Unhas perfeitas: tirar ou não as cutículas

28

unhas-perfeitas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

A polêmica agora é: tirar ou não as cutículas? Confesso que eu tenho as minhas “fases” em relação a cutículas, não é sempre que tiro e ultimamente optei por não tirar. E estou gostando do resultado, sinto que a unha fica mais fortalecida, as cutículas demoram bem mais para incomodar, a manicure tem menos trabalho rsrs… e, depois de um tempo de adaptação, o resultado geral fica mais bonito.

Mas essa opção não é apenas questão de beleza não! As cutículas servem para proteção. Sua ausência faz com que a região fique frágil e suscetível a fungos e bactérias. Em alguns casos, a retirada de cutículas pode ocasionar:

– Onicomicose (doenças fúngicas): unhas meio amareladas e grossas.
– Onicosquizia: escamação e fragilidade das unhas.
– Alergias.
– Doenças virais (verrugas).
– Hepatites B e C.

Retirar as cutículas também afunda a pele dos dedos, que envolve as unhas, ficando avermelhada, fina e enrugada com o passar do tempo.

E vocês devem estar se perguntando: “Mas, afinal, como podemos parar de vez de tirar as cutículas, já que não param de crescer?”

É bem simples! A dica é trocar o alicate pelo creminho. Um bom creme hidratante fará com que a cutícula hidrate e diminua com o tempo, deixando sem peles soltas e sempre bonita.

Olhem meu passo a passo:
1- Coloque o creme para reduzir cutícula e espere um minutinho;
2 – Passe a espátula delicadamente empurrando a cutícula e retirando o excesso;
3 – Lave as unhas;
4 – Aplique um creme hidratante;
5 – Se quiser pintar, pule a etapa de aplicação do creme hidratante.

Quem acha que vai ser difícil conseguir, a dica é retirar o esmalte antes de ir na manicure e fazer esse processo nos dias anteriores. Isso fará com que a cutícula reduza aos poucos e a manicure retire menos. É legal conversar com a manicure sobre seu desejo de diminuir as retiradas também. Acredito que trocar o alicate pelo creme hidratante seja uma forma elegante e moderna de se evitar o invasivo corte das cutículas.

Além dessa dica existem outros pontos que devem ser observados para manter as unhas saudáveis e fortalecidas, vejam aqui.

E aí, meninas, curtiram esta ideia? Vocês retiram as cutículas ou não? Querem que eu faça um post com dicas de produtos para as cutículas? Contem pra mim! 😀

 

Vetor: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

28 Comentários Mostrar comentários

  1. Adorei a dica mimis, minha unha anda descamando demais, está cheia de ondulações, vou tentar não tirar as cutículas para ver se melhora!

  2. Oi Mimis! Ótimo post. Eu sempre tirei e ainda tiro, mas prefiro não tirar. Estou numa luta constante para hidratá-las, mas leva tempo e eu sou muito esquecida na hora de passar os creminhos, então quando me dou conta elas já subiram por toda a unha! #cuticulatrepadeira rsrs. Mas acho que vale super a pena, não vou desistir. Beijos!

  3. Maria Luísa Kusler Becker em

    Amei o post sobre as cutículas!
    Faça sim mais sobre os produtos indicados e mais dicas para fazer as unhas das mãos e dos pés!
    Seu blog é dez!

  4. Olá!
    Eu parei de tirar a cutícula tem 3 anos e meio, foi uma das melhores coisas que fiz!! Parei depois de vários pedidos do meu médico, tenho muitos problemas de alergia e hiper sensibilidade da pele e cada vez que eu tirava a cutícula meus dedos ficavam muito machucados e chegava a ficar em carne viva…
    Confesso que os primeiros 30 dias foram realmente difíceis! Hoje em dia faço a unha em 5 minutinhos.
    Minhas dicas são:
    -Óleo de banho, ele é seu grande aliado nesse momento de hidratar. Eu usava todos os dias no banho, colocava um pouco nas unhas e massageava, depois de massagear eu empurrava com a unha mesmo a cutícula de cada unha. Depois enxaguar.
    -Nos dias de frio as cutículas ficam muito secas, eu colocava as pontas dos dedos de molho na água morninha com óleo de banho.
    -Bepantol, sim a pomada é muito valiosa para hidratar e até hoje me dá uma super força com as cutículas.
    -Trocar a acetona por removedor de esmaltes, muitos tem óleos e realmente agridem muito menos as cutículas.
    -Hidratar várias vezes durante o dia, embora seja um pouco chato é necessário e faz muita diferença.

