Sem estresse: exercícios físicos para relaxar

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Toda atividade física ajuda a queimar calorias e libera serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Ou seja, exercitar-se é garantir qualidade de vida! Mas e se eu quiser mais? E se além de tudo eu ainda quiser sair com corpo e mentes relaxados? Muitos podem dizer que saem completamente relaxados de uma aula de spinning, e não discordo, pois quando gostamos muito do que estamos fazendo a atividade dá sim uma sensação de conforto pós-treino.

Porém, existe uma gama especial de exercícios, os exercícios físicos antiestresse, que só funcionam associados ao autoconhecimento corporal, que, por sua vez, ajuda a descobrir e evitar vários problemas, em especial o estresse.

Vale ressaltar que esses esportes, ou atividades, pedem uma alimentação equilibrada. Vocês estão preparados? Que tal conhecer cada um deles? Trouxe 8 atividades físicas especiais contra o estresse.  Bora escolher o preferido e renovar de uma vez essas energias!

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Yoga
Além de uma atividade física, o yoga pode ser um estilo de vida. Ele trabalha corpo, fortalecendo e tonificando músculos, aposta em alongamentos, que alinham coluna e eliminam tensões e tudo isso aliado ao trabalho mental, com sessões de meditação que ensinam a respirar e a sentir e controlar todo corpo.

Pilates
Muito procurado por quem quer tratar problemas de coluna e postura, o pilates é uma forma de exercício que trabalha o corpo como um todo. Na intenção de dominar o corpo ensina-se também a arte da respiração e concentração. As aulas variam entre exercícios de solo, com a bola, com fita, nos aparelhos e tem até opção aérea.

Alongamento
O alongamento nos ajuda a identificar limites do nosso corpo e os pontos que precisam de atenção. Dentro dessa opção existem as técnicas de relaxamento, que são feitas aliando o alongamento com a meditação. Ele auxilia no relaxamento muscular, aumento da flexibilidade, melhora da postura e previne distúrbios musculoesqueléticos.

Caminhada
Sim! A simples caminhada está entre os poderosos antiestresse. Porém, para aliá-la ao trabalho de autoconhecimento corporal deve ser feita ou sozinha ou em longo período, sempre apostando em lugares diferentes, com obstáculos e belezas naturais. Essa caminhada deve lhe pedir concentração, determinação e força tanto corporal como mental!

Surf
Assim como a caminhada, o surf pede por liberdade! Ele é desafiante, pedindo coragem, técnica e determinação, além, claro, da paciência. Esperar por uma onda pode demorar. Aproveite para pensar e sentir a força do mar tocando o seu corpo.

Tai Chi Chuan
Artes marciais também entram aqui, em especial o Tai Chi Chuan, técnica de defesa pessoal chinesa. Seus benefícios são vários, como fortalecer o sistema endócrino, muscular e circulatório. Além disso, na parte de autoconhecimento, auxilia o desenvolvimento dos potenciais de cada pessoa.

Escalada
Super radical, vai pedir mais tempo para o aprendizado da técnica antes da aventura. Mas oferece um curso de autoconhecimento incrível, onde você aprenderá ter paciência, concentração e disciplina. E nem preciso falar que muda completamente o corpo e cabeça de quem leva esse esporte para a vida, né?

Natação
Para ter um momento de introspecção, nadar pode ser a saída! O silêncio debaixo d’água ajuda a meditar. A ideia é concentrar-se nos movimentos do seu corpo, no som da água e na respiração.

Gostaram da seleção? Vale lembrar que o que vale é se divertir ao se exercitar! Já tem uma atividade que gosta e não está nessa lista? Não tem problema, a ideia é fazer o que a gente gosta! 🙂

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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