Atitudes que desgastam o esmalte dos dentes

1

Uma simples sensibilidade nos dentes já pode ser considerada como um alerta à erosão dentária, um problema sério que vem atingido cada vez mais pessoas, principalmente pelo excesso de alimentos industrializados e muito ácidos.

A erosão atinge o esmalte dos dentes, a camada mais externa que faz a proteção da dentina, a parte mais permeável e sensível. Sua deterioração começa pela sensibilidade ou descoloração (aparência transparente, lisa ou desgastada) e nos deixa mais suscetíveis aos diversos tipos de problemas dentários.

Existem duas causas de erosão dentária: intrínsecas e extrínsecas. A primeira ocorre de “dentro para fora”, com o ato de vomitar com frequência, colocando a boca em contato com ácidos gástricos produzidos pelo estômago. A segunda ocorre com o excesso da ingestão de alimentos ácidos, “de fora para dentro”.

Mas, além de visitar o dentista periodicamente – e o médico, caso a causa seja intrínseca, ocasionando refluxo ou ainda bulimia -, existem algumas atitudes que podem ser evitadas para manter a saúde dentária em dia. Bora conferir!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

1 Comentário Mostrar comentários

×