Método BLW: introdução alimentar para bebês

Por Michelle Franzoni em 17 de julho de 2017

Esqueça a papinha, o método BLW (baby led weaning – desmame guiado pelo bebê) consiste em oferecer a comida em pedaços para que o seu bebê se sirva sozinho. A prática alimentar sugere que o bebê coma no seu ritmo e pelos seus próprios meios a partir dos 6 meses de idade, sentando à mesa e participando das refeições junto à família. Ele terá prazer em comer comida de verdade e dificilmente passará por problemas de saúde e de excesso de peso na vida adulta.

Segundo o método BLW, criado pela agente de saúde britânica Gill Rapley, o leite materno satisfaz o bebê até os 6 meses, não havendo a necessidade da papinha, água ou outro alimento. Após isso, o bebê já está apto para alimentos que necessitem de mastigação.

A introdução deve ser natural e guiada pelo próprio bebê, não deve haver obrigações, cobranças. Não insista. No começo é normal que os pais sintam vontade de ajudar, mas não ajudem! A ideia é ele se virar mesmo, comer de acordo com suas necessidades e passar a ter afinidade com a comida. Com as mãos, sem auxílio da colher. Aquela bagunça gostosa!

Benefícios do método BLW

O motivo da adoção do método é fazer com que o bebê passe a ter afinidade com a comida, conheça os alimentos, coma o necessário e não crie restrições com certos alimentos normalmente por ter sido impostos pelos pais nessa fase.

Outros pontos positivos são: o auxílio no desenvolvimento das habilidades motoras, apoio de independência, auxiliando o bebê a tomar decisões, e concepção de compartilhamento ao participar das reuniões familiares.

Abaixo montei um passo a passo para introduzir o BLW na vida do seu bebê! Vejam como é fácil e depois me contem o que acharam ou se já são adeptas!

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *