10 Dicas para dominar a organização de casa

2

O dia a dia é uma correria e a casa sempre está de pernas para o ar? Então vamos colocar ordem nessa bagunça! É hora de tomar algumas atitudes, mudar hábitos e aprender alguns truques, como aprender a doar utensílios que não estão sendo usados, incluir um cabide na porta de entrada e até mesmo apostar no cardápio semanal. Seguindo esses 10 passos vocês estarão dominando a organização da casa já em 1 SEMANA! Quem vem comigo?

1 – Seja estrategista
Espalhe caixas ou cabides, ou até os dois, nos lugares da casa que têm mais acúmulo de roupas e itens do dia a dia espalhados. O espaço passará a ser exatamente para isso, não sendo mais uma questão de desordem. Uma dica valiosa, é ter um espaço na porta de entrada exatamente para isso, assim, quando chegar, pode deixar casaco, sombrinha e sapato por lá mesmo.

2 – Crie uma rotina
Arrumar a cama, lavar a louça, separar e levar o lixo, são exemplos de obrigações diárias, então tenha uma rotina fixa para elas. Tente fazer de um jeito que te favoreça e ao mesmo tempo mantenha sempre a casa arrumada. Não adianta deixar para arrumar a cama só quando você voltar do serviço, por exemplo, deixe essa hora para gastar com um bom banho relaxante.

3 – Desapegue-se
Mantenha uma caixa de doação em um lugar visível, mas que não te atrapalhe. Sempre que perceber que não usa por algum tempo um objeto, revista ou peça do vestuário, coloque na caixa. Assim, aumentará seu espaço, facilitará a arrumação e a limpeza e você ainda ajudará quem precisa.

4 – Saiba onde está tudo
Não existe coisa melhor do que saber exatamente onde está um objeto quando mais se precisa dele. Para isso, organize os objetos em seus devidos lugares. Nomeie caixas e potes, se necessário. Deixe os itens mais usados nos lugares de fácil acesso. Esse processo pede calma e tempo, então não tente fazer tudo no mesmo dia. Faça aos poucos, entre uma arrumação e outra.

5 – Lembre-se que menos é mais
Evite encher os móveis com objetos de decoração e, se for para escolher, prefira peças maiores. Quanto mais objetos em cima dos móveis, maior será a impressão de bagunça, mesmo se eles estiverem super organizados, e mais difícil será na hora da limpeza.

6 – Separe as peças sazonais
Tanto roupas como objetos que são usados apenas em uma estação, devem ganhar um espaço especial. Objetos como cadeiras de praia e ventiladores, podem ir para a garagem ou para outro espaço que não incomode, caso não tenha muito espaço, apenas ensaque cada um, evitando poeira. No caso das roupas, deixa as peças da atual estação sempre à frente das demais.

7 – Crie um cardápio semanal
Ter noção das refeições ajuda na hora de fazer compras, na hora de preparar a comida e também a montar marmitas, se for o caso. Assim, só será necessário pensar em tudo uma vez na semana. Esse também é momento de organizar a geladeira, como eu mostro aqui. Aproveite e veja aqui como eu montei o meu cardápio semanal.

8 – Não tenha o Dia D
É legal escolher um dia para cada tarefa pesada, como faxina, lavar e passar roupa. Tente não fazer tudo em um dia só para não se sobrecarregar, ou seja, não tenha o Dia D. Nos outros dias apenas vá mantendo a limpeza e organização. No caso das roupas, deixe um cesto de roupas sujas em cada quarto ou banheiro, isso evita misturá-las com as limpas.

9 – Espalhe a notícia
Convide os demais moradores para começar essa organização. Pois, se eles não souberem da sua iniciativa, podem acabar atrapalhando os seus planos sem saber. Explique o que quer fazer e peça ajuda!

10 – Recompense-se
Assim que finalizar algum desses trabalhos, recompense-se. Faça algo que goste para que seja enviada a informação para o seu cérebro que fazer aquela atividade é uma coisa positiva e que vale a pena. Caso contrário, você vai sempre ver a arrumação e a organização da casa como algo cansativo e ruim. Faça o mesmo com seus filhos e companheiro(a).

Genteee, vamos começar a colocar essas dicas em prática ainda hoje? Se o problema é a falta de tempo, vejam esses truques AQUI para dominar os ponteiros do relógio. Precisando, perguntem, tirem suas dúvidas aqui nos comentários!

Sempre é hora de começar. Recomecem se for necessário, mas não vivam enterrados na desorganização, pois é ela quem gera aquele desânimo chato no fim do dia!

Então, vamos lá? Boa sorte!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

2 Comentários Mostrar comentários

×