Superação Rejana: vida nova ao vencer o câncer e a obesidade

3

A história de superação de hoje é um pouco diferente. Rejana Waks, de 39 anos, engordou 34Kg após descobrir um câncer na tireoide logo após a gravidez, chegando aos 94Kg. Sofreu com o sedentarismo, com a compulsão alimentar e com o medo, mas ultrapassou essas barreiras! Venceu o câncer e emagreceu 20Kg em apenas 11 meses! Hoje, renovada, essa guerreira conta como conseguiu!

Venham se inspirar e acreditar em um amanhã melhor!

Superação-Rejana-Waks-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

O excesso de peso chegou
Rejana sempre foi magra, sarada e esportista! Era disciplinada na alimentação e até engravidar não havia problemas com a saúde ou com o corpo. Casou aos 33 com 65Kg! O filho veio após o primeiro ano de casamento. Eles haviam planejado e tudo corria maravilhosamente bem.

Mas no quinto mês de gravidez a tireoide de Rejana simplesmente parou de funcionar, passando a sofrer hipotireoidismo. E mesmo com reposição hormonal, engordou 34Kg.

Nesse momento ninguém a poupou ou ao menos perguntavam se estava passando por algum problema. Ela conta que ouvia coisas desagradáveis o tempo todo, inclusive durante seu chá de bebê. “Ouvi coisas do tipo ‘você estragou seu corpo’ ou ‘era tão linda’”, revela.

Junto com o nascimento de seu filho, acabou também seu tratamento de tireoide e ela estava pronta para recuperar o seu corpo e queria, inclusive, engravidar mais uma vez. Mas o peso não voltava. Preocupada, Rejane resolveu fazer alguns exames e descobriu que estava com câncer na tireoide. Teve que retirar a glândula e fazer radiação à base de iodo.

O sedentarismo tomou conta de sua vida durante o tratamento contra o câncer e Rejana passou a descontar tudo na comida. Chegou a pedir ajuda para a sua médica, mas o objetivo dela era curar Rejana. “Agora não é hora para isso, ela dizia”, conta.

A sua autoestima baixou consideravelmente, tinha vergonha do seu corpo, sentia falta de usar as peças lindas que tinha no guarda-roupas, estava sempre estressada e inchada, e tinha medo pelo filho, que precisava dela!

O que a motivou lutar
O filho, que já estava com 2 anos quando descobriu que estava com câncer, foi sua maior motivação para vencer a doença. “Antes de pensar em estar magra e bonita, pensei em ter saúde para cuidar do meu filho”, lembra.

Tinha que dar início a uma reeducação alimentar e sair do sedentarismo! E foi o que fez após lutar 1 ano contra o câncer.

Superação-Rejana-Waks-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

A dieta
Rejana voltou a ter disciplina na alimentação, apostou na reeducação alimentar e incluiu aveia e oleaginosas, e apostou bastante nas receitas lowcarb, de baixo teor de carboidrato em seu novo cardápio semanal. Nos primeiros 3 meses restringiu bastante a alimentação, depois disso, decidiu que nos finais de semana a alimentação seria livre.

Como ela vinha de um caso diferente, havia saído a pouco de um quadro de câncer, os médicos a instruíram para que não apostasse em nada muito radical, e a reeducação alimentar encaixou perfeitamente nessa mudança. Para quem quer começar vale conhecer a dieta de trocas, que ensina como iniciar a reeducação.

Rejana decidiu criar metas para ficar mais motivada em alcançar seu objetivo, assim como ensino aqui. Como sofre com problemas hormonais, devido à falta da tireoide, estipulou que perderia 27Kg em 1 ano e meio, e em 11 meses atingiu 20Kg! Faltando apenas 7Kg para sua meta final.

Tentações
Rejana adorava guloseimas, doces e seu prato favorito era a quiche! Para driblar essas delícias, ela sempre lembra de suas fotos de biquíni de 10 anos atrás, para dar um estímulo na força de vontade.

