Alimentos que ajudam a regular a tireoide

24

A gente escuta muito falar em hipotireoidismo e hipertireoidismo, e normalmente os relacionamos a alterações no peso. Mas, como evitá-los? Uma saída fácil e aliada da dieta saudável, é apostar em alimentos ricos em certos nutrientes, como: iodo, zinco, selênio e ômega-3, que ajudam na formação e distribuição dos hormônios reguladores da glândula tireoide. Para ajudar, listei os principais alimentos reguladores, e também mais fáceis de se serem encontrados e incluídos no cardápio diário. Deem uma olhada!

ATENÇÃO: essa lista não é para quem sofre desses dois distúrbios, mas sim para quem quer evitá-los! Se você já tem hiper ou hipo, deve seguir o cardápio recomendado pelo médico! 😉

 

regular-tireoide-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Agora que vocês já sabem em quais alimentos apostar, bora fazer a feira! Ah e tem mais, além de reguladores da tireoide – e por isso já grandes aliados da qualidade de vida – , todos os 11 alimentos caem como uma luva na dieta de emagrecimento. Por isso, fiz também uma listinha dos alimentos que já possuem receitas e dicas de consumo no blog!

Cliquem nos alimentos para abrir as receitas e dicas!

Quinoa
Peixes
Algas marinhas 
Castanha-do-pará
Ovo
Feijão
Linhaça
Abacate

Entenda os distúrbios
O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são distúrbios em uma das glândulas mais importantes do corpo humano: a tireoide, localizada no pescoço, na região conhecida como pomo de adão. Ela é quem regula órgãos importantes, como o coração e o cérebro. Além disso, interfere diretamente no crescimento, no ciclo menstrual, na fertilidade, na memória, no humor e, claro, no peso!

A função da tireoide é produzir, armazenar, secretar e auxiliar na atuação dos hormônios T3 (Triiodotironina), T4 (Tiroxina) e calcitonina. Os distúrbios ocorrem quando há um aumento ou diminuição nesse processo, afetando diretamente o metabolismo, o que pode vir a atrapalhar quem está tentando emagrecer, como já mostrei aqui.

Sintomas
Fiquem atentos aos sintomas mais frequentes, como: alteração no peso, aumento de apetite, desânimo, cansaço, irritação, ciclo menstrual desregulado, alterações na frequência cardíaca, aumento de sensibilidade, formigamento ou dormência nas mãos. Existe ainda a possibilidade de haver o desenvolvimento do bócio, comumente chamado de papo. Qualquer dúvida ou suspeita procurem o médico! Vale fazer também exames de rotina para manter tudo em equilíbrio.

Para quem já tem hipo ou hiper!
Estes são os alimentos que ajudam a equilibrar o trabalho da glândula, evitando o hipo ou hipertireoidismo de forma natural. Porém, quem já tem um dos dois distúrbios deve ficar atento aos alimentos proibidos em cada um dos casos e, provavelmente o seu médico já deu uma listinha com todos eles. No caso do hipo, deve-se evitar couves, então nada de suco verde detox, por exemplo. E no caso do hiper, nada de alimentos ricos em iodo, como as algas marinhas e as castanhas citadas acima.

Mas isso é questão para um novo post. O que acham? Posso criar uma lista especial para cada um dos dois. Vocês querem?

Espero que tenham gostado! Beeeeijos! Mandem sugestões nos comentários!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

24 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis td bem? adorei o post, tenho hipo a anos, mais meu medico nunca me disse o que poderia comer ou não, faça uma matéria sobre, por favor.

    Obrigada!

  2. cristiane guedes em

    Eu tenho tireoide a minha eu engordo sem comer muito faço tratamento mas não consigo perder peso como faço para que eu consiga ter uma alimentação saudável e consiga perder alguns quilinhos.

