Como plantar limão siciliano e seus benefícios para dieta

5

Tem coisa mais linda que um pé de limão siciliano no vaso do seu jardim? Plantei há um ano e meio e era uma mudinha bem simples que comprei na floricultura. E para a minha surpresa ele está cada vez mais lindo e crescendo consideravelmente, com mais de 40 frutas gigantes!! Além de ser perfeito para a decoração do espaço verde, o limoeiro vai garantir que você tenha a sua disposição um superdetox, que garante saúde, bem-estar e ainda auxilia na perda de peso.

Como plantar e conservar
O limoeiro se adapta bem em climas tropicais como o nosso, se desenvolvendo bem entre 23 e 32 graus, em regiões com alta umidade relativa do ar, tornando seus frutos ainda mais suculentos.

No solo, a árvore atinge cerca de 4 metros, no vaso um pouco menos, o meu chegou a 2 metros, ficando ainda mais charmoso no quintal (ou até mesmo na varanda do apê).

Para garantir que o plantio dê certo, aposte na muda de enxerto! Já a terra precisa ser arenosa, e não densa, argilosa, para garantir um bom dreno. O ideal é misturar areia fina com terra preta de boa qualidade e adubo (eu gosto de usar húmus).

O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado. O ideal é regar a planta de 2 a 3 vezes por semana. Diminuindo a quantidade de água no inverno, quando a poda deverá ser feita. E é importante adubar regularmente.

Para a planta crescer bem é importante garantir uma boa drenagem e isso se dá fazendo a correta preparação do vaso, que precisa ter furos no fundo. Vamos utilizar pedrinhas e um pedaço de bidim do tamanho do fundo do vaso.

É importante que o vaso seja grande. O meu tem cerca de 50cm de altura por 40 de boca. Quanto maior, mais a planta irá se desenvolver.

Ah e essas dicas de plantio servem para todos os tipos de limão!

Olhem que lindo o meu pé de limão siciliano:

Benefícios na saúde e dieta
O limão, seja ele siciliano ou qualquer outro, contém cerca de 6% de ácido cítrico em seu suco, considerado o mais elevado de todas as frutas, tornando-o o maior agente alcalinizante, mineralizante e bactericida entre os demais. Ou seja, ao consumi-lo, todos os processos metabólicos passam a acontecer de forma mais equilibrada. Inibindo até a possibilidade de estresse. Uau!

No caso da dieta de emagrecimento, o ácido cítrico elimina gorduras e combate toxinas por conta da sua ação adstringente!! O limão também é rico em vitamina C, superantioxidante, além de combater o colesterol e reduzir a pressão sanguínea.

Vejam todas as informações na arte a seguir! Se gostaram, comentem, deixem seu depoimento! Beijocas!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

5 Comentários Mostrar comentários

  1. as folhas do meu pé de limão siciliano estão amareladas e mutias caíram. Pode ser falta de água ? Ele já tem uns dois anos e frutos não apareceram. Ele está na terra direto, em nosso jardim. É bem ensolarado.

  2. Oi Mimi…bom dia…
    Primeiro dizer q sou sua fã e acompanho muoto seu trabalho…
    As meninas do meu condomínio e eu vamos fazer um incentivo a vida Saudavel da divas( como nos tratamos rs)… Um desfio de 1 mês para vida saudável …quem conseguir reduzir mais peso ganha… La temos um bom espaço estamos qierendo por atividades fisica la dentro tipo funcional , aulas de zumba essas coisas… Queria muito ter vc como nossa Madrinha …tipo com umas palavras de incentivo umas dicas..
    Aguardo seu contato

  3. Rocky Oliveira em

    Gosto muito de qualquer tipo de frutas, mas ganhei um pé de limão Taiti, e essa dica que você passou irá ajudar a cuidar bem da planta, também ganhei um pé de mexericas daquelas bem grandonas, uso o mesmo procedimento do limão? obrigado

×