Linhaça emagrece: os benefícios da semente

Por Michelle Franzoni em 31 de julho de 2017

Pequena só no tamanho, a sementinha de linho (Linum usitatissimum), que conhecemos como linhaça, é um alimento funcional por ser rico em fibras e nutrientes. Ela favorece a saciedade, a digestão e o trânsito intestinal, contribuindo para eliminação de gorduras e toxinas, evitando a sensação de inchaço e ajudando na perda de peso.

Seus nutrientes são muitos, entre eles estão o ômega 3 e ômega 6, as vitaminas A, E, B1, B6 e B12 além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Outra substância bem especial é a lignana, que tem papel parecido com o do hormônio feminino estrógeno.

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada, mas elas não apresentam grandes diferenças nutricionais.  A maior diferença está no cultivo. A dourada é produzida em ambientes mais frios e tende a conservar um pouco a mais de suas propriedades. Além disso, ela é mais pura, dificilmente terá agrotóxicos.

As sementinhas são pequenas e macias, e podem ser misturadas na comida, nos sucos e também em receitas criativas. Ela também pode ser encontrada em forma de farinha, em cápsulas ou em óleo. A porção recomendada por especialistas  é de 10 gramas por dia, aproximadamente de uma colher de sopa de semente.

Confiram os componentes mais importantes e seus benefícios para a saúde. Depois deixem seus comentários, se já usam a semente no dia a dia e o que acham.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

3 respostas para “Linhaça emagrece: os benefícios da semente”

  1. Irecê Leal disse:

    Informações muito úteis, excelente

  2. Rosa Maria Reis da silva disse:

    já comi, é bem gostosa, misturo na comida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *