Superação Thiago Alencar: menos 25kg em apenas 5 meses

Por Michelle Franzoni em 02 de setembro de 2016

Aos 20 anos, Thiago Alencar já sabe bem como lidar com obstáculos! Ele eliminou 25Kg em 5 meses apostando apenas na reeducação alimentar e no muay thai. No começo parecia um sonho bobo e distante, mas ele lutou, acreditou e alcançou seu objetivo de forma rápida!

Thiago estava com sérios problemas! Além da autoestima, problemas cardíacos passaram a fazer parte de sua vida. Estava com 103Kg, na obesidade de grau 2 e tudo isso só parecia que o afundaria ainda mais.

Mas ele conseguiu! Livrou-se da compulsão alimentar e do sedentarismo com mudanças práticas no seu dia a dia!

Apostem na mudança do Thiago e inspirem-se também!

Superação-thiago-alencar-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Como engordou
Os hábitos alimentares de Thiago passaram a ficar ruins na época da escola, quando os pais já não tinham tanto controle sobre seus lanches. Todos os dias ele comia hambúrgueres ou cachorro quente, e tudo isso acompanhado de refrigerante. Amava doces e salgados fritos ou industrializados. Comia tudo sem qualquer rotina alimentar.

A família tentava regular, mas não conseguia, e Thiago era o único acima do peso em casa. Ele chegou a tentar dietas, mas nada durava muito tempo. A comida tornou-se para ele válvula de escape para todos os momentos e sentimentos. Comia para satisfazer seus desejos e até mesmo como distração. Estava entrando em um quadro de compulsão alimentar.

Logo, além do distúrbio alimentar, Thiago passou a sofrer de problemas cardíacos e começou a tomar remédios para hipertensão. Sua obesidade estava no grau 2, e ele se viu com 103Kg!

Motivação para a mudança
Thiago sentia-se desconfortável sempre. Tinha medo ao sentar, de não caber em determinados lugares, já não encontrava roupas na sua numeração e sentia que a qualquer momento poderia sofrer algum tipo de preconceito. “Eu não era totalmente feliz”, revela.

Os motivos para querer mudar aquela situação foram se acumulando e o assustando cada vez mais.

O ponta pé inicial veio ao marcar uma viagem nas férias de verão para o Nordeste. Pensou em emagrecer para chegar lá mais disposto, além disso, era comum deixar de ir à praia com amigos por conta da vergonha do corpo. Então, com uma meta na cabeça, a mudança sairia de vez do papel.

Superação-thiago-alencar-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Os primeiros passos
Thiago começou a reeducação alimentar e as atividades físicas no mesmo momento. Matriculou-se na academia de Muay thai, sendo o único exercício que praticou durante os seus 5 meses de emagrecimento e iniciou uma dieta.

Ele chegou a se consultar com uma nutricionista, mas achou seu cardápio muito complexo. Então preferiu criar a suas próprias regras. Com algumas informações obtidas na internet, diminuiu os carboidratos, principalmente antes de dormir, e passou a ingerir mais água e frutas.

A dieta de Thiago
A aposta foi certeira: a Dieta de Trocas foi seu apoio para a reeducação alimentar. Vejam aqui como funciona.

Thiago então passou a comer alimentos integrais, como arroz, macarrão e pães. Trocou refrigerantes e sucos industrializados pelos sucos naturais, o açúcar pelo adoçante, o leite integral pelo leite em pó desnatado, queijos pelos queijos brancos. Passou a comer mais carnes brancas e saladas. Cortou o óleo comum por óleo de coco.

No almoço passou a comer apenas uma porção de carboidrato (arroz ou macarrão integral, ou batata doce), uma porção de proteínas e saladas em geral. E no jantar apostava apenas em saladas ou suco natural.

Para Thiago, planejamento alimentar é essencial, assim como mostro aqui! No seu caso, sempre preparava a marmita a noite de todos os alimentos que comeria durante o dia seguinte. “Com isso, não precisava comprar comida na rua e cair na tentação de comprar um doce ou algum alimento industrial”, revela. E passou, com isso a se alimentar de 3 em 3 horas. Estava sempre preparado!

É bacana criar um cardápio semanal para se pautar e guiar a dieta. Vejam aqui como ficou o meu. O mesmo é apostar nas dicas da dieta semanal, que mostro nesse post, o que facilita quem tem vida agitada e pouco tempo para pensar em dieta todos os dias.

Superação-thiago-alencar-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

E as tentações?
No começo estava difícil manter a linha, então Thiago resolveu apostar no “dia do lixo” uma vez por semana. Mas, mesmo suas refeições extras eram com receitas diferentes saudáveis. Vejam aqui as várias opções deliciosas.

Sentia falta do fast-food, mas quando passava na frente de lanchonetes, observava as pessoas que estavam ali. “A maioria eram pessoas acima do peso, então isso me mantinha firme na dieta, não queria continuar daquele jeito”, lembra.

Como motivação, Thiago olhava os superações do blog, para ver que era sim possível mudar! Ele também apostava em se pesar com frequência, e quando o ponteiro da balança descia era uma festa. “Com isso, via que estava seguindo caminho certo e não podia cair em tentação”, conta. Para quem está nesse período, vale conferir essas dicas aqui, que eu explico a forma certa de se pesar.

Quando não aguentava e saia da dieta, não se deixava abater, recuperava o foco já na refeição seguinte.

O apoio externo
Além de querer muito, o apoio das pessoas próximas ajuda bastante, como já mostrei aqui. No caso de Thiago não foi diferente. A família esteve muito presente nessa sua transformação. A mãe foi sua maior auxiliadora, sempre o ajudando na preparação das receitas saudáveis e preparações de marmitas. A irmã trabalha na área da saúde, e sempre o auxiliou no que era necessário nesse quesito.

