quem puder me arrumar. fico grata.

  44. Hiedenilson de o. correa em

    Bom dia!!!
    Realmente é uma delícia,minha irmã e minha mãe tem kefir,até então não sabia o nome e nem a quantidade de propriedades que tem,obrigado por divulgar essa matéria,beijos.

  45. Mimis, bem que vc podia aproveitar e postar pra galera como se faz para desidratar o kefir para doar para quem mora longe.
    Estou precisando testar, aceito de coração se alguém puder me enviar! 😉

    • Gente pesqui sando encotrei no mercado livre pra compra , tem vários preços a parti de R$ 8.00.
      eu mesma estou procurando na minha cidade alguém que tenha pra doar , mais se não encontrar comprarei.no youtbe tb encontrei só que é R$ 25.00. já com frete incluso. fica á dica.

  46. Lucimere Madeira Marques em

    Bom dia!! Eu faço uso a muito tempo e realmente é maravilhoso para saúde em todos os sentidos. Aprendi que para melhor consumo dos que são intolerantes a lactose é só deixar o soro separar e retirá-lo que todos podem fazer uso dele. É perfeito.

  47. oi gostaria de tbm ter em casa já tive a muito tempo atrás + me diz fiz dele ñ sabia q podia congelar é muito bom + acaba enchendo o saco por um tempo a agora tô arrependida e quero de novo alguém pra doar moro em santos

  48. Claudia Tatiane Lima Dos santos em

    Boa tarde sou de Santa Maria Df, por favor me ajude arrumar quem tenha aqui em Brasilia pra doar… Desde já agradeço.onde adquirir o Kefir?

  49. Nossa tive um tempo atrs, só que não soube cultiva lo,moro em Paulo Afonso na Bahia e gostaria de saber se tem alguem proximo que possa doar.preciso muito desse kefir,minha imunidade vive baixando.

  50. Olá eu tenho kefir
    Congelei os meus esses dias pra descansar um pouco kkkkkkkkk
    Mas ja vou ativa los novamente , me sinto muito bem quando consumo o kefir
    Bjs

    • Voce os congela com leite ou so os graos? E por quanto tempo podem ficar congelados?E como eu os descongelo? Vou viajar por um mes e estou com duvidas. Edna

  51. ola, o kefir é realmente poderoso, ja tive e infelizmente tive que me desfazer deles não sabia na época que eles podem ser congelados, se soubesse os teria ate hoje com certeza. O gostinho é maravilhoso e da uma segurada na fome pq pode ser batido com frutas.Estou tentando achar um doador quero muito kefir, bjs

  52. Oi,
    Aqui segue um pouquinho das minhas experiências com esse queridinho.
    Ganhei os grãozinhos de Kefir a +- um mês.
    Faço meu iogurte caseiro todos os dias,as vezes bato com frutas, as vezes adicionou refresco zero açúcar.
    Fora a hora do lanche ou sobremesa tbm já agreguei azeite, temperos e ervas e fiz um delicioso molho para salada.

  53. Viviana Baldissera em

    Olá Mimis, eu tenho o kefir, realmente é muito bom!
    Moro em Florianópolis, você também né? Você já tem?
    Se não tiver e quiser eu dou pra você 🙂

  54. Adorei o post tomava quando criança minha mãe chamava de bichinho do iogurte é muito bom os meu morreu tudo… não pode esquecer de coar esqueceu um dia já estraga tudo e pode lava-los também….agora eu não tenho mais me animei vou ver se axo na minha cidade!! obrigada Mimis

  55. Angélica Guidini em

    Olá Mimis,

    Gosto muito de seu blog e parabenizo por suas informações, dicas e receitas super úteis.
    Moro em Portugal e há 20 anos não ouvia falar do kefir, mas quando morava no Brasil consumia com regularidade.
    Por coincidência, há um mês mais ou menos, ganhei de uma amiga e tenho consumido outra vez.
    Me sinto ótima, realmente o efeito no organismo é notável.
    um abraço,
    Angélica

  56. Olá Mimis! Pelas pesquisas que fiz na net dizem que eles podem ser colocados em leite vegetal sim! Confirma pra nós, por favor, pois agora fiquei confusa. Não quero consumir leite de origem animal e estava animada com a possibilidade de cultivar os grãos no leite de coco, por exemplo.
    Tb sugiro matérias sobre alimentação viva.
    Bjs e obrigada

    • Michelle Franzoni em

      Pode tentar, Ju! Como ele se alimenta de leite, você deve fazer uma troca gradativa. Nem todos sobrevivem. O ideal é usar o kefir de água! Beijo

  57. Oieeee, adoro suas dicas e fiquei em duvida? como vou tomar?? misturo com leite? pode ser desnatado? ouvi dizer que com leite ele te efeito contrario, e o ideal é com água e açúcar mascavo, é isso mesmo?

    • Michelle Franzoni em

      Tá bem explicadinho o processo no post, Roberta! Mistura o kefir no leite, deixa de um dia para o outro, coa e toma a bebida fermentada. Pode misturar com frutas, fazer shakes! Usa como você usa o leite e o iogurte no dia a dia! Beijos

  58. Mimis, excelente dica! Texto maravilhoso!

    Pra quem não gostar do sabor do kefir de leite ou quiser conhecer outros sabores, também há o kefir de água (cultivado com açúcar máscavo), que é igualmente saboroso e que pode ser feito de outras formas, como com suco de uva.

    No facebook há o grupo Kefir Brasil. Lá é possível encontrar doares em todo o país. O link é: https://www.facebook.com/groups/kefirbrasil/?fref=ts.

  59. Nossa nem sabia que tinha esse nome: Kefir, mas eu tomei muito essa bebida na infancia, na minha região era muito comum, mas faz tempo q não vejo mais, uma pena !!!!

  60. Oi Mimis,
    Tenho Kefir em casa quase dois anos, realmente ele é muito bom, ajuda a emagrecer e é excelente para a saúde. Fora que é prático, de um dia para o outro ele está pronto, e cada dia pode fazer algo diferente, seja com frutas ou cereais.

    • Michelle Franzoni em

      Ele pode morrer na água, pois se alimenta de leite. O que podes tentar é ir migrando eles aos poucos. Começa a incluir água no leite e vai tirando o leite aos poucos. Mas nem sempre funciona. O melhor é encontrar alguém que te doe o kefir de leite! Beijinho

×