Batalha dos Alimentos: açúcar mascavo ou refinado?

7

Quando o assunto é açúcar todo mundo fica na dúvida! Afinal, qual açúcar escolher para manter uma alimentação saudável sem ter que excluir o doce da dieta? Por isso, escolhi para a nossa Batalha dos Alimentos dois tipos de açúcar: o mascavo e o refinado.

Um dos pontos que precisamos deixar claro é sobre as calorias. Ambos possuem praticamente a mesma quantidade de calorias, sendo o mascavo 110,7 Kcal e o refinado 116 Kcal em 30 gramas, o que vai de fato diferenciá-los é a “qualidade” dessas calorias.

O açúcar mascavo é um produto integral, não passa pelo processo de refinamento que o açúcar refinado passa, então mantém seus nutrientes. O açúcar refinado acaba perdendo essas características, tornando-se um carboidrato vazio.
Vale ficar atento também em relação a quantidade. Ambos possuem praticamente as mesmas calorias, mas acabamos usando mais do produto mascavo, pois ele tem um gosto diferente e demora para adoçar. Então tomem cuidado com isso! Veja aqui como reduzir o consumo de açúcar.

O ideal é ir se acostumando com o gostinho dele, que não é ruim, pelo contrário, é uma delícia, mas que acaba modificando o gosto final do seu alimento, principalmente quando usamos no cafezinho.

Bom vamos ver tudo isso que eu falei na arte, que fica mais claro e interessante! 🙂

batalha-acucar-mascavo-refinado-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Já era de se esperar que o mascavo, por ser integral ganhasse na disputa, mas fica o alerta: tudo consumido em excesso faz mal. E para quem quer emagrecer, a dica é cortar o açúcar ou apostar em um adoçante natural. Gostariam de saber mais sobre isso? Digam SIM que eu vou atrás de mais informação para vocês!

Beijosss!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

7 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá, parabéns pelo post. Como todos o que você faz, muito bom. Gostaria que você falasse sobre o açúcar demerara. Ou até comparasse o demerara ao mascavo. Obrigada, Juliana.

  2. Oi MImis
    Não estou conseguindo acessar sua página no facebook. Ao invés dela entra uma outra com menos seguidores e com contudo estranho, vendendo coisas. Gosto tanto do seu face.

    • Michelle Franzoni em

      Oi, Melina! Pois é, tivemos um problema com a página. O que está lá não é conteúdo nosso. Logo que voltar avisarei, ok? Beijos!

  3. Faltou informar o principal…. O acucar refinado vem acompanhado de acidos e outros produtos quimicos usados no refino… Os quimicos alegam que existe um processo para decantacao deles… mas que na verdade nao e’ 100% e muitas industrias nao o fazem para reduzir os custos de fabricacao… Eles sao responsaveis por alergias, problemas no pancreas e diabetes…

×