Horta saudável: dicas naturais para combater pragas e insetos

7

horta-saudável-blog-da-mimis-michelle-franzoni-destaque01

 

Eu sempre posto fotos e vídeos da minha horta de casa e todo mundo pergunta: o que fazer para combater os bichinhos?

Se manter a horta saudável está sendo um problema, esse post vem em boa hora! Selecionei métodos e receitas que não agridem as plantas e que continuam nos garantindo alimentos orgânicos de qualidade.

Vejam como se livrar desses bichinhos sem afetar diretamente a nossa saúde! Chega de insetos e pragas nas nossas plantinhas! Anotem as dicas e mão na massa. Ou melhor, mão na terra! Bora então conferir a super lista de produtos caseiros e naturais e também algumas condutas que podemos tomar para garantir uma horta saudável.

Como vocês vivem me cobrando fotos da minha horta, enchi esse post com imagens recém tiradas aqui em casa, espero que vocês gostem muito muito! Ah, e lá no final deixei um vídeo da horta também, espero que gostem! 😀

 

Condutas

 

1. Cobertura de palha ou casca de pinus
Distribuir palha ou casca de pinus pela sobre a terra retém a umidade, evita ervas daninhas e algumas pragas. Eu tenho na minha horta e super funciona.

2. Plantas protetoras
Algumas plantas ajudam no controle das pragas! Cultive-as em sua horta. Veja quais são: manjericão (alfavaca), alho (principalmente para quem planta tomate), alecrim, cheiro-de-mulata (erva-de-são-marcos, atanásia), hortelã, tomilho, sálvia (principalmente para quem tem plantação de repolho), tagetes (cravo-de-defunto), coentro, gerânio, citronela, anis, capuchinha e losna.

 

horta-saudável-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

 

3. Plantas companheiras
Existem plantas que combinam mais com outras e devemos cultivá-las próximas, são as chamadas plantas companheiras. Isso ajuda também no combate às pragas e aproveitamento do solo. Vejam aqui quais são e aproveitem para imprimir a tabela de plantação.

4. Rotação de culturas
Sempre que colhemos algo, devemos alternar o plantio naquele local. De preferência com uma hortaliça de outra família. Assim, evitamos infestação de pragas e também aproveitamos melhor os nutrientes do solo.

 

horta-saudável-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Pesticidas naturais
(Após aplicação, aguarde no mínimo 3 dias pela colheita)

 

1. Chá de fumo com sabão de coco
Receita: 1 pedaço de fumo de corda e 1,5 litros de água. Ferva a mistura. Depois de deixe-a descansar por umas horas, inclua um pequeno pedaço de sabão de coco quando for usar.
Modo de uso: aplique-a diretamente na planta afetada.
Contra: acaba com vários tipos de insetos, inclusive cupim.

2. Fumo com pimenta
Receita: 50g de fumo de rolo picado e pimenta malagueta. Complete com água até 1 litro e deixe repousar por uma semana.
Modo de uso: dilua em 10 litros de água e pulverize.
Contra: lagartas.

3. Extrato de fumo
Receita: coloque fumo de rolo picado em uma tigela e cubra com álcool. Deixe que o fumo absorva todo o álcool. Insira mais álcool, desta vez diluído em água e deixe descansar por 48 horas. Coe com um pano e guarde o líquido em local escuro.
Modo de uso: pulverize.
Contra: pulgões.
>> Para combater cochonilhas acrescente 100 g de sabão neutro derretido em água quente, mais 10 litros de água e coe.
>> Para combater brocas aplique injeções de extrato de fumo dentro dos orifícios das galerias. Logo em seguida, tampe a entrada com cera derretida.

4. Sabonete
Receita: misture 1 colher (sopa) de sabonete em barra, 1 xícara de óleo comum, 500ml de água. Modo de usar: pulverize diretamente nos insetos.
Contra: pragas.
Atenção: teste antes em uma área menor, pois ele pode queimar algumas folhas. Use-o como último recurso.

5. Calda Bordalesa
Receita: coloque 200g de sulfato de cobre dentro de um saco de pano e mergulhe-o na água até que o sulfato se dissolva. Em uma vasilha, dissolva 200g de cal virgem em 2 litros de água. Despois, misture as duas soluções.
Modo de uso: pulverize.
Contra: fungos e ácaros
Atenção: teste sua acidez mergulhando uma lâmina de ferro. Se ela escurecer é porque está forte demais. Acrescente um pouco de leite de cal à calda e repita o teste.

6. Calda de Agave
Receita: triture 3 folhas de agave e misture com água.
Modo de uso: despeje na entrada do formigueiro.
Contra: formigas.

7. Tomateiro
Receita: ferva as folhas e caules em água e deixe esfriar ou coloque as folhas de molho em água fria por 24 horas.
Modo de uso: pulverize.
Contra: pulgões.

8. Pimenta
Receita: pode usar qualquer pimenta. Triture bem a pimenta escolhida e depois cubra-a com água e deixe descansar 24h. Coe antes de usar.
Modo de uso: pulverize.
Contra: pulgão e cochonilha.

9. Girassol
Receita: ferva água por 1 minuto com flores ou folhas de girassol. Coe e deixe esfriar.
Modo de uso: pulverize.
Contra: insetos em geral.

10. Cinamomo
Receita: ferva as folhas em água por 10 minutos.
Modo de uso: pulverize.
Contra: gafanhotos.
>> Para combater pulgões use seu fruto. Corte ao meio e deixe descansar em uma solução metade água metade álcool por 1 dia.

11. Cal virgem
Receita: apenas cal virgem.
Modo de uso: despeje 100g na caixa d’água ou em água parada que você não tem como se livrar.
Contra: larvas de insetos.

 

horta-saudável-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

 

 

Armadilhas

 

1. Gesso doce
Receita: 4 colheres de gesso, 4 colheres de açúcar cristal ou refinado, 4 colheres de mel e um pouco de água. Misture tudo até transformá-lo em uma massa homogênea. Faça bolinhas e coloque para secar.
Modo de uso: espalhe pela horta.
Contra: baratas e formigas

2. Queijo cheiroso
Receita: 5 colheres de queijo ralado, 5 colheres de gesso, 4 colheres de óleo de erva cidreira, 2 colheres de óleo de cozinha. Misture tudo até transformá-lo em uma massa homogênea. Faça bolinhas e coloque para secar.
Modo de uso: espalhe pela horta.
Contra: ratos.

3. Cerveja
Receita: sirva um pouco de cerveja em uma bandeja, no período noturno. Ou use iscas de pão embebido na bebida. Distribua a armadilha próximo à planta que precisa de atenção. Pela manhã, destine os animais ao descarte.
Modo de uso: pulverize.
Contra: lesmas.

4. Adesivos
Existem vários tipos de adesivos com diversas finalidades. Eles possuem uma substância pegajosa para a captura de insetos. Antes de adquirir um, procure se informar com um profissional.

 

Espiem esse vídeo delícia que fiz aqui em casa:

#hortadamimis

A video posted by ✨Blog da Mimis✨ (@mimisfranzoni) on

 

E aí, curtiram as dicas naturais? Bora colocar em prática então e qualquer dúvida peçam ajuda por meio dos comentários que respondo! Beijoooos

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

7 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis, parabéns pelo blog, tenho aprendido muito com suas dicas.
    Tenho alguns tomates aqui em casa. No ítem 7, “fever as folhas e o caule referem-se ao quê? Seria a própria folha e o caule do tomate?
    bjs

  2. Aline Silvia Alves Ferreira em

    Ai que horta maravilhosa essa sua! Acompanho desde o início e quero muito fazer aqui em casa, apesar de ter pouco espaço. Plantei recentemente manjericão e melissa numa caixa de madeira para testar meus dons, ahaha. Parabéns, adoro vc ♥

×