15 atitudes para manter o equilíbrio no relacionamento

Por Michelle Franzoni em 11 de agosto de 2016

Manter um relacionamento parece complicado? Que nada! O que precisamos é tratá-lo como uma plantinha, que precisa ser regada constantemente. Atenção, paciência e surpresas, são alguns dos principais nutrientes que devem conter nesse regador. Fiquem sabendo que normalmente o que destrói uma relação não é a falta de amor não, mas sim a rotina! Ela faz a gente esquecer desses pequenos detalhes, e nossa plantinha acaba morrendo desnutrida. Por isso criei o manual de etiqueta romântica, com 15 pontos que devem ser apostas para quem quer reativar e manter o relacionamento feliz!

equilibrio-no-relacionamento-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Manual de etiqueta romântica

1. Seja você e tenha amor próprio
Orgulhar-se de quem és e ter amor próprio mostra confiança, essencial em um relacionamento, pois você só amará outra pessoa quando aprender a se amar, com seus desfeitos e manias estranhas. Essas coisas é que fazem você ser único. E o charme está aí, em quem você é de verdade, sem máscaras. Revele seus segredinhos, gostos, fale o que pensa (se não for magoar ninguém), fale de seus planos e sonhos e também se aceite como você é e age, sem vergonha. Isso fará com que seu parceiro te entenda, respeite seus gostos, seu tempo e suas manias.

2. Dê atenção e esteja disponível
Mantenha-se disposto a atender a pessoa amada quando ela precisar de você. Isso mostrará o quão importante ela é e que você já a incluiu em sua vida. “Seus problemas são nossos problemas”. Escute, observe, esteja atento aos sinais que ela emana. Tudo isso fará vocês ficarem mais próximos. Será sintonia total!

3. Valorize quem está ao seu lado
Com o tempo o relacionamento vai ficando mais morno e o casal mais à vontade, é quando começamos a perceber os defeitos e chega um momento que eles parecem maiores que as qualidades. Para evitar esse estágio ou acabar com ele, passe a anotar em um papel tudo o que a pessoa faz que te agrada. Anote tudo mesmo, até o modo como se veste (se isso for uma das qualidades). Durante esse processo você vai lembrar de muitas coisas que te fizeram querer estar com essa pessoa e até das coisas que ela já fez para você. E, a partir daí tudo o que ela fizer que te agrade, você vai reparar e o que não te agrada pesará bem menos.

4. Fale e escute!
Um relacionamento é construído com conversa. Se não gosta de uma atitude da pessoa, converse com ela sobre isso. Nesse caso, espere um momento em que vocês estejam relaxados, sozinhos e já batendo um papo. Seu par deve ser seu melhor amigo(a), vocês devem se dar abertura para falar e ouvir. Mas deixe detalhes sobre ex, por exemplo, de lado, seu amor não precisa saber de tudo também, né?

5. Meça suas palavras
Às vezes, sinceridade de mais machuca. Não gostou do corte de cabelo, sofreu muito por um(a) ex-namorado(a), ou não gosta muito da mãe dele(a)? Evite falar o que pensa se for magoar a pessoa sem razão. Mesmo que vocês tenham abertura um com o outro e a pessoa não mostre que ficou chateada, tem coisa que machuca sim. Pense primeiro se o que você vai falar irá ajudar a resolver um problema, se vai ajudar a solucionar de vez algum ponto entre vocês, algo que está te sufocando e que ela poderá mudar. Caso contrário, mantenha a cautela!

6. Apoie seus planos e suas loucuras
A pessoa tem um objetivo definido, um sonho para realizar? Você tem o papel de apoiá-la. Pode ser um sonho meio maluco, mesmo assim apoie! Se for uma ideia muito maluca, caberá a você conversar com ela e tentar, de um jeito bem delicado, abrir seus olhos: será que vale a pena mesmo? Mesmo assim, o seu papel é de esperar para que a pessoa veja por si só que a sua ideia não é tão boa assim.

7. Evite o mau humor
É normal que a gente trate todo mundo na rua e no trabalho super bem e chegue em casa irritado. Afinal, temos que manter um comportamento polido com estranhos e colegas de trabalho. Guardamos as irritações e aquelas respostas afiadas com a gente e quando chegamos em casa, lugar que nos sentimos à vontade, despejamos tudo! Na nossa casa podemos ser nós mesmos e falar o que pensamos. Ok. Contar o que houve no serviço é uma coisa, chegar de mau humor, sem dar explicações do motivo para tal atitude, é outra. O melhor é tentarmos não levar nada conosco, mas se não conseguir, use seu parceiro para desabafar e não para usá-lo de capacho.