Mas, vale dar uma olhada nas dicas de como vencer a compulsão por doces, que separei aqui, e também nas receitas magrinhas. Tem doces deliciosos que podem ser incluídos na dieta sem medo, vejam aqui, e também uma quiche maravilhosa sem glúten, vejam aqui e anotem essa receita! O que vale é a imaginação!

Superação-Rejana-Waks-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

Exercícios
Rejana sempre foi adepta aos exercícios, gostava de jiu-jitsu, ginástica, mergulho, tudo, menos ficar parada. Mas durante o tratamento do câncer precisou ficar em repouso e passou 1 ano inteiro sem fazer nenhuma atividade física. Além disso, uma das sequelas do câncer foi a paralisia de uma de suas pregas vocais, que dificultava sua respiração e a fazia sentir falta de ar.

Para resolver isso, Rejana foi em um fonoaudiólogo e contratou um personal para a acompanhar na academia. Assim, o trabalho era em equipe: o fono prescrevia e o personal auxiliava até onde ela poderia ir nos treinos.

No começo foi difícil, mas logo Rejana já estava conseguindo terminar uma aula se spining, coisa que antes seria impossível. Desde então, faz musculação diariamente!

O segredo para manter a rotina nos exercícios sempre foi mudar de atividades para não enjoar, diz ela. Então Rejana intercala as atividades: corre, faz balet fitnes e bicicleta. Mas nunca mais quer parar! “Acordo às 7h, arrumo meu filho para a escola e vou direto para academia, faça chuva ou faça sol!!”.

Rejana ainda não atingiu a sua meta! Ela quer perder mais 7Kg!

O maridão é seu maior incentivador. “Malha comigo e me ajuda e nunca desistir”, conta. Hoje eles moram em um condomínio que tem academia, então sempre descem juntos para malhar e fazem parte de um time de vôlei criado entre amigos.

Superação-Rejana-Waks-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Teve vontade de desistir?
Rejana nunca teve vontade de desistir! O desânimo chegava a bater quando queria malhar e não conseguia respirar devido a sequela da cirurgia. Mas “nunca perdi a vontade de melhorar”, diz.

Outra dificuldade, mas bem mais tranquila, eram nas viagens. Mesmo sendo difícil, ela sempre manteve a dieta em seus passeios! E dá até para manter os exercícios, como eu faço, vejam aqui! É isso aí, nada de desistir!

Para manter o foco, a internet foi e ainda está sendo uma grande amiga, onde ela compartilha o seu progresso por meio das redes sociais Facebook e Instagram, e onde também encontra histórias parecidas com a sua, como no Superação.

Hoje
Rejana acredita que o verdadeiro emagrecimento está na mudança de hábitos, que nada seria possível sem apostar na alimentação certa e voltar a se exercitar. Hoje ela está com a confiança nas alturas, sente-se capaz de superar qualquer barreira! Emagreceu 21Kg em apenas 11 meses após vencer um câncer!

Sua saga resume-se em driblar as dificuldades e os medos de passar por uma doença tão agressiva durante o momento mais feliz de sua vida: a primeira gestação, que foi planejada e esperada com tanto amor.

Em setembro desse ano ela faz 40 anos e seu maior presente será viajar para o Chile usando a roupa de esqui de quando era solteira! Diz que vai ter uma segunda lua de mel com o maridão! É isso aí, ninguém mais segura Rejana!

Feliz, mais viva, mas bonita, com a saúde a mil e com muita disposição para a família! Essa é a Rejana Walks! Tá bom ou querem mais? Vocês também podem tudo, é só acreditarem! 🙂 Vejam aqui como eu consegui e aqui outras histórias de superação!

Peso antes: 94kg  Peso agora: 73kg  Altura: 1,63m
Tempo de emagrecimento: 11 meses.

Superação-Rejana-Waks-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

 

Vetores: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

3 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Mimis, também passei por isso. Tive câncer de tireóide em 2014, a minha médica dizia a mesma coisa… ( vamos curar primeiro). Hoje, dois anos depois, estou na luta. Nunca fui magra, mas com a doença cheguei aos 124kg. Comecei a reeducação em agosto, já perdi 17kg e minha meta é chegar aos 70kg. Força e foco! Adoro seu blog! Beijos 🙂

×