Noz da Índia: os perigos de consumir a semente emagrecedora

Por Michelle Franzoni em 09 de fevereiro de 2017

Vocês já devem ter ouvido falar na Noz da Índia! O produto afirma que é milagroso e completamente natural, prometendo o  emagrecimento rápido e sem esforços. Mas será essa informação realmente verdadeira? Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não! E nunca houve um estudo comprovando isso, pelo contrário, apenas suspeitas de intoxicação pela semente. E, por causa disso, sua fabricação, comercialização, distribuições e importação foram proibidas no Brasil a partir desta semana.

Os rótulos do produto, que normalmente era vendido em sua forma in natura (mas também vendido em pílulas), prometem que ele mais que emagrece: diminui s gordura localizada, reduz a celulite e flacidez e até controla do colesterol.

Mas, de acordo com especialistas, a Noz da Índia, cujo nome científico é Aleurites Moluccana, é altamente tóxica, com efeitos perigosos, e pode provocar desnutrição, ocasionada pela diminuição da absorção de gordura e, em decorrência disso, de vitaminas. Além de fortes dores de cabeça, diarreia e disfunção cardiorrespiratória.

Assim como ela, A ANVISA proibiu também a comercialização da planta Chapéu de Napoleão (Thevetia Peruviana), muito parecida com a noz, porém já comprovada em pesquisas como tóxica, mas ainda assim vendida como Noz da Índia em muitos lugares.

A atitude da Anvisa foi extremamente radical e correta, pois foram encontradas evidências de toxicidade e três casos de óbitos associados ao consumo da noz nos últimos meses! A Noz da Índia já é proibida em outros países, como Espanha, Austrália e Chile pelo mesmo motivo.

Vocês já conheciam a Noz da Índia? Se consomem, está na hora de parar! E se conhecem alguém que usa, avisem sobre esses perigos! Vale lembrar que nem tudo que é natural faz bem para a saúde. 😉

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

5 respostas para “Noz da Índia: os perigos de consumir a semente emagrecedora”

  1. Maria Lucia disse:

    Nunca tive qualquer problema de saúde. comecei a consumir nozes da índia 1/4 por dia. Comecei apresentar língua dormente e tonteiras até que fui ao médico e, ao realizar um eletrocardiograma foi detectada uma bradiarritmia, sendo assim, permaneci por 9 dia em uma Unidade de Terapia Intensiva, onde realizei todos os exames para descobrir a causa e nada foi constatado. Sem saber que se tratava de efeito colateral da semente, ao retornar para casa voltei a ingerir a semente e os sintomas voltaram; foi então que associei os fatos.

    Diante da gravidade de outros casos, dou graças a Deus não ter acontecido algo pior comigo.

  2. Beatriz disse:

    Tomei e obtive ótimos resultados!
    Não tenho problemas de saúde como hipertensão, diabetes e gastrite, como no manual de instrução contra indica.

  3. jaqueline disse:

    Ola! tenho 38 anos e cai na ilusao de emagrecimento rápido. comei apenas 1 semente para experimentar. A parti em 16 pedaços. quando chegou no terceiro dia, tomei dois pedaços dos 1/16. ate ai tudo bem, quando foi 2 horas depois senti uma palpitacao e falta de ar, fadiga, e medo. dei uma respirada e normalizou. no dia seguinte acordei bem, nao tomei mais a noz. mas as 9h da manha começou os sintomas terríveis, que me levaram ao pronto socorro: falta de ar, aperto no peito, palpitacao, maos gelada, angustia. inquietacao, pensamento desordenado. sensaçao de desmaio, etc. isso que consigo lembrar. a sensacao e que ia morrer. terrivel. Na Upa fui medicada com soro livre para desintoxicao, corticoides, e um ansiolitico. 3 horas depois recebi alta. mas os sintomas de palpitacao, maos geladas e angustia ainda continuam, mas de forma mas leve. tento me controlar. estou tomando 3 l de agua por dia, um antialergico e um ansiolitico. por favor gente nao tomem esse veveno. e altamente toxico, quase me mata. e antes que perguntem comprei a minha nos de uma loja de produtos naturais com certificado na anvisa. cada organismo e um organismo, no meu nao fez bem. ainda sinto ela no meu organismo. mas vou me livrar dessa intoxicacao. fiquem com Deus!

  4. Bruna disse:

    Boa tarde! Eu já tomei a noz da india, na segunda semana eu senti dores horrivel no corpo como se tivesse levado uma surra, além de nódulos no peito, diarréia, e um dia fui parar na UNIMED, com muita dor no estomago, nunca senti uma cólica tão horrivel, e vomitos constantes. Realmente ela é tóxica, e eu nem chequei a tomar ela cortada em 04 pedaços, ainda estava no pedaço menor… eu falo pra todos que pensam em tomar!

  5. Luana disse:

    Já tinha ouvido falar, mas não sabia que era tão perigosa!
    Pena que muitas pessoas não se importam com os riscos para a saúde quando biscam estes “métodos” para emagrecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *