Plantas que aliviam os sintomas da menopausa

1

A menopausa é um processo natural do organismo feminino, que ocorre depois dos 40 anos, ocasionando um declínio dos hormônios reprodutivos. Os sintomas são sentidos por 40% das mulheres, que normalmente reclamam de fogachos (os típicos calorões), a queda na libido, irritabilidade e ganho de peso.  Para aliviar estas e as demais sensações desagradáveis, algumas plantas servem como remédio natural, podendo ser usadas como complementar ou até mesmo tratamento alternativo à TRH – Terapia de Reposição Hormonal.

Selecionei 11 plantas que são facilmente encontradas, seja nos quintais, feiras ou lojas de alimentos naturais, explicando o benefício de cada uma e a forma de consumo. Além, claro, de todos os sintomas comuns da menopausa.

E atenção! Durante este período é recomendado também: beber bastante água, fazer exercícios físicos regularmente, evitar cigarro e álcool, tomar banhos de sol e apostar em alimentos que diminuem os sintomas da TPM, reduzem o risco de osteoporose e ajudam a combater a retenção de líquidos, como a soja, a linhaça, o inhame, o broto de alfafa, as sementes de girassol e a amora.

Mas, antes de apostar em um tratamento, procure seu médico, ele vai ajudar com que você faça a melhor escolha. Médicos homeopatas e fitoterápicos são alternativas para quem busca esse tipo de tratamento.

Confiram e deixem o depoimento de vocês sobre essa fase ali nos comentários! Beijos!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

1 Comentário Mostrar comentários

×