Noz da Índia: os perigos de consumir a semente emagrecedora

3

Vocês já devem ter ouvido falar na Noz da Índia! O produto afirma que é milagroso e completamente natural, prometendo o  emagrecimento rápido e sem esforços. Mas será essa informação realmente verdadeira? Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não! E nunca houve um estudo comprovando isso, pelo contrário, apenas suspeitas de intoxicação pela semente. E, por causa disso, sua fabricação, comercialização, distribuições e importação foram proibidas no Brasil a partir desta semana.

Os rótulos do produto, que normalmente era vendido em sua forma in natura (mas também vendido em pílulas), prometem que ele mais que emagrece: diminui s gordura localizada, reduz a celulite e flacidez e até controla do colesterol.

Mas, de acordo com especialistas, a Noz da Índia, cujo nome científico é Aleurites Moluccana, é altamente tóxica, com efeitos perigosos, e pode provocar desnutrição, ocasionada pela diminuição da absorção de gordura e, em decorrência disso, de vitaminas. Além de fortes dores de cabeça, diarreia e disfunção cardiorrespiratória.

Assim como ela, A ANVISA proibiu também a comercialização da planta Chapéu de Napoleão (Thevetia Peruviana), muito parecida com a noz, porém já comprovada em pesquisas como tóxica, mas ainda assim vendida como Noz da Índia em muitos lugares.

A atitude da Anvisa foi extremamente radical e correta, pois foram encontradas evidências de toxicidade e três casos de óbitos associados ao consumo da noz nos últimos meses! A Noz da Índia já é proibida em outros países, como Espanha, Austrália e Chile pelo mesmo motivo.

Vocês já conheciam a Noz da Índia? Se consomem, está na hora de parar! E se conhecem alguém que usa, avisem sobre esses perigos! Vale lembrar que nem tudo que é natural faz bem para a saúde. 😉

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

3 Comentários Mostrar comentários

  1. Ola! tenho 38 anos e cai na ilusao de emagrecimento rápido. comei apenas 1 semente para experimentar. A parti em 16 pedaços. quando chegou no terceiro dia, tomei dois pedaços dos 1/16. ate ai tudo bem, quando foi 2 horas depois senti uma palpitacao e falta de ar, fadiga, e medo. dei uma respirada e normalizou. no dia seguinte acordei bem, nao tomei mais a noz. mas as 9h da manha começou os sintomas terríveis, que me levaram ao pronto socorro: falta de ar, aperto no peito, palpitacao, maos gelada, angustia. inquietacao, pensamento desordenado. sensaçao de desmaio, etc. isso que consigo lembrar. a sensacao e que ia morrer. terrivel. Na Upa fui medicada com soro livre para desintoxicao, corticoides, e um ansiolitico. 3 horas depois recebi alta. mas os sintomas de palpitacao, maos geladas e angustia ainda continuam, mas de forma mas leve. tento me controlar. estou tomando 3 l de agua por dia, um antialergico e um ansiolitico. por favor gente nao tomem esse veveno. e altamente toxico, quase me mata. e antes que perguntem comprei a minha nos de uma loja de produtos naturais com certificado na anvisa. cada organismo e um organismo, no meu nao fez bem. ainda sinto ela no meu organismo. mas vou me livrar dessa intoxicacao. fiquem com Deus!

  2. Boa tarde! Eu já tomei a noz da india, na segunda semana eu senti dores horrivel no corpo como se tivesse levado uma surra, além de nódulos no peito, diarréia, e um dia fui parar na UNIMED, com muita dor no estomago, nunca senti uma cólica tão horrivel, e vomitos constantes. Realmente ela é tóxica, e eu nem chequei a tomar ela cortada em 04 pedaços, ainda estava no pedaço menor… eu falo pra todos que pensam em tomar!

  3. Já tinha ouvido falar, mas não sabia que era tão perigosa!
    Pena que muitas pessoas não se importam com os riscos para a saúde quando biscam estes “métodos” para emagrecer.

×