Superação Bruna Raissa: 42Kg a menos sem academia

Por Michelle Franzoni em 16 de setembro de 2016

A compulsão alimentar chegou de mansinho na vida de Bruna Raissa Machado, de 25 anos, levando-a a usar a comida como válvula de escape em todos os momentos, sendo esses bons ou ruins. Comia mesmo sem fome. Esse distúrbio é uma faca de dois gumes, num momento de deixa feliz, no outro te consome de tristeza. Sentia-se mal de comer, mas também um prazer indescritível.

Bruna chegou aos 105Kg! Estava sem ânimo, sem disposição para nada mais, a não ser comer mais. Mas ela tinha que mudar isso! Ela sentia que sua juventude estava esvaindo-se pelos seus dedos. Após cair a ficha, foram apenas 14 meses para ela eliminar 42Kg com reeducação alimentar e exercícios físicos feitos em casa!

Superação-Bruna-Raissa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

O excesso de peso
Quando criança, Bruna era considerada saudável e, por isso, os pais não se preocupavam com a sua alimentação. O resultado da falta de orientação passou a aparecer na adolescência, quando Bruna passou a comer mais. Foi quando começou a engordar e o excesso de peso passou a fazer parte de sua vida.

Bruna teve três filhos e o corpo já não era mais o mesmo. “Meu peso só subia e fui para o meu peso máximo, 105kg”, conta.

Apesar de dizer para todos e afirmar com todas as forças em frente ao espelho que não se importava com o excesso de peso, intimamente não se aceitava e sentia-se infeliz. Descontava a frustação na comida e isso passou a ser um círculo vicioso e triste.

Além de uma autoestima baixa, ter problemas para encontrar roupas que a servisse e ser constantemente vítima de preconceitos, Bruna começou a sentir dificuldades para brincar com seus filhos, e segundo ela, sentia-se como uma idosa, mesmo estando no auge da juventude, com 20 e poucos anos.

Bruna comia mesmo sem fome e chegava a passar mal de tanto comer. Sabendo que precisava mudar aquela situação, Bruna passou a se enganar, comendo escondido.

Seu problema era claro: compulsão alimentar. A tristeza, a ansiedade, e até as alegrias, tudo era abafado ou, no caso das alegrias, festejado, com muita comida. E ela tinha que cuidar desse distúrbio!

Superação-Bruna-Raissa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

O pontapé inicial
No aniversário de seu casamento, Bruna foi comprar uma roupa para comemorar e aí caiu a ficha. Ela teve que comprar uma roupa num número muito maior do que estava acostumada. “Me senti péssima, pois eu não escolhi a roupa, ela que me escolheu”, conta.

Foi nesse momento que Bruna decidiu mudar! Começou a pesquisar na internet, onde encontrou várias histórias de superação de pessoas que conseguiram emagrecer sem cirurgia! Era isso que faltava, ver que era possível!

“O primeiro passo é tomar consciência de que você não aceita mais ter aquele peso”, revela.

A alimentação
Bruna trabalha na área alimentícia, o que tem suas vantagens e desvantagens. Ela sempre foi boa na cozinha e sempre gostou de cozinhar! Vivia procurando receitas para fazer, e isso, de certa forma, ajudou na hora da reeducação alimentar.

A mudança na alimentação não foi nada simples! Bruna é casada e tem três filhos, o que dificulta na maioria das vezes e inibe uma mudança radical. Ela passou então a fazer uma comida separada para ela. Com o tempo, foi incluindo verduras e legumes na alimentação da casa e todos foram aderindo às novidades, mas tudo sem neuras, conta Bruna.

Seu foco não foi em uma dieta específica, mas sim na reeducação alimentar, que a faria emagrecer de verdade, evitando, inclusive, um futuro efeito sanfona.

Seu primeiro passo foi criar metas para alcançar seu objetivo, como eu ensino aqui. A ideia é saber bem o que a gente quer para passar a se motivar com todas as conquistas, mesmo as pequenas. Assim, Bruna passou a planejar sua semana e seu dias (vejam aqui como fazer isso).

Eu também planejo os meus dias, e, para facilitar, montei um cardápio semanal, assim como um cardápio de café da manhã e de lanches. Isso facilita na hora de fazer as compras, ajudando a manter o foco na dieta e na economia. Além dos cardápios, vale apostar nessa lista AQUI de alimentos que não devem faltar na geladeira de quem quer perder peso com saúde.

“A peça-chave é ter sempre uma opção saudável disponível, assim você corre menos risco de comer alguma coisa errada”, explica Bruna.

As novas escolhas
Apostando na reeducação alimentar, Bruna passou a consumir produtos lights, desnatados e integrais, tentando se alimentar da forma mais saudável e natural possível. Para ajudar, vale conferir a Dieta de Trocas, que ensina como trocar um alimento por outro sem sofrer tanto.

Bruna identificou-se bastante com os alimentos lowcarb, com baixo ou zero teor de carboidratos (vejam as receitas aqui), e isso acelerou ainda mais o seu processo.

No café da manhã, trocou o pão pelos ovos. No almoço, adotou os legumes e verduras, além das receitas maravilhosas lowcarb. Nos lanches, aposta em oleaginosas e frutas. Passou a consumir gordura vegetal, como azeite e óleo de coco, e também adotou o leite de coco delícia.

Com ajuda da Dieta de Trocas, conseguiu conhecer substitutos para os doces, frituras e refrigerantes.

Superação-Bruna-Raissa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

As tentações
No início Bruna teve que ser bem focada, radical mesmo. Com isso, aprendeu a ter disciplina, a dizer não. “Olhava para comida e dizia para mim mesma: sou mais forte. E assim fui vencendo dia por dia”, revela.

Se escorregava no seu objetivo, voltava com foco total no dia seguinte. Ela sabia de onde estava vindo e aonde queria chegar! E para esses dias tem a Dieta de Ataque. Vocês voltam para o foco rapidinho!

Economia sim!
Muita gente associa dieta à classe social, acreditam que vão passar a gastar muito mais. Mas isso não é verdade e Bruna assina em baixo! Ela conta que passou a gastar metade do que gastava no mês. Afinal, parou de ir a pizzarias, lanchonetes e cortou de vez os deliveries dos finais de semanas. Em vez disso, vai a feira toda semana e leva para casa muitas frutas, verduras e legumes.

Atividades físicas em casa
Outro ponto que mexe com as economias é a academia. Mas Bruna economizou nisso também! A espertinha fez exercícios em casa. Eu também aposto nos treinos que podem ser feitos em qualquer lugar, vejam todos aqui!

Outra ideia é se exercitar durante a faxina! Olhem aqui que legal! Também ajuda muuuito!

Bruna conta que faz exercícios apenas três vezes na semana, que preferiu focar mais na alimentação. Hoje está fazendo também boxe chinês, uma atividade que a motiva! E isso é bem legal para quem não gosta de se exercitar, escolham uma atividade divertida, que gostem. Vejam aqui qual o exercício ideal para cada um.

Superação-Bruna-Raissa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Motivação
Bruna conta que reeducar-se não é fácil! “Você tem que matar um leão por dia”, conta ela. Além disso, ninguém parece acreditar em você até que o resultado realmente comece a aparecer. Ela lembra que apenas do marido acreditava nela, a apoiava, e só depois de perder 42 Kg que amigos e conhecidos passaram a elogiar sua determinação. Hoje, alguns pedem até dicas e dizem que Bruna é um exemplo de superação.

Ela também aderiu ao truque do número menor como motivação. Comprou uma calça número 38 e está determinada a usar a calça logo! “Isso me fez não desistir”, revela. Dica boa, hein, gente!

Além disso, ela criou páginas em redes sociais, para divulgar os seus resultados. Também é bem bacana! Vejam seu facebook e seu instagram que legais!

https://www.facebook.com/projetobrunafit/?fref=ts e https://www.instagram.com/projetobrunafit/

Uma nova Bruna
Em apenas 14 meses Bruna deixou a indisposição e a infelicidade de lado ao buscar qualidade de vida! Foram 42Kg embora e hoje ela é pura autoestima! O emagrecimento foi apenas um dos inúmeros benefícios em sua vida.

Está radiante, curtindo o que os seus 25 anos têm a oferecer! E quem mais aí quer mudar de vida? Estão dispostos a reconquistar a felicidade também?

Confiram mais histórias de superação, vejam como é possível sim! Vejam também a minha história e como foi o meu processo de emagrecimento! Todos nós podemos! E eu confio em vocês!

Peso antes: 105kg Peso agora: 63kg Altura: 1,59m
Tempo de emagrecimento: 14 meses.

Superação-Bruna-Raissa-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

 

Vetores: Shutterstock.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

8 respostas para “Superação Bruna Raissa: 42Kg a menos sem academia”

  1. Jacira Ferreira da Silva disse:

    Muito bom seu trabalho, parabéns.

  2. Ildete Claudina araujo disse:

    Comecei hoje a ver as postagem do blog

  3. Ana Paula disse:

    Estou com hipotireoidismo e preciso da ajuda de vocês. Desde ja,obrigada.

  4. Fernanda disse:

    parabéns Bruna, me admira muito pessoas determinadas como vc, estou tentando perder 8 kilos e chegar no 60kg, mas olha tá difícil, preciso de vergonha na cara e foco!!! mas vou conseguir….

  5. Jucelene Alves do Amaral Goldin disse:

    Tudo muito legal, só não consegui visualizar as suas receitas.

  6. fran disse:

    Como faço para emagrecer tmbm ?

  7. Carolina Lopes disse:

    Parabéns, Bruna!
    Adoro ler as publicações sobre superação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *