Batalha dos alimentos: cream cheese e requeijão na dieta

25

Os queijos sempre terão espaço garantido no meu cardápio diário, eu adoro mesmo! E vocês? Mas, no meu processo de emagrecimento tudo foi repensado, então tive que observar quais queijos eu teria que abdicar, ou pelo menos maneirar, para conquistar a boa forma e manter a saúde.

Entre as dúvidas ficou o consumo de cream cheese e requeijão, dois produtos muito parecidos com queijo e que, apesar da consistência firme, são mais maleáveis e todo mundo gosta de passar no pãozinho. Será que teria que cortar essas maravilhas para poder emagrecer?

Pensando nisso, resolvi fazer uma batalha de alimentos entre essas duas delícias!  Afinal, qual deles é mais saudável? Qual é menos calórico?

Tipicamente brasileiro, o requeijão é feito a partir do coalho, onde são acrescentados creme de leite, água e sal fundente. E dependendo do modo de preparo, pode ficar mais durinho, igual a um queijo de fatia. Já o cream cheese tem nacionalidade americana e é feito da coagulação do leite utilizando-se o microrganismo Streptococcus thermophilus, apresentando mais creme de leite em sua receita do que o requeijão. E a consistência deste é única, sempre cremosa.

Além desses, o requeijão e cream cheese apresentam vários outros ingredientes, como leite em pó, gomas, estabilizantes, etc. tornando-os diferentes dos queijos. Ou seja, eles são uma espécie de primos dos queijos kkk. E isso alerta para um consumo ainda mais consciente, ok?!

Confiram a super batalha! E que vença o mais saudável! 🙂

batalha-cream-cheese-vs-requeijao-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Apesar de o requeijão light ganhar mais pontos na batalha dos alimentos, os dois produtos são muito parecidos em sua composição. Na batalha de hoje vale optar pelo gosto. Qual vocês preferem?

Escolhi comparar as versões light já que são as que mais utilizamos e que contêm menos gorduras e calorias que as versões tradicionais.  Mas, fiquem atentos! Procurem ler as informações nutricionais no rótulo como já ensinei aqui, pois alguns produtos lights podem apresentar aumento de sódio e gordura trans. E lembrem-se, os números podem variar de acordo com as marcas.

Existem outras opções de queijos magrinhos? Sim, gente! Os queijos que podemos apostar na dieta sem medo são o cottage e a ricota! São fáceis de fazer em casa. Ficam molhadinhos e saborosos. Hum… uma delícia. Vejam as receitas aqui.

Gostaram das dicas? Mandem sugestões e dúvidas! Adoro quando vocês participam! Qual batalha vocês querem ver aqui no blog?

Um beijo!

 

Vetor: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

25 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Mimis, não estou em dieta e nem quero emagrecer, apenas quero me alimentar de forma saudável. Hoje descobri uma receita de rocambole de banana que utiliza cream cheese, fiquei com receio pq to querendo evitar coisas gordurosas. Posso usar sem medo ou seria melhor substituir por creme de ricota ou queijo cottage?

  2. Oi Mimis, existe diferença na dieta de quem deseja emagrecer aos 25 anos ou aos 40, 50 anos? Depende da idade? Quanto mais idade a restrição deve ser maior?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Mari! Não tem grande diferença. O que pode mudar é a velocidade do emagrecimento, mas não se pode restringir demais viu! Um beijo!

  3. marcia mendes carli em

    Olá mimis!!. Estou super chateada……sempre fiz iogurte,coalhada e tbm a coalhada seca.Mas as tres ultimas vezes foram um desastre!!. Tem uns dois ou tres anos que comecei a fazer com leite desnatado de caixinha e de isca uso iogurte da nestle. O problema talvez seja no leite, não confio mais. Qual leite voce usa?? Aqui aonde moro ( tres Lagoas MS) mercado é um problema, nem sempre encontramos tudo. Mas por favor…..mande uma dica. Um beijao e obrigada por todas as receitas.

  4. Podia fazer uma batalha de requeijão X creme de ricota.
    Tenho usado muito o Creme de Ricota, principalmente para cozinhar, fazer pastas… Adoro!

  5. Mimis eu pego meio pote de requeijão light e completo com metade daquele queijinho do kefir depois de retirar o soro…ficara maravilhoso pra comer com torrada ou passar na tapioca. bjuss

  6. Legal. Eu também não vivo sem queijo não. Até gostaria, porque tenho pena da forma como os animais de produção são tratados. Mas não consigo.

  7. Fabiola Rodrigues em

    Oi Mimis, comecei um RA e gostaria de saber em qto tempo vc começou a perceber bons resultados, eu me alimentava mto mal, na vdd qse nao comia, achando q assim perderia peso, em um mês e meio perdi somente 2kg e não posso negar q fiquei um pouco desanimada….. Com vc foi assim devagar tbm???? Me ajuda estou confusa…..

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! a média de peso depende de cada pessoa, dos exercicios, da dieta. são diversos fatores. Mas vc emagreceu e isso é otiom! Beijos e sucesso!

  8. Boa tarde.
    Eu não estou consumindo nem leite e nem derivados .
    Faço substituição.
    No caso das suas receitas que tem leite ou derivados.
    Posso substituir pelo oque?
    No caso de recheios.
    Ou ingredientes para algum alimento.
    Obgada

  9. Oie, parabéns pela matéria.
    Eu era louca por queijo e requeijão, mas a pouco tempo descobri que sou intolerante à lactose. Você sabe me dizer se existem opções sem lactose?
    Beijos

  10. Adoro cream cheese, cottage e queijo quark. O requeijao light nunca experimentei, em Portugal o requeijão é diferente, mas talvez seja o mesmo produto mas em creme como mostra a imagem.

  11. Também sou a louca do queijo, amo todos! Mas infelizmente muitos são gordurosos e prejudicam a dieta. Usava queijo frescal e ricota, mas há pouco tempo descobri o creme de ricota, e ele é mara! Super saboroso e cremoso Uso ele na receita de crepioca e fica divino!

  12. Oi Mimis… no caso de quem tem intolerancia a lactose, o requeijão sem lactose está liberado? Ou devo optar pelo cottage sem lactose? faça uma batalha dos dois!

×