Funcionário exemplar: 10 dicas para se dar bem no emprego

3

Que tal passar a ser valorizado e tornar-se o profissional que toda a empresa quer ter no seu quadro de funcionários? Primeiro de tudo, devemos observar nosso comportamento. Isso mesmo, muitas das nossas atitudes vão nos incluir ou excluir do mercado de trabalho e do tão sonhado sucesso profissional. E segundo, devemos pensar no que nos satisfaz, afinal, vamos passar a maior parte do dia executando uma determinada atividade e gostar ou não dela vai mudar tudo. Para facilitar a ascensão profissional, montei uma lista com 10 dicas que podem ser empregadas em qualquer área profissional.

Confiram e coloquem-nas em prática o quanto antes! Façam acontecer e acreditem no sucesso!

se-dar-bem-no-emprego-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post
1. Diferencie chefe de mentor
Muitas vezes não concordamos com as atitudes do nosso chefe, e ele pode não ser nosso foco de inspiração profissional. Ou, até mesmo por falta de tempo disponível, ele não seja tão acessível. Por isso existe a figura do mentor. Normalmente um profissional acima de nós, que já sabe o melhor caminho a trilhar e está disponível para ajudar. Ele é quem vai nos guiar no desenvolvimento pessoal e profissional.

2. Prefira demorar a tomar uma atitude impensada
Pense que todo trabalho feito por você leva a sua assinatura e que todos estão observando o que você está produzindo. Assim fica fácil entender que quantidade não é sinônimo de qualidade. E nesse caso, prefira sempre ficar com a qualidade. Toda tomada de decisão, toda ação, por pequena que pareça, está sendo incluída no seu histórico profissional.

3. Torne-se multifuncional e mostre resultados
O que todas as empresas procuram é um superprofissional, capaz de fazer tudo, de forma perfeita e dentro dos prazos. Tente aprender e esteja disponível para apoiar um projeto extra. Parece demais, mas este já é o perfil dos novos funcionários. Mas, e a questão da qualidade? Já que atitudes impensadas não devem ser colocadas em prática, aprenda a pensar e a tomar decisões de forma rápida. A qualidade deve imperar, claro, mas os trabalhos devem ser entregues dentro do prazo.

4. Aja como um profissional
Qualquer que seja a área e a quantidade de trabalho, é necessária manter a postura profissional, que engloba diversas ações, dentre elas estão: a disciplina com horários e compromissos; a postura reservada, tomando cuidado com o que fala e como fala, e vestindo-se adequadamente; a ética nas tomadas de decisões; a simpatia e a disponibilidade para com chefes e demais colegas; e até mesmo a positividade, sempre enxergando uma possibilidade de ascensão das propostas e mudanças profissionais. Lembre-se que tudo está sendo observado.

5. Saiba receber um feedback
Feedback é um retorno de alguém sobre o seu trabalho, que pode ser tanto positivo como negativo. Com ela, você saberá no que pode melhorar, então, mesmo que não ache justo, escute e pense sobre o assunto. Se for positivo, agradeça, mas não deixe que isso te conforte, nem sempre elogios são sinceros. Se for negativo, não tente dar desculpas ou explicar, a menos que for solicitado. Apenas agradeça também. A partir desse momento, é hora de reajustar suas ações.

6. Não se acomode, profissionalize-se
Sempre é bom melhorar o currículo! Faça cursos de aperfeiçoamento na área em que trabalha ou que te leve mais próximo ao cargo que almeja. Existem cursos gratuitos e muitos tutoriais gratuitos na internet. Ou seja, mesmo sem condições ou auxílio da empresa, é possível estudar. Isso fará com que você fique aberto às possibilidades, tanto dentro como fora de sua empresa. Não se acomode e jamais desista de seus sonhos!

7. Pratique o Networking
Networking nada mais é que criar laços com pessoas da mesma área que você, com interesses comuns. A ideia é estar sempre em contato com pessoas influentes, novidades e eventos que façam com que você seja sempre visto e lembrado. Aproveite bastante das redes sociais para isso, compartilhando assuntos pertinentes em relação ao interesse desse grupo em especial.

8. Permaneça no mercado de trabalho
Para praticar um bom Networking, aprenda a manter os laços. Ao sair de uma empresa, por exemplo, mantenha uma boa relação ela. Continue em contato com os colegas e chefes. Mantenha-os em sua rede de contatos. Com o tempo, sua rede tende a aumentar cada vez mais, e com ela, suas possibilidades. Não sabemos do dia de amanhã, então, permaneça bem quisto no mercado.

9. Aprenda a lidar com o fracasso
Nem tudo são flores. Mesmo que você mantenha um padrão de qualidade haverá problemas ao longo da jornada profissional. Coloque na cabeça que isso é normal! Todos nós cometemos erros. O que não pode acontecer é mostrar irritação ou entrar em depressão por causa disso. Erga a cabeça e faça novamente, pois alcança o sucesso quem não perde o entusiasmo!

10. Dinheiro não é tudo
A qualidade de vida não está relacionada com ganhar mais. Grandes salários vêm com grandes responsabilidades. Cargos altos, podem dar notoriedade curricular, mas dão mais dores de cabeça também. Outro ponto é trabalhar em uma empresa que esteja aliada às suas ideias. Pense no que realmente você quer, respeite suas ideologias, evite se sobrecarregar e o resultado será uma vida profissional sem frustrações.

Colocando essas dicas em prática é quase que impossível não chegar no objetivo almejado! Espero que tenham curtindo! Mandem sugestões e dúvidas por meio dos comentários! Quero saber como anda a vida de vocês!

Gente, essas dicas comportamentais fazem parte da nova categoria do blog! Todo mês trago dicas para que alcancem a qualidade de vida de forma plena! Vejam AQUI as demais dicas e cadastrem aqui o e-mail gratuitamente para receberem as novidades em primeira mão!

Beijos!

 

Imagens e vetor: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

3 Comentários Mostrar comentários

  1. Esteja sempre de bom humor, uma simples palavra de bom dia pode deixar seu dia mais feliz e agradável.
    Não deixe que a rotina do trabalho atrapalhe sua convivência com colegas de trabalho.

  2. Samila Fontenele em

    Gostei muito das suas dicas, pois minha escola é uma profissional e querendo ou não aprendemos e vivemos muito disso. São ótimas dicas tanto pra quem está começando agora ou quem já tem um bom tempo em carreira profissional. Também gostei muito da última frase da dica número 9, serviu como uma motivação pra mim.

×