10 dicas infalíveis para aumentar a autoestima

15

Sentir-se confiante, amar-se e aprender a se perdoar. Esses três pontos podem ser a chave do sucesso pessoal, podem fazer com que alcancemos nossos objetivos mais rápido e nos sintamos realizados e felizes de uma vez por todas. Mas, para chegar a eles só tem um caminho: aumentando a nossa autoestima.

Quem aí sofre com isso? Sentem-se inferiores, estão sempre insatisfeitos e têm medo de olhar no espelho? Percebem que sempre fazem as escolhas erradas e acabam sempre se arrependendo de tudo? Essas coisas atrasam as nossas vidas, nos deixam sozinhos, tristes e fazem com que deixemos cada vez mais nossos objetivos de lado. Que tal começar a mudar isso hoje mesmo?

Separei 10 dicas para aumentar a autoestima. Comecem aos poucos, com o tempo vocês vão se sentir confiantes e prontas para ultrapassar qualquer obstáculo de cabeça erguida!

dicas-para-aumentar-autoestima-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

1 – Perdoe-se, faça a página virar
Quando estamos com a consciência pesada e nos culpando por alguma coisa não conseguimos enxergar nossas qualidades ou lembrar das coisas boas que já fizemos. Então aceite que errou, deixe para trás. Erros acontecem todos os dias com todas as pessoas. Mais que pedir perdão para outras pessoas, você deve pedir perdão a si próprio.

2 – Respeite-se e lute pelo que acreditas
Deixe de se comparar com os outros. Você é único! Respeite a sua experiência de vida, cada um vive uma realidade. Se você pensa diferente é porque tem um motivo para isso. Lembre-se que independente de rico, pobre, mãe, filho, amigo ou chefe, somos todos iguais. Aceitar-se como é não é o mesmo que privar-se de novos conhecimentos ou ser arrogante. Aceite críticas, mas pense nelas depois, sozinho, para ver com clareza o que realmente pode ser mudado em seu comportamento e o que é exagero da pessoa. Dar limites às pessoas também é uma forma de respeitar-se. Dizer “não” não é nada feio. Você deve isso a si mesmo!

3 – Confie no Sr. Tempo, o mestre dos mestres
Se você está trabalhando por uma meta, acalme-se, os resultados virão. O tempo é relativo, então quanto mais ansioso ficar, mas ele vai demorar para passar. Por isso, tenha um objetivo e crie metas de curto prazo para alcança-lo, exatamente para você sentir que as coisas estão andando. A cada ponto ultrapassado, mais a confiança vai te encontrando. Veja como administrar um objetivo aqui.

4 – Uma pausa para você
Pare e pense: o que eu adoro fazer? Faça o que te deixa feliz. Reserve um tempo para uma atividade que você gosta. Passear, ler um livro, ver um filme, fazer yoga, andar de bicicleta, nadar, andar de carro, deitar na rede… Uma coisa que amo fazer, por exemplo, é apostar nos meus rituais de beleza em casa mesmo. Nesse momento você deve sentir-se livre, sem horários, cobranças. Aproveite para desligar o celular.

5 – Libere serotonina
Uma forma rápida para liberar serotonina é praticando exercícios, que além dos inúmeros benefícios físicos, libera o neurotransmissor que melhora o nosso humor e a nossa disposição. Você vai ficar tão bem que não vai mais acumular pensamentos negativos ou pessimistas. E aquela falta de vontade de fazer qualquer coisa vai embora rapidinho! 40 minutos diários já são mais que suficientes. Nesse post mostro como começar uma atividade e neste aqui ajudo na escolha do exercício ideal para cada pessoa.

6 – Você em primeiro lugar!
O amor próprio é indispensável para uma boa autoestima, na verdade uma coisa não existe sem a outra. Mas como faço para me amar? As regrinhas básicas são: não está feliz em um relacionamento, seja amor ou amizade, termine. Não está feliz na sua posição profissional, faça cursos, procure outro emprego, converse com o seu chefe, faça tudo, mas não se acomode. Peça ajuda quando não sabe ou não consegue fazer alguma coisa. Crie uma rotina diária que te deixe confortável. E, principalmente, aceite-se como você é, com seus erros, defeitos, ria deles, aprenda com eles, sacuda a cabeça e dê a volta por cima.

7 – Cuide da alimentação
Comer bem também é sinônimo de amor próprio. Além dos alimentos que liberam serotonina, como por exemplo proteínas, furtos do mar, bananas e ovos, uma dieta balanceada, garante uma vida saudável, auxiliando diretamente no bem-estar. Aproveite para iniciar uma reeducação alimentar. Apoie-se na dieta de trocas e veja como é o meu cardápio diário.

8 – Afirmações são poderosas
Seja sempre otimista e aposte nas afirmações positivas. “Eu posso, eu sou, eu vou, eu consigo”, devem estar constantemente saindo de sua boca ou, no mínimo, presentes em seus pensamentos. Acredite em você e as pessoas passaram a acreditar também. Queira muito uma coisa e ela virá até você. Quando acreditamos em uma coisa o universo conspira a nosso favor.

