PANC’s: 10 plantas que você nunca pensou em comer

3

Já ouviram a expressão “PANC”? Não estou falando do estilo musical não, estou falando as plantas alimentícias não convencionais, ou seja, P-A-N-C! 🙂 Tem muita plantinha por aí que ninguém come porque simplesmente não conhece. Normalmente elas são plantas ruderais, consideradas pragas, pois crescem em qualquer lugar e se multiplicam facilmente. E, pasmem, todas possuem alto teor de fibras, que auxiliam no emagrecimento e são ricas em nutrientes, até mesmo, e especialmente, em proteínas!

As PANCS não são encontradas facilmente nos mercados, mas em determinados lugares podem ser bem convencionais. E quando falo em “convencionais” quero dizer que podem ser encontradas em qualquer lugar (em qualquer lugar mesmo): pelas ruas, calçadas, quintais, hortas… e até no mar. E normalmente passam despercebidas por nós.

Incrível que poucos saibam disso, não é mesmo? A verdade é que ninguém está escondendo o jogo, simplesmente existem plantas mais populares que outras. As PANC’s em sua maioria, são “achados” mais atuais da culinária e hoje estão ganhando o coração dos chefes de cozinha mais famosos do mundo, por serem espécies saborosas e surpreendentemente mais econômicas!

Separei 10 plantas, com fotos de identificação, seus benefícios e dica de consumo! Vamos conferir! Depois me contem se têm dessas plantinhas no quinta! 😀


Contraindicações

A maioria das PANCs não possuem contraindicações, porém, se vocês têm algum problema de saúde ou estão grávidas, é importante ficarem atentos. Consultem o médico antes de incluí-las em seus cardápios diários. Ah, e isso vale para qualquer alimento diferente que vocês pretendem incluir nas refeições.

E não tentem ir descobrindo se toda planta é comestível simplesmente provando. Pesquisem antes na internet e sempre confiram com a imagem que aparece no artigo, pois nunca se sabe, não é mesmo?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

3 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis!

    Na imagem existem duas plantas com o nome de serralha. Vc se confundiu na hora de nomear uma delas ou está repetida?

    Beijos

    Adoro o seu blog!

×