Os amigos e a namorada não acreditaram muito, pois achavam que era mais uma dieta ou tentativa de emagrecer, mas quando Thiago eliminou os primeiros 10kg todos ficaram muito surpresos e ele ganhou ainda mais apoiadores!

Os exercícios físicos
Thiago sabia que para emagrecer precisaria malhar ou praticar algum exercício físico. Mesmo acima do peso, conta que foi se matricular na academia de Muay thai de cabeça erguida., pois sabia que aquela era a única forma de começar e atingir seu objetivo. A sua dica para quem sente vergonha é procurar algo que goste e sinta à vontade, como no seu caso, que foi fazer Muay thai. Ou ainda, procure uma boa companhia para começar, pois, ás vezes a companhia de um amigo ou familiar certamente fará a diferença.

Hoje, além do Muay thai todos os dias, 3x na semana Thiago procura fazer musculação e aos finais de semana sempre tenta realizar programas que envolvam atividades físicas, como trilhas, corridas no parque ou passeio com o seu cachorro.

Sua meta atualmente é emagrecer mais 4Kg e aumentar o peso com massa magra!

Superação-thiago-alencar-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

O segredo do sucesso
Para Thiago, o segredo do seu corpo reagir tão rápido (apenas 5 meses), foi o Muay thai. Ele acredita que por ser uma prática aeróbica intensa, ele perdia muitas calorias! Isso, claro, em sintonia com a sua reeducação alimentar.

Já na parte emocional, o seu segredo do sucesso foi a força de vontade! “Por mais que parecesse impossível, eu acreditei”, conta.

O novo Thiago
Hoje, Thiago sente-se muito mais disposto. Desde pequenas caminhadas e subidas de escadas a fazer trilhas e explorar novos caminhos, tudo ficou simples, fácil e gostoso. Sente-se seguro para ir a qualquer lugar, inclusive à praia. Está feliz, saudável e com a autoestima nas alturas!

Passou a curtir os hábitos saudáveis que adquiriu e aprendeu que o equilíbrio na alimentação é tudo, hoje sabe dosar e que não precisa cortar todas as gulodices da vida! Vejam como está o Thiago no instagram dele! 

E aí, querem mudar de vida também?? Aproveitem essa história para se inspirar, conheçam aqui a minha história também e inscrevam seus e-mails aqui para receberem gratuitamente informações e dicas em primeira mão!

Quero ver todos vitoriosos! Vamos lá!

Peso antes: 103kg Peso agora: 78kg Altura: 1,73m
Tempo de emagrecimento: 5 meses.

Superação-thiago-alencar-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

 

Vetores: Shutterstock.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

6 respostas para “Superação Thiago Alencar: menos 25kg em apenas 5 meses”

  1. Ana Amorim disse:

    Bom dia….mando esta mensagem mas nem sei bem o porquê mas acho que é para ver se ganho um incentivo para continuar a minha luta… sei que têm que vir de mim a vontade mas estou sem força…. e sei que é mais uma história que já deve estar cansada de ouvir ou ler. … à 3 anos atrás entrei num processo de emagrecimento consegui perder 25 quilos em 9 meses através do exercício físico, contratei um PT e a coisa deu certo. …até que tive uma lesão e tive que parar por uns tempos depois devido a impossibilidade económico tive que deixar o PT com isso deixei o exercício por completo …claro passado um ano estou gorda outra vez não sei bem quanto engordei mas penso que mais de 15 quilos…. com isto ando triste e desanimada… sei que tenho que ir buscar forças e ir porque isto é para mim…. mas tá difícil. … Acho que já não sei começar…. acho que sem o PT não vou conseguir… Resumindo estou a sentir-me gorda feia e não consigo fazer nada para mudar por preguiça, por falta de força, por falta de incentivo, por falta de vontade não sei porquê mas não estou a fazer nada para mudar e cada vez sinto-me mais triste.

    Obrigada,

  2. Thiago lessa disse:

    Todos sabemos o que devemos fazer para perder peso e consequentemente ter uma vida mais saudavel. Isso e igual falar que cigarro faz mal pra saude. O problema e que ninguem quer se submeter ao sacrificio para obter os resultados positivos.

  3. Lana Bello disse:

    Sempre vejo vc mencionando o tempo do seu emagrecimento, as pessoas enfatizam isso quando dão depoimento em seu site. Quando emagreci, eliminei em torno de 25kg, minha médica foi muito enfática, Lana não emagreça rápido, pois, vc pode acarretar doenças e uma delas é a diabete. Inicialmente achei exagero, mas obedeci. Até que conheci um rapaz que eliminou 30kg em 6 meses e ele disse que teve diabetes por esse motivo. Enfim, só quero alerta-la, pq esses emagrecimentos de 10 meses 33kg, acho que por mais que vc o tenha feito de forma ‘saudável’ pode ser algo que prejudique algum de seus seguidores.

    Obs.: Respeito muito seu trabalho e a admiro, por isso resolvi comentar. Abraços Michelle

    • Michelle Franzoni disse:

      Olá Lana. Minha perda de peso foi normal e saudável. 3,3 kg por mes. Cada pessoa é diferente e por isso que dieta não tem fórmula mágica. O ideal é procurar um profissional se houver dúvidas. Beijos!

  4. Carla disse:

    Bom dia!

    Estou adorando as histórias de superação. Está sendo um grande incentivo para mim.

    Obrigada Mimis

    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *