Coletor menstrual: o que é e como usar

3

O coletor menstrual viralizou no último ano, conquistando as mulheres do Brasil. O que poucos sabem é que ele foi criado na década de 30 e que só se popularizou agora. Ele é um copinho de silicone maleável e reaproveitável que deve ser encaixado no canal vaginal e resiste até 12 horas dentro do corpo feminino. Além disso, promete conforto, higiene e economia, e ainda é ecologicamente correto.

Por ser algo diferente do que estamos habituadas a usar, muitas ainda franzem a testa quando o assunto é o tal copinho de “plástico”. Eu mesma achava estranho e curioso, até que resolvi testar! E depois da primeira colocação e retirada que foi meio estranha, me apaixonei e hoje indico para todas! É o melhor método que já usei!

E como estava devendo esse post para vocês, devido a grande curiosidade que teve no Facebook do Blog, pontuei as questões mais levantadas sobre o coletor menstrual para explicar cada uma para tirar de vez todas as dúvidas! Inclusive com dicas de dobras para fazer na hora de colocar o copinho “lá dentro” rs!


Ok, parece grande demais, parece grosseiro demais… Mas não é. O material é realmente maleável e para encaixar basta dobrá-lo em vários formatos possíveis. Diferente do absorvente interno, que é inserido ao fundo do canal vaginal, o coletor fica na entrada da vagina. Embaixo fica uma pontinha para que ele sirva de auxílio na hora de retirar do corpo. Ela também é bem flexível, não fica visível e não machuca.

Assim que é encaixado, ele se molda de acordo com cada corpo. Estando lá dentro não sentimos nada! Não vaza e não exala nenhum odor. É incrível! Ele forma um vácuo, impedindo que o sangue menstrual desça e que ele caia também.

Higienização
Ao adquirir coletor, devemos higienizá-lo fervendo entre 5 a 8 minutos. Também pode fervê-lo no micro-ondas e aí é só cobrir com água e contar 3 minutos após o início da fervura. Essa higienização deve ser feita também no final de cada período menstrual antes de guardá-lo.

Durante o período de uso, é só esvaziar o copinho e lavar com água e sabão neutro.

Durabilidade e Valor
O coletor torna-se ecologicamente correto pois ele é reutilizável, tendo uma vida útil bem longa. Algumas marcas chegam a durar até 10 anos. O investimento inicial pode até parecer caro – cerca de R$ 85,00 uma caixa com dois copinhos – mas, se for fazer as contas, a gente gasta muito mais com absorventes descartáveis. Sem contar que estamos preservando o meio ambiente sem jogar mais lixo por aí.

E aí, quem aí já usa? Deixem o depoimento de vocês aqui nos comentários. E pra quem ainda não usa, já está na hora!! É o futuro, gatonas! Beijosss

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

3 Comentários Mostrar comentários

×