8. Tenham vida social fora do relacionamento
Muitos quando namoram ou casam se distanciam dos amigos, não fazem mais as atividades que gostam. No começo, quando a paixão fala mais alto a gente só quer mesmo fazer programas com o amor, mas depois de um tempo você sente falta de uma distração extra. Então o melhor de tudo é manter ou reativar as amizades e atividades! Isso fará com que você não fique sempre à espera da pessoa e vá viver a sua vida! O resultado no romance? Ela passa a te valorizar mais!

9. Invistam em interesses mútuos
Apesar de manterem atividades extraconjugais, vale vocês terem atividades que motivem os dois a fazerem juntos. O que os dois gostam? Livros, cinema, viagens, algum jogo específico? Vejam o que ambos curtem e passem a ter um passatempo juntos. Isso aumentará o assunto entre vocês, as saídas ficarão mais divertidas e vocês se verão como amigos, fortalecendo a união.

10. Não sufoque!!!
Deixe que a pessoa tenha seus momentos sozinhos e silenciosos. Todos precisamos disso. Às vezes, sem querer, impomos nossa presença. A dica é apostar em atividades que não envolvam seu parceiro(a) para poder deixá-lo com tempo livre, só para ele. Quando moramos com alguém isso torna-se ainda mais importante, pois não tem para onde “fugir”. O legal é que vocês possam ter ambientes de descanso separados. E saibam que é mais fácil perder do que segurar alguém por conta da “proteção excessiva”. Normalmente esse sentimento de posse tem a ver com os ciúmes, medo de perder, mas pode ser por falta do que fazer também.

11. Controle-se nas críticas
E reconheça seus erros! Isso mesmo! Meça as suas palavras e comece a observar se só a pessoa tem defeitos. Será que você não está sendo chato e repetitivo? E se está, porque que até agora a pessoa não mudou de atitude? Vai ver ser chato e repetitivo não é o jeito certo de conseguir o que quer. Primeiro converse. Segundo, passe a elogiar quando a pessoa fez algo que você gostou. Ninguém muda no tranco. Criticar só fará a pessoa se afastar de você e te achar inconveniente e insatisfeita.

12. Tolere e seja paciente
Qualquer relacionamento duradouro baseia-se em paciência. Se você ama e tem a intensão de ficar para sempre com a pessoa, aprenda a relevar. Tente entender uma atitude antes de discutir sobre ela. Respeite o cansaço da pessoa no fim do dia e da semana. Se ela falou algo que te magoou, não revida, ela logo perceberá que está errada. Se revidar, a briga tende a seguir e vocês podem falar coisas fortes e irreversíveis.

13. Cobre menos
Principalmente quando moramos juntos, a tendência é que as mulheres se tornem “mães” dos seus maridos (e tem casos contrários também). Vocês devem formam uma dupla, manter uma parceria, uma amizade. Então cobrar não pode tornar-se comum. Ria e solte uma piada de uma situação estranha e que você não gosta, como quando a pessoa deixa a toalha molhada em cima da cama. Fará bem para o relacionamento e deixará a vida mais leve!

14. Confie!
O relacionamento não se sustenta sem confiança. Ela fará com que você realize praticamente todos os passos anteriores sem muito esforço. Caso você não consiga confiar no seu parceiro(a), o melhor é reavaliar esse relacionamento.

15. Surpreenda sempre
Por fim e não menos importante, aposte em agradinhos fora de época, mande mensagens, ligue, dê presentinhos, saia sem rumo com o parceiro, leve-a para um passeio ou viagem de última hora! A surpresa reativa o desejo, faz com a pessoa se sinta importante, sinta orgulho perante as pessoas e lembre o quanto você é especial.

E aí, meus amores, vamos começar a colocar todas as 15 dicas em práticas ainda hoje? Vamos reativar o romance que existe entre o casal!

Para receberem novidades em primeira mão, cadastrem gratuitamente o e-mail aqui!

Beijoooos!

 

Vetor e imagens: Shutterstock.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Uma resposta para “15 atitudes para manter o equilíbrio no relacionamento”

  1. Brenda disse:

    Boa tarde,

    Muito bacana o post, gostaria de receber no meu e-mail mais dicas, beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *