Vitaminas: tipos, funções, deficiências e fontes

Por Michelle Franzoni em 27 de novembro de 2017

As vitaminas são essenciais para o funcionamento do nosso organismo, porém não são produzidas por nós e, por isso, devem ser incluídas na alimentação. Funcionam como aditivos e são auxiliares indispensáveis na produção de energia e reposição celular, regulando a ação de outras substâncias. Por esse motivo, são chamadas de substâncias reguladoras. Suas principais fontes são os vegetais, a carne de fígado e os ovos.

Montei uma tabela com os principais tipos de vitaminas, as mais importantes, com suas fontes e quantidade recomendada de ingestão diária. Espero que gostem!

Vale ressaltar que, tanto a falta de vitaminas, como o seu excesso, pode ocasionar desde problemas, que vão dos mais simples como dores de cabeça e fadiga, até às doenças sérias, como anemia, raquitismo, doenças neurológicas e distúrbios de crescimento.

A ideia é passar a incluir na dieta diária os alimentos indicados. E tudo é questão de equilíbrio, sendo que o excesso também faz mal. Existem opções de suplementos também, indicados principalmente para quem é vegetariano ou gestante. Na dúvida, procurem um médico ou nutricionista!

 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Uma resposta para “Vitaminas: tipos, funções, deficiências e fontes”

  1. marcia disse:

    Adoro Coisas Saudaveis e faceis de fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *