Eu só penso em comida! Dicas para diminuir a compulsão alimentar

29

Muitas vezes usamos a comida como válvula de escape para um problema emocional. Comemos como forma de recompensa por um dia cansativo, ou para preencher o vazio de um fim de namoro ou por falta de grandes emoções. Realmente é uma delícia comer, mas se isso começar a ser constante podemos entrar numa situação de compulsão alimentar.

Mas a pergunta é: como saber se eu tenho compulsão alimentar? Isso é fácil de ser notado, mas muitas vezes mentimos para nós mesmos. Se você está lendo esse post e procurando ajuda já é um grande passo. Alguns dos sintomas são: comer escondido, comer rápido, usar a comida como fonte de prazer ou recompensa, comer em excesso e às vezes até passar mal, comer para esquecer um problema, preencher um vazio emocional e sentir-se culpado após comer.

Se vocês se identificaram com pelo menos um tópico descrito acima já pode ser um sinal de compulsão. O resultado? O desânimo, a insatisfação e o aumento de peso. A compulsão torna-se um ciclo vicioso, onde se come para ficar bem, sente-se culpada por ter comido e volta a comer de novo para se sentir bem…

Por isso mostro para vocês os 10 passos para se livrar da compulsão alimentar e passar a ter uma vida mais feliz, produtiva e saudável. Tirando a compulsão de nossas vidas fica mais fácil manter uma dieta saudável e emagrecer de verdade com uma reeducação alimentar. Vejam abaixo:

dicas-para-compulsão-blog-da-mimis-michelle-franzoni
Gostaram das dicas? Separei também posts relacionados a elas para vocês poderem colocar todas em prática. Vejam:

>> Como começar uma atividade

>> O exercício ideal para cada pessoa

>> Como criar metas e objetivos

>> Receitas de águas aromatizadas

>> Receita e benefícios do chá de hibisco

>> Benefícios e receitas com frutas

>> Todas as receitas magrinhas

>> Doces magrinhos

>> Como montar marmitas saudáveis

>> Aumente sua autoestima

>> Como evitar a compulsão por doces

>> Psicoterapia, emagrecimento e qualidade de vida

Boa sorte, amores! Qualquer dúvida deixem nos comentários que respondo!

Beijocas

Imagens: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

29 Comentários Mostrar comentários

  1. Aline Guimarães em

    Dicas muito boas. Aliás, seu blog todo é muito inspirador. Preciso perder muito peso, desde o inicio do ano ja perdi 10kg mas estacionei, ainda faltam uns 15kg mas não estou mais conseguindo.. Vou usar suas dicas e tentar me livrar da compulsão pra voltar a perder peso.

  2. Thais Martines em

    Gente, adorei o blog… Varias dicas excelentes que com toda certeza vai me ajudar na dieta!
    Afinal fazer dieta não é facil, mas são coisinhas que fazemos que nos ajuda a levar de uma forma mais legal.
    COM TODA CERTEZA já virei fã do blog! Amei e amei

    Bjosss!!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Analia! Você precisa pesquisar, olhar o blog e outros assuntos para entender como funciona a reeducação alimentar. Sucesso!

  3. Margarida Vassalo em

    Oi Michelle! Estou a lutar contra a compulsão alimentar, finalmente aceitei que tenho este problema e que dura há já muito tempo. Mas ao iniciar esta viagem pela reeducação alimentar há tanta informação ao mesmo tempo que é avassalador! Vivi sempre com ideias pré concebidas e principalmente com o açúcar a ser considerado algo normal para se comer no dia-a-dia.
    Como posso fazer com que esta aprendizagem não seja mais um factor de stress?
    Beijo*

  4. O post até foi útil, só gostaria de atentar ao ponto de que é cair demais no senso comum dizer que “compulsão alimentar nada mais é do que ansiedade”. Sou compulsiva, com a ansiedade minha compulsão aumenta, mas ela existe independente da ansiedade, ela é um distúrbio psiquiátrico independente! Existem milhares de causas, existem pessoas super calmas, que não sabem o que é ansiedade, e ainda assim compulsivas. Então vamos com calma nas afirmações. Ainda assim, obrigada pela tentativa de auxiliar-nos nessa tarefa tão difícil que é o auto-controle da relação com a comida.

  5. Maria Petronilho em

    Bom dia
    Encontrei-a na hora certa.
    Adoeci, de modo que não dormia, nem comia, só conseguia tomar pequenos goles de água.
    Dirigi-me a um hospital, voltei e dormi um dia + duas noites a fio, fiquei melhor.
    Então percebi que tinha perdido alguns quilos. Por perda de líquidos….mas o que é mais difícil é dar o primeiro passo!
    Quero, porque muito necessito, perder quanto seja possível.
    Já consultei várias nutricionistas – pura ilusão!
    São inflexíveis. Leram os manuais na faculdade e vão desfiando dietas como se fossem robots, sem atentar no facto de sermos humanos e que cada pessoa é um caso!
    Agradeço-lhe muito todas as suas dicas sensatas, só assim conseguimos perder peso, lentamente, mas para sempre, se tivermos cuidado.
    Perdi vinte quilos e, pensando fazer bem, passei a preferir produtos dietéticos: voltaram os vinte quilos!
    Renovo o meu agradecimento, com votos de felicidade.

    Maria

  6. Bom dia, mimis!

    Tenho e 20 anos e tão cedo a compulsão alimentar e o sedentarismo já trazem notícias ruins para a minha saúde. Estou na luta e já posso ver resultados em poucas semanas de hábitos mudados. Voltarei em breve para participar das matérias de superação do seu blog. Obrigada pela força e inspiração

  7. Oi Mimis,
    Quero parabenizá-la pelo conteúdo, muito bom mesmo!
    Sou praticante de atividades físicas (corrida de rua) e gosto muito de aprimorar meus conhecimentos com dicas de saúde e este é um dos portais que acho mais completo.
    Tenho um blog onde publico artigos relacionados a viver bem, e quero convidá-la a conhecer meu espaço do estilo de vida saudável com dicas de exercícios e alimentações.

    http://topdicasviverbem.com/estilo-de-vida-saudavel/

    Parabéns mais uma vez e continuarei acompanhando seu trabalho!

  8. realmente é muito difícil enfrentar a compunção alimenta. Se você parar para pensar é quase impossível uma pessoa nos tempos de hoje não ter um problema emocional ainda mais com a vida atribulada que a gente tem. por isso usamos os alimentos para tentar uma falsa reação. é preciso ter muita determinação e força de vontade para reagir contra isso, caso contrario em casos mais graves precisamos procurar um profissional para nos ajudar. boa sorte.

  9. Mimis, boa noite! As dicas são ótimas mas tire o chiclete. Ele faz um início falso do processo digestivo; o estômago começa a lançar ácidos e nada haverá pra ser digerido, podendo causar gastrite; o ruminante (consumidor do chiclete, tal e qual um camelo ou cabra) engole ar, e isso provoca gases; todo chiclete, mesmo os sem açúcar, tem corantes e outras porcarias industriais; por incrível que pareça, o hábito aumenta a concentração (exercício nas mandíbulas, maior oxigenação do crânio) mas reduz a memória de curto prazo, pela mesma razão (Oxford). Enfim, é tudo de ruim!

  10. Boa noite!
    Existe alguma dieta ou dica, suplementos ou treino especifico para quem tem hipotireoidismo, pq é bem mais difícil ter disposição e conseguir emagrecer!!!
    Desde já, obrigada!!!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Katia. As dicas são as mesmas. TEm os alimentos termogenicos que podem ajudar tambem. Já escrevi sobre eles no blog. Beijos!

  11. Mimis … adoro as tuas dicas, por mais que esteja sempre lendo a tua maneira de colocar é mais fácil e tranquila de ser absorvida e seguida 🙂 … beijo grande e muito sucesso!

  12. Oi Mimis!
    Esse post veio em boa hora. Resisti muito tempo a perceber a compulsão que tenho, porque isso parece nome de doença grave, mas no meu caso não é. Tenho mesmo bebido bastante água, lembrado dos meus objetivos e tentando associar essa sensação de falsa fome ao sucesso do meu esforço. Tem funcionado, vou por em prática as outras dicas também! <3 | http://www.vivendovivi.blogspot.com.br

  13. Excelente post Mimis como sempre, porém tenho uma sugestão eliminar os carboidratos ruins na minha vida foi libertador assumi o controle do meu corpo novamente além de outros benefícios!!!

  14. To BM nesses itens todos…mas tenho consciência.. Que tenho de reagir….tenho q fazer um tratamento pra ansiedade. Pra nada vai resolver se não fechar a boca nem exercício e chás de ibisco resolveria.. Do tratamento mesmo pra ansiedade depois sim o resto

×