Batalha dos alimentos: leite integral e desnatado na reeducação alimentar

15

O leite de vaca está presente na maioria das dietas alimentares. Grande parte das famílias brasileiras aderiram à bebida e a consomem, principalmente, no café da manhã e tarde. O produto também é muito usado em receitas e deixa tudo muito mais gostoso. Por isso, hoje vou falar de seus benefícios para a saúde e diferenciar os leites integral e desnatado. Qual deles é mais saudável e existe opção para a dieta de emagrecimento? Ambos estão na Batalha dos Alimentos! Bora conferir!

 

batalha-leite-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Uma das diferenças entre os leites é visível e está na sua textura, sendo o integral mais encorpado. O motivo? A quantidade de gordura em sua composição. Isso mesmo, o leite desnatado não possui gorduras, por isso é aparentemente mais aguado. E, claro que isso afeta no gosto, ficando diferente.

E os leites integral e desnatado possuem muito mais semelhanças do que vocês imaginam, a principal deles é a quantidade cálcio! Sim, é igualzinha! E olhem que maravilha: o cálcio acelera a queima de gorduras dá sensação de saciedade, ou seja, é um nutriente perfeito para quem quer perder peso!

Ah, as duas bebidas possuem lactose. Caso queiram leites sem lactose, apostem no leites vegetais, que também são ricos em nutrientes. Vejam aqui.

Mas lembrem-se: a maioria das batalhas  que fazemos aqui não têm um vencedor de verdade. Temos que escolher aquele cuja as qualidades se adequem as nossas necessidades. No caso dos leites isso fica ainda mais evidente, já que a diferença se dá pela quantidade de gorduras e calorias.

E aí, o que acharam? Querem mais posts de batalha dos alimentos? Qual comparação querem ver aqui?

 

Vetor e imagens: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

15 Comentários Mostrar comentários

  1. Muito boa a materia, gostaria de saber a diferença de um bolo diet e um bolo com açucar e quanto consumir, so finais de semana?
    Bjs Obrigada

  2. Mimis o leite não é algo saudável para o ser humano. Além de ser super alergênico ele contribui para diversas doenças, inclusive a osteoporose. Isso porque o leite tem ph ácido, usando o cálcio disponível em nosso organismo para o equilíbrio do mesmo após seu consumo. Ou seja, o leite ainda usa nosso cálcio, impossibilitando que ele vá para o osso. Várias doenças de pele, coronárias, e respiratórias são atribuídas ao leite. Leite de vaca é somente para o vitelo. Por favor, se informe e leia alguns artigos para não induzir ninguém ao consumo. Nossa indústria de laticínios já induz bastante.

  3. Achei muito interessante a batalha, mas acho importante acrescentar a informação do índice glicêmico do alimento, pois assim estará contribuindo com as pessoas diabéticas também. No caso específico do leite, eu me espantei ao ver que o desnatado tem um índice glicêmico maior que o integral.

  4. Oiii Mimis amo suas receitas tento fazer todas e até hoje gostei e deram certo. Obrigada pelas dicas. Você ja desnatou leite em casa? se sim passa a receita pra gente, grata. Beiiijosssss

  5. Muito útil esse post, me tirou as dúvidas. Obrigada. Gastaria de saber da ricota x queijo minas frescal, sempre tive está dúvida de qual é o melhor para perder peso.

  6. Juliana Cristina Ferreira Pasetti em

    Bom dia Michelle concordo com você quanto as calorias mas e quanto a ser saudável o que é melhor o leite do sítio ou o de caixinha??

×