Suco, néctar e refresco: você sabe a diferença?

0

Nem todo líquido sabor fruta é suco. Para ser chamada de suco, uma bebida precisa ter em sua composição 100% de suco! Por isso, quando vamos ao mercado existe tanta variedade, até da mesma marca, variando entre: suco, refresco ou néctar. A diferença está na concentração de suco.

Essa diferença é uma exigência do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, sendo que, segundo a sua regulamentação, só pode levar o nome de suco produtos com 100% de suco; de néctar aqueles que contêm entre 10% e 50% de suco ou polpa; e de refresco os que têm entre 5% e 30% de suco ou polpa.

O refresco em pó tecnicamente não é uma bebida. Seu nome oficial é: preparado sólido sabor de fruta. E a quantidade de suco ou polpa de fruta é de aproximadamente 1%.

Existem mais outras classificações, como suco concentrado, suco orgânico e a polpa. Todas essas três, assim como o suco, são 100% suco, com a qualidade de serem ainda mais concentrados.

Montei uma tabela com a especificação de todas essas classificações. Confiram! E antes de comprar, confiram também a tabela nutricional do produto. Existem marcas com mais ou menos sódio, por exemplo. Veja aqui como fazer a leitura dos rótulos dos produtos.  

Agora abram os seus corações, podem falar, vocês já faziam a melhor escolha?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

×