9 – Organize sua vida
Manter os objetos, ambientes e a cabeça organizados, vai facilitar. Saber seus compromissos, saber onde estão as coisas e viver em um ambiente clean, favorecem a autoestima, é uma forma simples de mostrar para você mesmo quem tem as rédeas de sua vida. Crie uma rotina diária e passe a ter domínio das situações que o rodeiam. Veja como se organizar aqui.

10 – Valorize o que tem
É como diz o ditado: “não tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho”. Dê valor aos detalhes, pare para observar a natureza, olhe a sua volta, sua família, seus amigos, sua saúde. Aproveite o banho quente ou o banho de mar. O tênis confortável, ou a delícia que ficar descanso assim que entra dentro de casa após um dia todo de serviço. Agradeça o seu serviço também, seu salário, sua comida. Abrace mais, comprimente mais. Seja feliz com o que tem, pois, a felicidade é um ímã de coisas boas. Quanto melhor você está, melhores coisas virão.

Gostaram das dicas? Quero ver vocês felizes e vitoriosas! Apostem nessas dicas e passem a ver o mundo mais colorido e harmonizado. Testem por um mês esses 10 passos e depois venham me contar o resultado!
Beijocas!
Imagens e vetores: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

15 Comentários Mostrar comentários

  1. Queria uma ajuda, ja cansei de ir em psicólogas e nada ser resolvido. Eu estou em crise no meu relacionamento, assim como nos outros por conta de ciúmes, e sim os MEUS ciúmes sempre atrapalharam os meus relacionamentos e eu queria muito mudar meu jeito e me cuidar. Me ajuda por favor

  2. A primeira atitude que uma pessoa deve tomar ao acordar, na minha opinião é refletir coisas boas, e agradecer por mais um dia de vida, saudável, com uma família linda.
    Acreditar que todo sucesso é possível, e correr atrás de todos os seus sonhos! =)

  3. Bom dia Mimis. Tô num dilema na minha vida. Eu sou magra, tenho 50kg e 1,59 e altura, só tenho uma barriguinha que teima em ficar. Estou fazendo funcional a 3 meses e ganhei massa muscular e perdi gordura corporal, em contrapartida meu abdômen aumentou. Minha personal disse que, como já sou magra, fica mais difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, hipertrofia e redução de barriga. Agora não sei oq faço se continuo com a hipertrofia ou começo a definir o abdomen. Oq vc acha??

  4. VIVIANA NUNES DE ARAUJO QUINTAS em

    Ei Mimis. Vejo que tem postado no face muitas coisas sobre bebês. Continua com o projeto de engravidar? Tenho uma dica que deu certo comigo. Estou com 4 meses. Você tem o ciclo mestrual irregular?

  5. Olá! Adoro suas postagens e dicas para nossa auto-estima. Estou fascinada com o efeito do LiftX. Quero saber se é verdade. Alguém já testou? Poderia verificar se cumpre o prometido ?

  6. essas dicas são muito ricas pro ser humano,esses são os fundamentos necessários para que o ser humano possa se organizar espiritualmente, alto estima e bem estar de cada um,parabéns pela matéria,deus os abençoe.

  7. Karoliny Marques em

    Oi Mimis tudo bem? eu acompanho seu blog faz tempo, mas resolvi comentar pra ver se vc me da um help.
    Sou a Karol, e sua vizinha kkkk manézinha da ilha! ano passado cheguei a pesar quase 100 kilos, me APAVOREI!
    Sempre fui acima do peso, nunca fui magrinha, nunca vou ser e na verdade não pretendo, pois sou do tipo bundão peitão,
    mas quem não quer uma cinturinha fina né? Pois bem, Hoje estou com 80 quilos e ainda preciso perder uns 12 pra chegar a minha meta.
    Minha auto estima é BAIXÍSSIMA, estou tentando melhorar isso mas não sei como. Não sou feia, nunca tive problemas com falta de meninos me elogiando, e sim, tenho namorado, mas sempre me vejo cheia de defeitos, e acho que se um dia terminar, eu vou ficar sozinha pra sempre.
    sempre tento acha uma coisa em mim que amo, e na hora consigo, mas depois passa e penso? porra mas e se fosse de outro jeito??
    Agora que to emagrecendo estou me entupindo de roupas novas e nossa, isso é MUITO BOM porque as coisas vão ficando bonitas… Quer dizer, bom até chegar a fatura do cartão né? kkkkkkkkkkkkk
    a questão é que sou tão bipolar que nunca sei o que to sentindo!!! Espero que consiga revertar essa situação.
    Quero me amar mais, ficar bem comigo, independente do meu peso!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Karol! É preciso ter calma pois o processo de mudança é lento. Precisa mudar a cabeça, né?! Essas dicas para melhorar a autoestima sao ótimas, mas as vezes, se isso atrapalha muito nossa vida, pode ser legal consultar um psicologo. Sucesso, linda! E não esqueça, vc é um arraso!

×