Óleo de canola, óleo de coco, azeite extravirgem, qual a melhor escolha?

3

Escolher o óleo que vamos usar na cozinha não é tarefa fácil. Além de inúmeras opções de óleos vegetais no mercado, há também muito “disse-me-disse”, e acabamos nos atrapalhando e fazendo escolhas erradas. Para ajudar, trouxe 3 dos óleos mais conhecidos ultimamente como “saudáveis” para observarmos as diferenças e fazermos a melhor escolha, e são: o óleo de canola, o óleo de coco e o azeite extravirgem.

O óleo de canola, apesar de ser mais indicado para refogar, pode ser um substituto do azeite de oliva nas saladas, pois é um óleo monoinsaturado e contém menor teor de gordura saturada comparado aos óleos vegetais.

O óleo de coco é uma gordura quase que completamente saturada, não perdendo suas características nutricionais quando submetida a altas temperaturas e não apresentando gordura trans, como os demais óleos vegetais.

E o óleo de azeite é o mais famoso óleo monoinsaturado, seu consumo de forma moderada ajuda a regular o colesterol e o intestino. É conhecido pelo gosto característico de azeitona, não agradando a todos os paladares. A diferença entre o azeite e o azeite extravirgem está na acidez, quanto menor a acidez maior a pureza do produto. O extravirgem é menos ácido e é recomendado utilizar na forma crua.

Para quem quer apostar em uma dieta saudável, vale começar evitando a fritura! Vejam aqui> como fritar sem óleo! 😉 Prefiram usar o óleo para fazer bolos, refogar (no máximo) e temperar saladas, ok?!

Bom, o óleo é gordura, mas o que muitos não sabem é que a gordura é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas, claro, não em excesso!

Confiram a tabela a seguir:

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

3 Comentários Mostrar comentários

  1. Perdeu uma boa oportunidade de ficar calada! Quanto besteira! A senhora sabe o que é óleo de canola? Já viu alguma planta chamada canola? Como pode ser chamado de óleo vegetal algo que não existe na natureza?

    • Michelle Franzoni em

      Oi, Leonardo! Colza (também conhecido como Canola) é membro da família da mostarda. O nome canola foi escolhido pela diretoria da Associação de colza do Canadá na década de 1970. Várias fontes, incluindo o Free Dictionary, continuam a afirmar que o nome representa Can(adian) + o(il) + l(ow) + a(cid), uma contração que significa “óleo canadense de baixo teor de ácido”.

×