    Beijos

  5. Olá! Sempre tiro as cutículas. Queria mesmo era um post ensinando a fazer isso direito para que eu mesma pudesse fazer em casa. Nunca tive problemas de saúde das unhas por retirá-las. Uso meu próprio material e vou a uma manicure muito confiável.

  6. Oi Mimis! Tento a muito tempo parar de tirar, mas é quase impossível! Haha acabo ficando retirando as pelinhas que ficam durinhas… só piora.
    Mas minha dúvida é : vc diz retirar o excesso depois do passar o creme. Retirar com o alicate? Pq acaba sobrando bastante quando só empurra ela.
    Obrigada!

  7. eu só retiro o excesso que sobe após empurrar, minha cutícula já é super fininha e se a manicure não for cuidadosa machuca muito, então prefiro fazer desse jeito em casa mesmo… fica muito bom… hoje em dia há ótimas opções de creminhos… tem um da avon que é super baratinho

  8. Ana Maria Napoleao Bastos em

    Ola,

    Gostaria de receber umas dicas de produtos a serem usados nas unhas. principalmente unhas secas, nas cuticulas.

    • A cera da Granado é ótima, faz 3 meses que deixei de remover a cutícula e com a cera ela fica bem fininha e transparente. É uma maravilha.

      Tem a caneta também 😉

    • Olá Ana!

      Parei de tirar a cutícula tem 3 anos e meio, também gosto muito da cera da Granado como a Carla falou , mas essas dicas podem te ajudar!

      -Óleo de banho, ele é seu grande aliado nesse momento de hidratar. Eu usava todos os dias no banho, colocava um pouco nas unhas e massageava, depois de massagear eu empurrava com a unha mesmo a cutícula de cada unha. Depois enxaguar.
      -Nos dias de frio as cutículas ficam muito secas, eu colocava as pontas dos dedos de molho na água morninha com óleo de banho.
      -Bepantol, sim a pomada é muito valiosa para hidratar e até hoje me dá uma super força com as cutículas.
      -Trocar a acetona por removedor de esmaltes, muitos tem óleos e realmente agridem muito menos as cutículas.
      -Hidratar várias vezes durante o dia, embora seja um pouco chato é necessário e faz muita diferença.
      Beijos

  9. Ligia Antunes Quirino em

    eu já tirei,mas há muito tempo não tiro mais,e sabe de uma coisa minhas cutículas são bem fininhas e transparentes nem dá para notar.

  10. top esse post!!! Adorei pois estou tentando parar de tirar as cuticulas, mas esta dificil mesmo pois elas ficam crescendo e fica feio,gostaria muito que você indicasse algum produto que possa melhorar.

  11. Mimis, por favor recomenda uns creminhos bons pra gente!
    Meninas que comentaram que usam os creminhos e tiveram bons resultados, quais vocês usam?

  12. Existem produtos específicos que removem – não só reduzem – mas removem mesmo o excesso de cutículas com eficiência, dispensando totalmente o alicate. A hidratação não pode ser um passo ignorado, inclusive deve ser feito sempre, todos os dias… com ou sem esmalte. Na hora de fazer as unhas, depois de hidratar, assim que o creme for absorvido, a eventual e residual oleosidade das unhas pode ser removida com água e sabonete neutro.

  13. Eu parei de retirar as cutículas já faz um ano e estou adorando o resultado,sigo um processo que vi num site,recomendo a todas a fazerem o mesmo.

  14. Adorei as dicas Mimis! Minha mãe é manicure, e sempre conversa sobre isso com as clientes =)
    Eu evito tirar as minhas cutículas, e sinto que as unhas ficam mais bem protegidas e higiênicas, super recomendo que as pessoas evitem tirar também.

  15. Olá!

    Sempre acompanho suas postagens mas essa é a primeira vez que comento por aqui!
    Sou aficionada por unhas e coleciono esmaltes. Há cerca de três anos, cansada de encontrar uma manicure que eu gostasse e chateada por pagar caro e os resultados durarem tão pouco, decidi procurar alternativas. Comecei a acompanhar alguns blogs sobre o assunto e, quando percebi que aquelas blogueiras de unhas maravilhosas não tiravam as cutículas, pensei: “Opa, é isso que eu quero!” Investi em creminhos, removedores de cutículas e cerinhas. O processo demorou um pouquinho, mas valeu muuuuuito a pena! Minhas cutículas reduziram tanto, que muita gente hoje pensa que retiro, de tão fininhas que ficaram! Hoje me dia, considero o hábito, tipicamente brasileiro, de cortar as cutículas, como um ato bárbaro, rsrsrs!
    Só uso o alicate para, ocasionalmente, retirar um cantinho ou outro que insiste em aparecer, mas isso é raro.

×