Batalha dos alimentos: pão integral X pão sem glúten

Por Michelle Franzoni em 07 de agosto de 2017

Ficar sem pão não dá! Por isso, quem está de dieta busca sempre trocar o pão branco pelo pão integral, por ele ser ter mais fibras, que saciam e auxiliam no processo digestivo! Mas, ultimamente, quem vem invadindo os mercados é pão sem glúten. Será que ele é realmente uma boa aposta para quem quer emagrecer?

O pão sem glúten vai ser isento de uma proteína presente em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia, e não quer dizer que terá menos calorias e muito menos que ajudará na dieta de emagrecimento. Sua principal função é ser substituto para celíacos, intolerantes ao glúten. O que a dieta sem glúten faz é diminuir nossa ingestão de pães, bolachas e massa em geral, pois tudo isso tem glúten. E, consequentemente, emagrecemos.

Vejam aqui a receitinha do meu pão sem glúten!

pão integral, assim como o pão branco, também é composto por farinha de trigo, sendo opção descartada para os celíacos. Mas para quem não tem problemas quanto a isso pode ser uma boa opção. Enquanto na fabricação do pão branco usa-se apenas a farinha de trigo processada e refinada, no integral usa-se a farinha de trigo integral (ou, quando o pão é mais macio, metade integral e metade refinada). Quando integral, permanece com a casca do trigo, rica em fibras e diversos nutrientes, que saciam, regulam o intestino e a controlam o colesterol ruim, o LDL. Normalmente tem menos calorias que o pão sem glúten e branco, mas nem sempre, por isso é bom olhar as informações nutricionais, veja como aqui. Seu real benefício é ser composto por tais nutrientes, que vão facilitar o emagrecimento.

Especialistas garantem ainda que a ingestão diária de fibras pode prevenir doenças como: câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade, além de doenças cardiovasculares.

Mas todo o cuidado é pouco ao escolher o pão integral, muitos dos produtos ditos integrais às vezes têm mais farinha branca do que qualquer coisa. Então é preciso estar atento e saber ler as informações dos rótulos. Vejam aqui como escolher o pão integral!

E vejam aqui a receita do meu pãozinho integral.

Pão sem glúten e integral
Tem também alguns fabricantes que já fazem a versão do pãozinho sem glúten e integral. Sempre é bom olhar as informações no rótulo do produto! Vejam como aqui.

A intolerância ao glúten
Essa “alergia” à ingestão do glúten pode surgir em todas as fases da vida. A intolerância provoca sintomas como indisposição, inchaço, gases, dores de cabeça e desequilíbrios gastrointestinais. Mas, procure um médico antes de mudar completamente sua rotina.

O vencedor dessa batalha está focando na dieta de emagrecimento. Mas, claro, se vocês sentem algum incômodo com a ingestão de glúten, evitem-no. Lembrando que tudo vai depender da marca que você encontrar, por isso é fundamental aprender a ler as informações nutricionais dos alimentos, sendo que podemos achar pães sem glúten até mais nutritivos que alguns ditos integrais.

E aí o que acharam? Qual pãozinho vocês andam comendo? Peçam mais batalhas de alimentos que eu trago! Beijocas

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

2 respostas para “Batalha dos alimentos: pão integral X pão sem glúten”

  1. Catarina Goncalves disse:

    A aveia naturalmente não tem glúten. Pode é ter vestígios por contaminação. Quanto à comparação é subjectiva, o pão sem glúten pode ser feito com farinha de arroz, de linhaça, de amêndoas, etc 🙂 Este foi feito com que tipo de ingredientes?

    Instagram: balance_bodyandmind

    • Michelle Franzoni disse:

      Olá! Isso está explicado no post. Como há várias maneiras de produção temos que avaliar um com o outro. Este foi baseado em uma marca do mercado. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *