10 Dicas para ganhar mais tempo
A gente vive reclamando da falta de tempo e que quanto mais os anos passam mais os dias tendem a ficar curtos! A quantidade de tarefas parece só aumentar e tempo para descansar que é bom só diminui! Afinal, como conciliar tantas atividades e ainda conseguir um tempo livre? Separei 10 dicas que vão ajudar a responder essa pergunta na prática!!! A ideia é que cada um aprenda a gerir o seu tempo! Bora?
O post de hoje dá início a mais nova seção do blog: Organização Pessoal! E pretendo trazer muitas dicas de comportamento para melhorar cada vez mais a vida de vocês! Vamos aprender a lidar com o tempo, guardar dinheiro, ter sucesso no trabalho, organizar a casa (com e sem filhos)! Vamos aproveitar para trocar experiências e com isso crescer juntos! Espero que gostem! <3
Dicas para ganhar mais tempo
1 – Deixe espaços livres na agenda
Agende seus compromissos com o maior espaço possível entre eles. Assim, caso ocorra um imprevisto ou um trabalho extra, você não se atrasa nem precisa adiar ou suspender o compromisso seguinte. Para quem trabalha muitas horas por dia, inclua na agenda um tempo para você.
2 – Crie uma lista com suas obrigações
Impossível guardar tudo na memória! No começo do dia crie a “Lista de Atenção”. Insira nela todos seus compromissos de maneira decrescente por prioridade. Assim que finalizar a obrigação assinale com um “ok” do lado. Tente fazer um de cada vez, comece e finalize e só depois passe para o compromisso seguinte, assim fica mais ágil e não se perde.
3 – Use o timer para agilizar o trabalho
Têm funções que são muito mecânicas e elas nos fazem dispersar rapidamente, principalmente se for no computador. Então marque no timer o tempo que você acredita que pode realizar aquela tarefa. É uma forma divertida de otimizar tempo e perfeita para quem é competitivo. Pode ir diminuindo cada vez mais o tempo.
4 – Inclua o “tempo de dispersão” em sua rotina
Se tem costume de se perder na internet, vale apostar no “tempo de dispersão”. É simples: inclua na sua “Lista da atenção” um tempo para você dar uma voltinha, pegar um café, olhar a internet. Entre um compromisso e outro é bom dar uma relaxada, isso evita que você perca o foco no meio da tarefa. Lembre-se de usar o timer (principalmente) nesse momento.
5 – Use os momentos de ócio a seu favor
Já que temos pouco tempo, não podemos perder nenhum minuto à toa! Por isso use aqueles momentos normalmente “perdidos” em trajetos de ida e volta para casa, durante as viagens, na espera de um atendimento, para seu desenvolvimento pessoal. Aposte em leituras, vídeos aula, ou ainda aproveite para fazer a lista do dia, rever a agenda ou email. Se precisa descansar aproveite para tirar um cochilo (isso se não for você quem estiver dirigindo rsrs).
6 – Mantenha o ambiente organizado e limpo
O ambiente ajuda muito para que as atividades fluam com mais facilidade. Deixe sempre tudo organizado, papeis e documentos que você usa sempre à mão, e procure trabalhar em um lugar limpo, pois acúmulo de sujeira ou bagunça pode acabar com a sua saúde e diminuir seu ânimo e afetar na produtividade.
7 – Aprenda a delegar trabalho
Aceitar que você não é a única pessoa que pode resolver um assunto pode ajudar bastante na otimização do seu tempo e da empresa ou casa. Aceite e peça ajuda sempre, passe a abrir mão das atividades que você costuma administrar. Verá que tudo é adaptável e todos podem aprender.
8 – Priorizar é a questão
Nunca tem tempo para fazer o que quer? Priorize! Se quer muito fazer uma atividade X, como ir à academia, por exemplo, estipule um horário para ela e o mantenha intransferível. Assim, as demais atividades deverão (e irão) se adequar a ela.
9 – Durma! Estar descansado é fundamental
Estar descansado vai diminuir o estresse e aumentará sua disposição. Dormir deve estar entre as prioridades sim! Sem uma boa noite de sono seu dia não será nada produtivo.
10 – Observe seus pontos fortes e fracos
Tenha noção de suas capacidades. Pegue um dia para observar de forma distanciada e sem julgamentos como você trabalha, como você mantém sua rotina. Coloque na balança como você faz e como você quer fazer. Isso lhe dará uma noção dos pontos em que tem que ajustar, o que deve ser priorizado, o que deve ser mantido como está e o que deve ser eliminado.
Bom, agora é só arregaçar as manguinhas e colocar essas dicas em prática! Todos podemos aprender a gerir o tempo de modo a deixá-lo a nosso favor, seja no serviço ou em casa! Já viram as dicas sobre sucesso pessoal? Vejam aqui. E lembrem-se: tudo é questão de priorizar e nunca se deixem por último, afinal, quem terá que ser útil e ter tempo é você mesmo!
Vetor e imagens: Shutterstock.
Amei o email sobre organização que recebi! Serviu como uma enorme carapuça para mim e me ajudará e muito.
Gratidão!
Mimis, adorei o post e a nova secao! Para emagrecer, ganhar saude e treinar, eh preciso se organizar. Obrigada!
Adorei as dicas, eu já uso uma agenda e as vezes esqueço d anotar nela o que tenho q fazer no dia! mas no fim dá tudo certo…
AdoreI o novo tema e já coloquei em prática o cronômetro. Sou sua fã
Legal! Beijao!