7 Dicas infalíveis para conquistar um emprego

3

Gente! A crise não está fácil e tenho visto muita gente desempregado. Como está aí na cidade de vocês? Pensando nisso, eu trouxe 7 dicas de comportamento e ações infalíveis para quem quer arrumar um emprego logo! Elas servem para quem está desempregado, mas também para quem quer conquistar o primeiro emprego, ou simplesmente quer novas oportunidades profissionais, um emprego novo em folha! Sigam os passos abaixo e alcancem de vez o sucesso que merecem!

conquistar-emprego-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

1 – Tenha autoconhecimento
A primeira dica é identificar qual o seu principal talento e a sua atual capacidade de desenvolvê-lo. Ou seja, além de saber quem é você, com o que se identifica mais e tem mais facilidade de trabalhar, tenha noção do que precisa ser aprimorado e em que nível você se encaixa profissionalmente. Ter esse comportamento, faz com que os empregadores confiem mais em você.

2 – Seja seletivo
Mostre para os outros, e para você também, que tem um foco, que sabe o que quer e onde quer chegar. Não adianta enviar currículo para qualquer empresa. Escolha empresas e vagas com que se identifique e que sejam da sua área. Isso diminui as chances de respostas negativas e, lá na frente, de frustração no trabalho, por fazer o que não gosta ou não acredita.

3 – Faça muito networking
Quem não é visto não é lembrado. Frase clichê e que traduz perfeitamente o networking. A ideia é manter contato com as pessoas que você vai conhecendo em eventos, cursos, trabalhos. Alimente constantemente essas “amizades” com encontros, afinal, nunca se sabe quando você vai precisar da ajuda de algum deles.

4 – Atente-se às redes sociais
Os empregadores usam as redes sociais para conhecer um pouco mais dos candidatos. O que fazem nas horas de folga, do que gostam, qual a personalidade do indivíduo e qual a importância que dão a profissão que escolheram. Então, sabendo de tudo isso, aproveite essas ferramentas para expor informações positivas e suas caraterísticas boas. As redes sociais são como uma extensão do currículo. Mantenha seu perfil atualizado, com os seus últimos trabalhos, cursos, conquistas profissionais e sempre pense antes de postar qualquer coisa, como textos, fotos e check-in, que escancarem demais a sua vida pessoal.

5 – Esteja por dentro de tudo
Saiba sempre das últimas notícias. Como são muitas informações, atente-se as mais relevantes e naquelas com ênfase na sua área. Aposte na leitura de jornais diários, existem muitos canais onlines também, escolha o seu preferido. E ao ser chamado para uma entrevista de emprego, pesquise sobre a empresa, busque informações sobre seu modo de trabalhar e seu foco. Ter conhecimento e mostrar que sabe o que está falando – e com quem está falando – é um ponto a mais.

6 – Atualize-se constantemente
Além de estar sempre atento às novidades de sua área, lendo jornais ou captando informações por meio de networking e redes sociais, aposte também em cursos de aperfeiçoamento. Muitos cursos são disponibilizados no youtube de forma gratuita. Não tem desculpa. Procure, informe-se e atualize-se. Isso mostra que você não está parado no tempo, é proativo e tem vontade de crescer na sua área.

7 – Apresente-se adequadamente
Claro que escolher o traje ideal e estar com a higiene em dia são fundamentais, mas já sabemos disso. O diferencial estará na apresentação do seu trabalho. Monte um currículo especial e direcionado para a vaga que você está se candidatando, deixando nele apenas as experiências e cursos que tenham a ver com ela. Se na sua área há a possibilidade de criar um portfólio, melhor ainda, use sua criatividade e inclua seus melhores trabalhos. Essa apresentação vai mostrar duas coisas: como é o seu trabalho e como é que você trabalha. Aproveite para cadastrar seu currículo em sites de emprego.

Gente, e mantenham a confiança, acreditem que o que é de vocês vai chegar! Se não deu nesse, é porque a vaga não era para ser sua e vai aparecer algum muito melhor!

E para quem não está feliz no emprego onde está, é hora de levantar da cadeira e buscar algo novo. A realização pessoal está diretamente ligada à profissional, se não estamos muito bem no trabalho o estresse começa a querer tomar conta da nossa vida e todos a nossa volta sofrem também. A vida é cheia de altos e baixos, mas podemos vencer todos os obstáculos. Só depende de nós! 🙂

Boa sorte, meus queridos!
Beeeijos!

 

Vetor e imagens: Shutterstock.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

3 Comentários Mostrar comentários

×