  3. TENHO HIPOTIROIDISMO, SOU INTOLERANTE A LACTOSE E AO GLÚTEM , FAÇO ACOMPANHAMENTO COM ENDOCRINOLOGISTA DE TRÊS EM TRÊS MESES, FAÇO ATIVIDADE FISICA E TENHO MEU PESO CONTROLADO, MAS NÃO SABIA O QUE NÃO PODIA COMER. ESTAVA TOMANDO MUITO SUCO DE COUVE SEM SABER.
    SEMPRE TE ACOMPANHO
    DESDE JÁ AGRADEÇO
    CLELIA

  4. Claudia Daenekas em

    Oi Mimis…

    Tenho hipo e sabia da couve. Ouvi falar o mesmo do brócolis.
    E assim como a maioria, meu metabolismo é lento e a perda de peso virou uma batalha sem fim…com poucos resultados.
    Adoraria ler mais a respeito…

    Bjo adoro seu blog

  5. Oi. Tenho hipertireoidismo, e acredite se quiser, a médica nunca falou nos melhores alimentos pra consumo nesse caso. Achei muito interessante e vou seguir suas dicas. Obrigado

  6. Boa noite! me chamo Tânia, e tenho hipotiroidismo após fazer tratamento com iodo,pois antes era hiper.Me trato com endocrinologista e todos que me atenderam nunca, sequer citaram algum regime alimentar, somente mesmo medicamentos via oral. Confesso que fiquei surpresa em saber que tem alimentos que prejudica mais ainda quem tem problemas com a tiroide. Gostaria muito de receber uma lista dos alimentos que posso ou não comer. Desde já agradeço pela atenção.

  7. Acho legal vc colocar lista alimentos proibidos e que é que também faz bem .tanto pra hipotiroidismo como.para hipertiroidismo.e.tbem sucos Detox pra quem tem hipo e que emagrecer..Fico no aguardo deste Post .

  8. Gostaria muito de receitas para quem com o eu sofre de Hipotireoidismo há 17 anos….agora ate mesmo desenvolvi a endometriose intestinal profunda ..se voce puder divulgar mais algumas receitas seria muito Bom Mimis…. seus post tenho aproveitado todos..muito obrigada. Um abraço jaqueline

  9. Olá tenho hipo e tbm não me falaram oq poderia ou não comer, por sinal tomo suco verde quase todo dia (tomava né kkk).
    Vou adorar ler mais sobre alimentos que ajudam e devem ser evitados para tiroide.
    Bj

  10. Oi, Mimis! Primeiro, adoro seu blog, sua história de superação e suas dicas.
    Tenho hipo, e ainda não consegui saber exatamente se é só a hipo ou Hipotireoidismo de Hashimoto.
    No hipo de Hashimoto o cardápio é completamente diferente. Levando em conta que o glúten e a caseína (proteína do leite) são altamente inflamatórios para o organismo que tem Hipo de Hashimoto esses alimentos devem ser excluídos do cardápio. Com o tempo os anticorpos vão atacando a tireoide e acabam danificando-a por causa dos alimentos inflamatórios. Acho que seria interessante você deixar um pouco mais claro sobre isso no seu texto para orientar melhor seus leitores. Tem bastante gente que não sabe dessa diferenciação do Hipotireoidismo e o Hipotireoidismo de Hashimoto e acaba piorando a sua saúde com a dieta inadequada.
    Um beijo e muito sucesso!!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Gabi! então! Cada tipo de distúrbio precisa ter um cardápio específico, né! O melhor sempre é conversar com o médico e nutri para fazer direitinho. Bjks!

  11. Olá!
    Eu tenho hipotireoidismo e nunca foi falado o que pode e o que não posso ingerir. Eu não sabia da couve.
    Você pode me passar a lista do que posso consumir? Obrigada!

  12. Mimis adorei esse poste sobre Tireoide, acho que muitas pessoas se interessaram, acho que seria secional você montar um cardápio.
    Tenho Hipotireoidismo descobri vai fazer 3 anos, e com isso sofri com o aumento de peso e continuo sofrendo muito para poder emagrecer, parece que tudo que eu faço é em vão demoro muito para emagrecer, mais tenho certeza que eu conseguirei.

    Adoro seus post’s e um dia espero participar das superAÇÃO, obrigada por incentivar e mostrar essa delicias de receitinhas no blog, sou super fã

×