Superação Flávia: paixão pela corrida resulta em 40Kg a menos

11

Aos 30 anos, Flávia começou a sentir dificuldades em andar, começou a sofrer com colesterol e pressão alta. Não tinha mais ânimo para nada e vivia insatisfeita com o seu corpo. Ela queria se sentir bem com ela mesma, queria dar a atenção devida ao marido e à filha. Mas como? Vivia num efeito sanfona constante e não sabia o que fazer para manter o peso e uma vida saudável. Mas o seu sonho de emagrecer foi maior que qualquer obstáculo! Aprendeu que o verdadeiro emagrecimento acontece com a mudança definitiva de hábitos e foi à luta! Eliminou 40Kg!!

Confiram essa incrível história, seus altos e baixos, e as dicas e os segredinhos de Flávia!

Superação-Flavia-Cristina-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Como engordou
Flávia sempre esteve acima do peso, desde a infância. Seus hábitos alimentares variavam, mas eram marcados pelo descontrole total. Comia de tudo, inclusive escondido e às vezes até passar mal. A comida era um consolo para tristezas a até para as alegrias. Sofria com compulsão alimentar. A família se preocupava, tentada ajudar, mas era em vão. Vivia se arriscando em dietas radicais, inclusive remédios para emagrecer, tudo de sucesso passageiro, o que a fazia sofrer com o efeito sanfona, numa constante engorda/emagrece.

“A cobrança sempre vinha de mim mesma na frente do espelho, depois colegas do colégio começaram a pegar no pé com apelidos constrangedores”, lembra.

Sentia-se impotente, tinha vergonha de sair de casa, tinha a impressão que todos estavam a olhando com rejeição. Queria emagrecer, mas não conseguia seguir com nada. Chegou a se consultar com nutricionista, mas ainda assim não conseguiu ânimo para encarar o desafio da mudança de frente.

O porquê da mudança
Apesar da dificuldade de dar continuidade às dietas, ela sentia uma vontade enorme de mudar, precisava disso para sentir-se bem com ela mesma. O maior sonho de Flávia sempre foi emagrecer, isso depois, é claro, de casar com o seu marido Cláudio, que ela chama carinhosamente de “Grandão”, e de ser mãe da Anna Beatriz.

Além de ser um grande sonho, emagrecer virou obrigação. Não apenas pelo sentimento de fracasso que é viver no efeito sanfona, como eu vivi também e conto aqui. E também não só pelo maridão, que recorreu à cirurgia de redução de estômago e passou a ter que se alimentar melhor e iniciar a prática de esportes. Mas por sua saúde também, que não estava nada bem. Começou a sofrer com colesterol e pressão alta. E no auge dos seus 30 anos, já estava sentindo até dificuldades com a locomoção.

Por isso, quando me viu na televisão falando sobre a minha mudança percebeu que ela também era capaz de mudar o rumo de sua história. E, daquele dia em diante, começou a pesquisar o que era reeducação alimentar e prometeu para ela mesma que tudo seria diferente.

Superação-Flavia-Cristina-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Os primeiros passos
O primeiro passo que ela deu foi em direção ao supermercado. Decidiu dar uma organizada na dispensa e na geladeira. O policiamento começou no lugar certo. Eu ensino como aqui. É possível fazer isso com economia, nada de fazer dieta cara, não há necessidade. Nesse post eu conto como se controlar no mercado e aqui como economizar kkkk.

Depois de estar com a casa livre de extras prejudiciais à saúde, Flávia planejou a sua dieta. Estabeleceu quais seriam as refeições diárias, marcando inclusive os seus horários, criando um cardápio diário.

Incluiu a água em sua vida, que ela não se hidratava corretamente e passou a fazer caminhadas pela rua do bairro.

Pronto. Só aí a sua vida já havia dado um giro de 180°.

Planejamento
Manter esse ritmo que é o problema. E Flávia conta o segredo para não desistir: planejamento. “O planejamento é tudo numa dieta. Quando preparamos com antecedência nossa refeição, seja ela o lanche ou o prato principal, ajuda muito a gente não sabotar”, revela.

O mesmo acontece com os exercícios físicos. Marquem uma hora para eles. Façam em casa ou em qualquer lugar, se não tiverem como caminhar na rua ou frequentarem uma academia. Mas façam! Tirem esse tempo como se fosse um tempo para vocês. Na primeira semana vocês já sentem como é recompensador.

Trocas espertas
A dieta que realmente faz a gente emagrecer de verdade é a dieta de trocas, que na verdade é o início de uma reeducação alimentar. E foi nela que a Flávia apostou.

Se antes ela comia frituras, doces e massas sem nenhuma regra ou qualidade, na dieta de trocas passou a comer grelhados, assados, doces magrinhos e massas integrais.

Uma das coisas que Flávia gostava e parou de comer foi a dupla arroz e feijão. Mas não seria necessário. A dupla é super amiga da dieta, desde que preparados corretamente, claro. Quem ama, dá uma olhada nesse post.

Superação-Flavia-Cristina-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

Dieta X Economia
Muita gente associa dieta à classe social e Flávia fazia essa associação também. Às vezes até usava isso como desculpa. Ela conta que quando de fato iniciou a mudança percebeu que isso não passa de preconceito e que nunca teve dificuldades em relação a gastos. Flávia explica que apesar de serem mais caros, os produtos naturais saciam mais, o que fazem a gente comer menos e gastar o mesmo que antes ou até menos.

Para ajudar a mudar ainda mais essa ideia, no blog eu tenho vários posts que desmitificam isso. Vejam como é possível e simples emagrecer com economia.

Tentações
Flávia conta que para driblar as tentações saia de perto ou tomava bastante água. Hoje, após 1 ano e 2 meses ela já não tem tanta dificuldade, já se controla numa boa. Mas, se o desejo persistir, aposta na moderação. Porções pequenas e receitas magrinhas são seus segredos.

Para quem está nessa etapa sugiro ver o post: como driblar a compulsão por doces. Mesmo que seja mais direcionado para os alimentos açucarados, as dicas valem para as gulodices salgadas também.

Mas, o legal da dieta de trocas é aprender que sempre haverá uma versão menos calórica do seu prato favorito. Pizza, pão de queijo, hambúrguer, batata chips, brigadeiro, pudim de leite ou leite condensado. Tudo tem sua versão magrinha e de mesmo sabor que o original. Vejam todas as receitas aqui.

Dica para emagrecer de vez
Flávia passou pelo efeito platô, quando a gente simplesmente para de perder peso. E para reverter essa situação ela apostou nos alimentos termogênicos como canela, cravo, gengibre. Isso faz com que o nosso metabolismo acelere, fazendo com que voltemos a emagrecer. Outra dica é apostar na dieta para turbinar o metabolismo.

Amor pela corrida
As atividades físicas começaram já no início da reeducação alimentar. Optou pelas caminhadas e se apaixonou. Hoje faz competição de corrida de rua e já ganhou diversas medalhas. Seu vício agora? Açúcar? Fast food? Que nada, é a corrida!

Superação-Flavia-Cristina-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Motivacional
O marido foi seu grande motivador! Ele se preocupou com o excesso de peso antes de Flávia, o que a fez parar para pensar sobre o assunto também. Porém, ele fez a cirurgia de redução de estômago e Flávia preferiu fazer tudo de forma natural. “Com a mudança dele na alimentação e na atividade física eu fiquei mais animada porque assim um apoiava o outro”, conta.

Além do apoio dele, Flávia contou com os amigos e familiares. Todos tinham dúvidas se ela iria mesmo dar continuidade ao processo, se iria mesmo conseguir. E hoje muitos deles nem a reconhecem mais, mostram surpresa por sua mudança e parabenizam por sua dedicação.

Ah! E eu também motivei a Flávia, olhem que fofa: “Uma de minhas inspirações? A linda Mimis. Obrigada por contar sua história, você me inspirou e provou que eu também podia”. Gente, fico muito feliz de ajudar! Na verdade é uma motivação mútua!

Um ponto de motivação legal são as redes sociais. Já vi muitos aqui no superação falando da importância de um blog, facebook ou instagram em sua jornada. Flávia também aderiu a ela. “Tenho vários seguidores na rede social que me solicitam dicas de emagrecimento”, conta. Vale dar uma espiada por lá. Tem o Facebook e o instagram.

As conquistas
Se antes a autoestima e a confiança de Flávia estavam tão abaladas que ela não conseguia manter uma vida social saudável, hoje ela descobriu um outro lado, dela mesma, que até então não conhecia: a Flávia com foco e determinação, capaz de tudo!

“Eu era uma pessoa sem foco, tudo que começava não terminava. Com minha mudança conquistei tanta coisa”, conta. E bota conquistar nisso! Flávia hoje é viciada em corrida de rua e participa de competições. Ah e começou a faculdade de Educação Física! Para quem, há 2 anos atrás, tinha dificuldades de andar, essa menina foi longe e pelo visto vai muito mais além.

Peso antes: 97kg   Peso agora: 57kg   Altura: 1,59m
Tempo de emagrecimento: 14 meses.

Superação-Flavia-Cristina-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

11 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi acho muinto bom ver essas pessoas que emagreceram eu queria tanto também mas sou muinta ansiosa presciso de ajuda você me aconselharia usar herbalif será que faz bem a saúde

  2. como faço pra postar o meu antes e depois , comsegui eliminar 33 kilos so com reducaçao alimentar e atividades, fisica. tou muito feliz , me espiro muito em vc.bjus

  3. Oi mimi, tenho acompanhado você já algum tempo, e li sobre sua historia e todas as outras que você pública no seu blog ou no facebook. Hoje eu criei eu blog, e almejo eliminar 20 kilos. Vou me espelhar em você e em todas as histórias de superação publicadas aqui.
    Espero que algum dia você possa contar a minha história também.
    😀

  4. eu esmagreci muito, muito mesmo e perdi tambem massa muscular e entrei na academia ja faz 2 meses e nao vejo os musculos aperecendo mas o meu peso ja almentou 10kg como eu posso definilos porr ue nao quero ganhar mais massa mas definilos. Voce pode me ajudar ?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Matheus! É preciso ver se o peso que você ganhou é massa magra ou gordura. Você consegue fazer uma avaliação antropométrica na sua academia? Isso seria legal para avaliar. Beijos!

  5. “Eu era uma pessoa sem foco, tudo que começava não terminava.” – Esta frase faz muito sentido na minha vida;-(

    Faz bem ler testemunhos destes! Parabéns!

×