Super memória ativar: alimentos estimulantes do cérebro

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Além de um corpinho jovem e saudável a gente também quer manter a memória bem protegida contra a ação do tempo, não é mesmo? Precisamos então nutrir o cérebro! Podemos blindá-lo contra a fadiga e o estresse e alcançar mais concentração no dia a dia apenas seguindo uma dieta rica em alguns nutrientes.

Entre os nutrientes que mais ajudam a prevenir problemas de memória, de concentração, mal de Alzheimer e demais alterações neurológicas, estão a proteína, o zinco, o ferro, o cálcio, a glicose, as vitaminas C, do complexo B e E, o selênio, a fisetina, a colina e, principalmente, o ácido graxo ômega 3. Mas, em que alimentos podemos encontrá-los?

Separei uma lista dividida entre produtos vegetais e animais, com os principais alimentos para amenizar esses problemas e principalmente evitá-los. São alimentos fáceis de serem encontrados e de serem incluídos no cardápio diário. Optei em escolher os que também ajudam na reeducação alimentar. 😉 Confiram!

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Eu adoro todos esses alimentos e aqui no blog tem várias receitinhas com eles. Vejam algumas abaixo (cliquem nos nomes para localizar):

Quinoa
Chia
Oleaginosas
Arroz integral
Folhas verde escuro
Morango
Uva
Tomate
Café
Gema de ovo
Salmão

Uma dica que deixo aqui por último, mas não menos importante: não pulem as refeições, não fiquem muito tempo sem se alimentar, pois isso pode ocasionar a falta de glicose, resultando num mau desempenho cerebral e o cansaço mental.

E aí, gostaram das sugestões? Fáceis de incluir no dia a dia, não é mesmo? Contem se gostaram e como anda a concentração e memória de vocês! Quero saber! 😀

 

Imagens: Shutterstock.

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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8 Comentários Mostrar comentários

  1. Francisco Gilardi Júnior em

    Oi Mimi bom dia,gostei muito da sua tabela de alimentos para ativar a memória, continuem passando boas RECEITAS.
    Muito agradecido. Francisco Gilardi.

  2. José Cláudio Conceição Mançur. em

    Espetacular suas dicas, com certeza vou segui-las porém devo informar, que já passei dos cinqüenta e tomo remédio controlado, antidepressivo, Clonazepam ( Rivotril ) 2 mg 4 vezes ao dia. Esse medicamento interfere na perda da memória e na concentração ?

  3. Ola Michelle tudo bem?
    Adorei seu blog, ótimos conteúdos e dicas super importantes para saúde. Eu também tenho um blog relacionado a saúde e bem-estar e eu tenho algumas dicas para passar ao seus leitores. O que você acha de eu estar escrevendo um artigo sobre reeducação alimentar, substituição dos alimentos, como ter uma boa noite de sono? Para que você possa estar colocando essas dicas e assim ampliando informações interessantes.
    Agradeço por sua atenção.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Juliana! Que legal que vc gostou! Infelizmente não consigo tempo para escrever em outro blog, mas sinta-se à vontade para compartilhar algum artigo meu lá. Um beijo!

  4. Mimis sua linda aprendi a fazer o pão de queijo de frigideira e ameii…ja inclui na minha dieta não consigo ficar sem rsrs… Em uma semana de dieta e exercícios consegui emagrecer 2kg…obrigada pelas dicas !! Um beijo

  5. Miriam Leite Garcia em

    Ótimas dicas, só dispenso as carnes. Tenho lido que o salmão é muito “falsificado”, pois é alimentado com ração cheia de corantes e antibióticos . Perde muito a credibilidade no produto. Bem, não como peixes também. Adoro tuas dicas. Parabéns!

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