Fica a Dica: lançamentos de livros, filmes e exposições

2

A agenda deste mês está recheada de coisas interessantes, inclusive aqui na minha terrinha, em Florianópolis! Por aqui, haverá exposição do artista catarinense Meyer Filho. Além disso, trago para vocês alguns livros recém lançados e filmes que estão nos cinemas e estou louca para assistir, como o “Rei Arthur – A lenda da espada”. Confiram e deixem seus pitacos lá no comentários!

Filmes

O espaço entre nós
Um romance água com açúcar superfofo e engraçado dentro de um gênero de ficção, que deixa a gente louco de vontade de assistir já no começo do trailer. A história conta sobre um garoto que nasceu em Marte, após a mãe, uma astronauta, descobrir a gravidez já a caminho do planeta vermelho. Ele é obrigado a viver por lá, pois seu coração é frágil e não resistiria a gravidade da Terra. Mas, já na adolescência ele se apaixona por uma menina daqui e consegue fazer a cabeça dos cientistas que cuidam dele para vir para cá. E é aí que a história fica boa.

Real – O Plano por Trás da História
O filme brasileiro mostra os bastidores do Plano Real no início dos anos 1990, que abafou a inflação e criou uma moeda estável para o país. O longa traz várias críticas e informações verídicas (reveladas e descobertas por estudiosos) sobre a economia da época e fala se havia mesmo a necessidade de uma nova moeda. Ele é inspirado no livro “3.000 dias no bunker – Um plano na cabeça e um país na mão”, de Guilherme Fiuza.

Rei Arthur – A Lenda da Espada
Como bem sabemos existem diversas versões para a história de Rei Arthur, nessa, Arthur é homem ardiloso, malandrão e sem muitos princípios que desconhece sua predestinação. Quando encontra a Excalibur tudo muda, ele sente o peso da responsabilidade e passa a usar sua força e artimanhas contra o verdadeiro inimigo. Como eu sempre amei as histórias que envolvem o Rei Arthur serei obrigada assistir rsrs.

Livros

Os Mistérios De Sir Richard
Este é o quarto e último livro da série Smythe-smith, de Julia Quinn. Os livros da autora estão no topo dos mais vendidos, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos. O romance de época conta sobre as quatro irmãs da família Smythe-smith. Cada uma tem sua história de amor descrita em um livro. Neste último ela conta a de Iris, que não atrai muito olhares. Porém, um dos homens mais cobiçados a pede em casamento e ela acha que tem alguma coisa errada nisso e passa a investigar. É romance e comédia de forma delicada. E só pela sinopse do último já dá vontade de ler os quatro!

A Marcha dos Javalis
Para quem gosta de distopias, esse livro fará pulsar o coração! A história se passa na cidade de Varke, conhecida como “a cidade do muro”, pois é rodeada por um muro construído por militares. Os moradores até tentam viver uma vida pacata, mas as coisas não são fáceis, sendo que vivem sob uma dura ditadura militar. Até que mortes estranhas começam a deixar todos ainda mais apreensivos e a personagem Kyia é que irá tentar desvendar esse mistério.

A hora da estrela
Um dos livros mais populares de Clarisse Lispector completa 40 anos e ganha edição especial, que além de um projeto gráfico sofisticado, traz ainda um caderno em papel couchê, com reproduções em fac-símile do texto original da autora, com texto de apresentação inédito da escritora. Para quem ainda não conhece, o romance foi lançado em 1977 e conta a história de Macabéa, uma jovem órfã, virgem, feia e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa e cumpre seu triste destino com total resignação, que passas as horas ouvindo rádio.

Exposições

Henri Cartier-Bresson, primeiras fotografias
Considerado o pai da fotografia, Henri Cartier-Bresson tem suas primeiras imagens expostas na Galeria do SESI da Avenida Paulista, até 25 de junho. A mostra é fruto dos quatro primeiros anos de trabalho do influente fotógrafo do século XX, famoso pelo conceito do “momento decisivo” (publicado no livro “Images a la Sauvette”, em 1952).

Ocupação Conceição Evaristo
Também na Avenida Paulista, haverá a Ocupação Conceição Evaristo. A autora que se tornou reconhecida atualmente por revelar e contextualizar a realidade da mulher negra por meio de poemas, romances e contos, ganha um espaço todinho para suas obras.  Uma de suas criações é o romance “Becos da Memória”, de 1980, onde a autora descreve fatos vividos e observados dentro da favela do Pindura Saia, em BH.

Arquivos Implacáveis de Meyer Filho
Apesar de ser conhecido por pinturas coloridas, Meyer Filho tem também desenhos, charges e manuscritos em preto e branco que mostram um lado diferente do artista catarinense. Estes fazem parte do que ele costumava chamar de seu “arquivo implacável”, onde só iam obras que lhe agradavam muito, que não eram vendidas e estavam até agora guardadas sob os cuidados da família, ou seja, INÉDITAS. Vale a pena conferir!!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

2 Comentários Mostrar comentários

  1. Geni Zanotelli dos Santos em

    Boas dicas!
    Tenho uma dica pra vc e seus seguidores também.
    Leilão Beneficente, Este ano será em prol da Avos – instituição de apoio e assistência à criança e ao adolescente, que atua junto ao Hospital Infantil Joana de Gusmão há mais de 40 anos.
    Sexta, 4 de agosto às 20:00
    Museu Palácio Cruz e Souza
    Praça Quinze de Novembro, 227, 88010-300 Florianópolis

×