Mitos e verdades do emagrecimento

26

A gente escuta muitas coisas quando está em processo de emagrecimento. Todos parecem virar especialistas no assunto. Soluções infalíveis, dietas radicais ou simplesmente milagrosas surgem em nossa frente como se emagrecer fosse a coisa mais simples do mundo. Mas, o que de fato é real? O que é VERDADE e o que é MITO? Para esclarecer, escolhi as frases mais comuns que ouvimos! Bora conferir!

mitos-e-verdades-emagrecimento-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Agora é hora de colocar essas “verdades” em prática. O que acham? Fiz a seleção de posts equivalentes a elas, confiram:

“Limão em jejum emagrece”
Já conhecem a dieta do limão? Nada mais é tomar limonada três vezes ao dia, uma delas pela manhã, antes do cafezinho. Vejam aqui.

“Comer carboidratos à noite engorda”
Genteee, para acabar com esse preconceito em relação aos carboidratos, deem uma olhada nesse post.

“Quem tem metabolismo lento demora mais para emagrecer”
Sim, verdade, mas para isso existe solução! Vejam aqui como acelerar o metabolismo.

“Tomar chá verde emagrece”
Sim! Chá verde tem cafeína, ou seja, é super termogênico e acelera o metabolismo. Pode trocar pelo cafezinho? Pode! Vejam aqui.

“Refrigerante diet emagrece”
Mito, mas tem opção zero calorias para que não vive sem refrigerante. Vejam aqui.

“Vegetais verde-escuros tem ação detox”
Super! Vejam os benefícios das folhas verdes escuras neste post. Dicas de saladinhas aqui.

“Shakes substituem as refeições principais”
Os shakes não substituem, mas ajudam a emagrecer sim. Vale apostar na hora do lanche. Vejam as receitas aqui.

“Beber água ajuda a emagrecer”
Muito! Nesse post explico a quantidade ideal de água por dia e seus benefícios, além do emagrecedor. E aqui têm receitinhas de águas saborizadas, especiais para quem não consegue tomar água.

“Dormir mal engorda”
Verdade verdadeira. Vejam como dormir melhor aqui. Se o problema é a insônia, vejam esse post. Mas, se tem fome à noite, veja como acabar com ela aqui.

“Carne vermelha engorda”
Nada disso! Vale ver o modo de preparo. Vejam as receitas de carne vermelha aqui.

“Reeducação alimentar emagrece”
Eu diria que é o único jeito, na verdade. Vejam como começar a reeducação alimentar neste post.

“Ingerir apenas comidas light/diet emagrece”
Mito, mas vale entender o que são os alimentos light, diet e zero, que a indústria tanto vende como emagrecedores. Vejam aqui qual dele é a melhor opção para quem quer perder peso.

E aí, o que acharam? Já caíram em algum MITO? Me contem! 🙂

Para quem quiser ainda mais dicas vale dar uma conferida nos 10 erros que atrapalham o emagrecimento. Quero ver todos felizes e vitoriosos! Nada de desistir! Anotem as informações e não caiam mais nas armadilhas do “disse me disse”.
Beijoooos.

 

Imagens e vetores: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

26 Comentários Mostrar comentários

  1. Fabíola Gonçalves em

    Pra mim e um transtorno fazer dieta!eu até consigo perder pezo mais ai minha imunidade fica baixa é eu fico com cândida e muito desconfortável.o q posso fazer sera q existe alimentos pra lamentar a imunidade?

  2. OLÁ MIMIS POR FAVOR ME TIRE UMA DÚVIDA.O GEL REDUTOR DE MEDIDAS DEVE SER USADO ASSIM Q INICIADO A R.A OU APÓS O EMAGRECIMENTO PARA AUXILIAR NA PERDA DE GORDURA LOCALIZADA?OBRIGADA DESDE JÁ.BEIJOS

  3. Concordo plenamente com estas colocações, levando em consideração que existe uma variação pessoa para pessoa, organismos diferentes, genéticas opostas, e alimentos que beneficiam a uns e prejudicam a outros, o ideal é um acompanhamento médico para saber a real resposta de nosso organismo

  4. Michelle, sei que vc não eh profissional nessa área mas gostaria de pedir um conselho!
    Todos os cases do blog as pessoas se alimentavam mal e comiam muitas besteiras! Eu nunca fui assim, sempre preferi um bom arroz, feijao, verduras refogadas e salada! Bobeiras só em festas e uma coisa ou outra no final de semana. Nunca fui de todo sedentária, vira e mexe estou em minhas caminhadas e academias! Tenho 1,65 e 93,00 kg! Vc faz idéia do que ocorre com minha pessoa?
    Não sei nem se vai ler, mas torço que sim!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Leana. não são só as bobagens que engordam, mas sim a quantidade de comida ingerida. É também aconselhável consultar um médico para fazer exames de rotina e ver se está tudo bem. UMa nutricionista também iria ajudar no teu caso! Beijao e sucesso!

  5. Mimis… estou tentando estudar um pouco a respeito do intervalo entre as refeições, já esse assunto é bem controverso. Não estou encontrando estudos que comprovem a eficácia do intervalo de três horas a cada refeição. Você saberia me indicar algum estudo sobre isso e onde encontrar? Obrigadinha, tá?

  6. Concordo plenamente! Reeducação alimentar emagrece da forma mais correta, pois é a mais saudável. E ainda de quebra fortalece nosso sistema imune, prevenindo doenças. Emagrecer faz bem sim, muito legal suas dicas!

  7. Aí Mimi
    Eu engordei 17kg de julho pra cá, desde quando me casei. Minha autoestima está lá no chão.
    Me sinto e estou tão gorda (1.47 com 75 kg) que tudo dói, joelhos, pernas…

    Por onde começo?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Simone. Veja as demais dicas do blog e comece cuidando da alimentação e fazendo alguma atividade física. Se puder, consulte um nutricionista que irá te ajudar. Beijos!

  8. Oi!
    É verdade que só exercício e alimentação adequada não eliminam gordura localizada? Já ouvi isso algumas vezes, que para esses casos somente procedimentos estéticos ou cirurgia.
    Obrigada!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Mariana! A gordura é eliminada no corpo todo então perde-se sim, mas dependendo da região pode ser mais lento o processo. Beijos!

  9. Bárbara Passos em

    Oiiiiii, preciso de uma ajudinha, ando em constante oscilação do meu peso, tenho 18 anos, 1m,53cm de altura, e peso 56kg, sou gordinha e não suporto mais ficar nesse vai e vem de peso, não consigo me controlar ao perder uns quilinhos, sou anti legumes e verduras, posso tentar ate comer (tomate,cenoura), mais preciso de algumas ideias de como perder uns 8kg , obs: entrei na academia a 1 semana.

    Alguma sugestão?

  10. Oi eu tenho 1.65 de altura e pesso 86 kilos queria como faço pra comer de três em três horas porque me dá ânsia de vômito
    Quando como fico mal o dia todos com sensação de inchaço

    Não sei se e falta de costume
    Por que passo muito tempo sem comer
    Mais vou tentar fazer a dieta e a redução alimentar

  11. Oi Mimis
    adoro seu blog, parabens! Poderia me enviar as fontes das pesquisas que mostram que jejum nao emagrece e o metabolismo reduz?
    Muito obrigada!
    bjs, Ana Paula

×