10 Sinais de que você está bebendo pouca água

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Os benefícios de beber água nós já conhecemos! Manter o corpo hidratado faz bem para a saúde, mantém nossa imunidade fortalecida e ainda ajuda a emagrecer, como já contei aqui para vocês. Por isso vale ficarmos atentos aos 10 sintomas que mostram que o organismo está pedindo socorro, ou seja, ÁGUA!

Mas, afinal quanto de água nosso corpo precisa? O recomendado por especialistas é pegar o seu peso e multiplicar por 35. O resultado é a quantidade em litros de água que devemos beber por dia. Considerando que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Claro que também vai influenciar as atividades que realizamos. 🙂 Além disso, uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção desse líquido em nosso organismo. Muitos alimentos inclusive possuem função hidratante, como eu já contei aqui.

O ideal é manter o equilíbrio, sempre observando o seu corpo! Confiram abaixo a seleção dos principais sinais de que o corpo está precisando de mais água!

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1. Dor de cabeça
A desidratação pode causar a dor de cabeça tensional, causada por alterações na dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

2. Constipação intestinal
A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bile, a sua falta torna a digestão mais lenta e pode ainda ocasionar acúmulos no intestino grosso, provocando prisão de ventre.  Muita gente tem uma dieta rica em fibras e reclama que tem o intestino preso. Atenção! Pode ser falta de água.

3. Desidratação visível
Pele seca querendo ficar áspera, envelhecimento precoce, boca e olhos secos, urina escura demais, são sintomas visíveis mostram que você precisa urgente de água. Ela é quem lubrifica sua mucosa da boca e garganta, é quem ajuda a eliminar impurezas tanto no suor como na urina. E é quem vai hidrata a pele e a deixa com aparência saudável.

4. Dor nas articulações
A água está presente em um fluido encontrados nas articulações e funciona como um lubrificante. Com a desidratação sentimos dores e não aguentamos movimentos muito fortes ou repetitivos.

5. Imunidade baixa
A falta de água diminui a resistência física, deixa as vias aéreas secas e impossibilita a expulsão de todas as impurezas do organismo, que acaba debilitado.

6. Cansaço e mau humor
A água mantém a temperatura do corpo, na falta dela, a ação enzimática desacelera, causando cansaço, desânimo e mau humor.

7. Fome
Às vezes, julgada como “gula”, a fome fora de hora pode ser na verdade desidratação. O hipotálamo, área localizada no cérebro, manda a informação que o organismo precisa ser hidratado e dificilmente reconhecemos a sensação, principalmente se não temos o costume de beber água, e supomos que seja vontade de comer. Isso não é tão ruim, já que os alimentos possuem água.

8. Inchaço
A retenção de líquidos, que normalmente é o que nos faz sentirmos inchados, é ocasionada pela dupla: excesso de sódio e falta de água e no organismo.

9. Metabolismo lento
A desidratação faz o metabolismo trabalhar mais lentamente. Por isso, se está de dieta e mesmo assim está demorando muito para emagrecer, pode ser falta de água!

10. Muita sede
E por fim e não menos importante, a sede propriamente dita. Se você está sentindo sede é porque está desidratado. Então não espere sentir essa vontade enorme de beber água.

Espero que tenham curtido as dicas! Para os que não curtem muito beber água ou estão começando agora a incluí-la em sua vida, apostem nas águas aromatizada. São fáceis de preparar, ganham um gostinho e continuam com a mesma eficácia e sem calorias, assim como a água.

E para uma saúde 100% e facilidade na hora de emagrecer, além de bebermos água na quantidade ideal, devemos apostar em uma alimentação equilibrada! Beleza?

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Beijoooos.

 

Vetor e imagens: Shutterstock.

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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13 Comentários Mostrar comentários

  1. Bom dia ,
    Depois que comecei a beber muita água meu intestino melhorou muito e minhas pernas não estão inchando tanto mais com antes (também faço RA) .Bebo em média 3 litros por dia.
    Hoje na minha mesa tenho uma folha que marco os horários da água e das refeições pq trabalho sentada o dia todo e acabava por esquecer de comer e tomar água (dessa forma tbem acabo por andar um pouco e não ficar o tempo sentada), vou colocando Ok e assim consigo me disciplinar.
    Ainda não pesei mais visivelmente me sinto menos inchada e mais disposta.

  2. Amei o post
    A arte utilizada transforma informação em algo leve e gostoso.
    Parabéns está de muito bom gosto o seu trabalho.
    Além de transformar sua vida você é uma fonte de inspiração pra muitos, inclusive pra mim.
    Beijinhos

  3. Oi. Todos os sintomas que vc cita, eu sinto. Mas quase nunca tenho sede. Meus olhos são secos, minha pele também, meus joelhos doem (também tenho condromalacia), mas não bebi água pq não tenho sede! Curioso, né?!

  4. ola mimis,gostaria q vc me tirasse uma duvida.o gel redutor de medidas deve ser usado quando começamos a reeducação alimentar ou apos o emagrecimento?amo o blog

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