Dieta prática: dicas para preparar as refeições da semana

18

A maior reclamação sobre manter a qualidade de vida é a falta de tempo. Afinal, como manter uma dieta equilibrada, se não temos tempo para cozinhar nem hora para comer? Por isso criei a Dieta Prática, com dicas para facilitar as refeições do dia a dia.

refeições-da-semana-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

1 – Mantenha um planejamento
Criar uma planilha de horários para cumprir ajuda a manter as refeições em dia. Para quem é muito atarefado, vale anotar todos os horários fixos e ir encaixando as refeições entre os compromissos. Vejam aqui como fazer.

2 – Crie um cardápio
Crie um cardápio semanal, como esse meu, e mantenha-se fiel a ele. Isso tira da sua cabeça as demais opções, e ainda agiliza, pois você não terá que parar para fazer escolhas. Para criá-lo, certifique-se que tem todos os alimentos necessários em casa para cumpri-lo.

3 – Faça uma lista de supermercados
Para não perder tempo e manter a dieta em dia, faça a lista de supermercados antes de ir às compras e siga-a à risca! Assim você só compra o que realmente precisa e faz as compras em tempo recorde. Veja aqui como.

4 – Escolha um dia para cozinhar
Faça, nesse dia, comida para a semana toda e guarde-as na geladeira ou congelador (dependendo de quando pretende comer, isso pode ser anotado no cardápio feito no planejamento). Praticamente tudo pode ser congelado, até mesmo a crepioca, veja aqui. Para as saladas, lave as folhas assim que chegar da feira e já as separe cortadas em potinhos.

5 – Deixe as refeições prontas
As comidas já prontas podem ser separadas com antecedência em refeições, como: café da manhã, almoço, jantar e lanches, apenas para descongelar (ou apenas retirar da geladeira) e comer, facilitando na hora de se alimentar. Lembrando de deixar sempre separada a salada, em um outro potinho.

6 – Aposte nas marmitas
As marmitas facilitam muito a vida. Com as refeições já separadas, elas podem ser levadas para qualquer lugar. Use bolsas térmicas para mantê-las conservadas. Para quem não tem um microondas à disposição, existem refeições que independem de seu uso, como saladas de pote, crepioca, pão de micro, caponata e macarrão primavera, que são alguns exemplos.

7 – Facilite no preparo do suco ou shake
O suco ou o shake detox pode ser fresco sempre e preparado de forma prática todos os dias, é só deixar pronto o gelinho verde ou congelando couves e porções de frutas, ou ainda deixando o suco pronto e congelado, separado em saquinhos já na porção certa só para bater no liquidificador ou mixer.

8 – Deixe o lanche do dia à mão
Além das refeições principais, precisamos ter sempre à mão lanches práticos para não matar a fome comendo besteiras por aí. As opções são: frutas, frutas secas, oleaginosas e iogurtes ou kefir. Eles devem ir na bolsinha térmica também.

9 – Aposte nos doces práticos
Ficou com vontade de um doce? A dica é apostar em doces magrinhos práticos. Tem o bolo de caneca, que fica pronto em 3 minutos, você só vai precisar de um microondas. E as barrinhas de cereais, que podem ser levadas na bolsa.

10 – Deixe temperos e molhos prontos
Molho branco, de tomate e de iogurte podem ser feitos e congelados, assim quando tiver vontade de uma massa rápida, por exemplo, pode apostar nesses molhinhos magrinhos e deliciosos. Temperos saudáveis também devem estar sempre à disposição, vejam as opções aqui. Podem ainda apostar na horta caseira e ter sempre temperinhos fresquinhos.

11 – Monte águas aromatizadas e chás
Tomar água é fundamental. Tenha sempre uma garrafinha cheia de água próxima a você. Leve-a no carro, na bolsa e deixe em cima da mesa de trabalho. Para quem tem dificuldades de beber água, pode apostar na água aromatizada, que dá de preparar em menos de 1 minuto! Assim como a água, os chás são uma ótima opção!

12 – Em último caso, aposte no restaurante
Não teve como preparar a comida com antecedência e vai ter que se alimentar fora? Não tem problema, aprenda a fazer a escolha certo no restaurante a quilo. Opte pelas salas e legumes, escolha sempre apenas um carboidrato complexo e tire os olhos das frituras. Veja aqui as dicas.

Pronto, gente! Manual incrível e infalível à disposição de vocês! Agora não tem mesmo mais desculpas. O que acharam?? Quero saber se resolveu! 😀

Beijosss!

 

Imagens e vetores: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

18 Comentários Mostrar comentários

  1. olá, já que estamos na onda das marmitas congeladas, vc poderia fazer um post detalhado sobre esse assunto e um cardápio semanal para congelamento.

  2. Iara cristina andreetta em

    Mimis por favor elabore uma dieta para mim e mande pelo meu email preciso emagrecer pelo menos 15 quilos até dezembro tenho 1, 63 de altura e estoy pesando 118 quilos por favor me ajude.

    • Susani Silva Simas em

      Oi Iara eu tbm estou pesando 100 k e não estou conseguindo me focar… mesmo com tantos posts maravilhosos aqui …. não consigo formar uma boa dieta, ou seja, reeducação alimentar… Por isso, Mimis tbm preciso de ajuda…. poderia nos ajudar elaborar uma boa reeducação alimentar no nosso dia-a-dia… obrigado….

      • Depois dessa só falta pedir para ela dar comida na boca de voces. Pelamor gente, vamos acordar, fprça de vontade, leiam, aqui tem muito material excelente, um pouco de esforço nao fara mal a ninguem. Quer cardapio pronto, procure um nutricionista, é proibido pelo CRN, inclusive, passar dieta online. Cada caso é um caso.

  3. Oiiii Mimisss…olha estou adorando suas dicas e estou seguindo todinhas…quero emagrecer pouco porém quero uma reeducação alimentar..e suas dicas estão sendo maravilhosas…mt obg

  4. rafaela Santana em

    Mimis você sempre diz para evitar os restaurantes, por favor da dicas para quem trabalha viajando e sempre estar em hotel, trabalho assim e cada semana é um estado uma cidade diferente, estou engordando muito com essa falta de rotina.

  5. Mimis,

    Depois que conheci seu blog, minha vida mudou totalmente! Sai de uma gestação, na qual engordei 33 kilos e parecer que eles não iram embora rsrsrs, então vi que muitas pessoas usavam a hashtag #projetomimis no insta e no facebook e decidi ir atrás..me surpreendi muito, de forma muito positiva!

    Resolvi mudar totalmente minha alimentação e parti as compras com a listinha em mãos que eu havia pego no seu blog, comecei a preparar meus alimentos no domingo a noite e congelando para que eu pudesse comer durante a semana e deu muito certo!

    Você é uma inspiração para mim e muitas outras mamães que acham que não conseguiram perder os kilinhos ganhados na gestação.

    Fazem aproximadamente 1 mês que sigo a risca sua dietinha e já perdi 4 kilos, estou muito, muito, muito feliz, pois isso esta refletindo na minha via profissional entre outras coisas.

    Que Deus continue lhe dando sabedoria e derrame bençãos enormes sobre você, obrigada tá?!

    Forte abraço.

×