Magnésio: importância para saúde e alimentos ricos no mineral

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Ouvimos muito se falar da importância do magnésio para a saúde, mas, o que é, para o que serve e quais suas principais fontes?

O magnésio é um mineral indispensável para o organismo, e está presente em diversos alimentos e até na água. Ele tem a função de regular a atividade das enzimas, o metabolismo dos carboidratos, os níveis de glicose, a pressão arterial e ainda contribui na produção de proteínas.

Deficiências do mineral
Quando há insuficiência de magnésio, o corpo sofre e traz sintomas como fraqueza, apatia, insônia, dormência e/ou formigamento, problemas de memória e, em alguns casos mais avançados, alucinações.

Dose diária
A quantidade de ingestão recomendada é de 320mg/dia para as mulheres e 420mg/dia para os homens. Porém, é de suma importância uma consulta com o profissional da área para que ele estabeleça o consumo ideal do mineral para cada tipo de organismo.

Fontes de magnésio
Selecionei os alimentos ricos em magnésio que devem ser incluídos no nosso cardápio diário (Veja a tabela abaixo).

Durante o cozimento, muitos minerais, e vitaminas também, são eliminadas. Para evitar isso, tentem apostar no cozimento a vapor e com o alimento ainda com casca.

No caso de vocês já ingerirem esses alimentos e ainda assim estiverem com deficiência do mineral, normalmente é recomendado (com auxílio de um médico/ nutricionista) a complementação com um suplemento de vitamina B ou um multivitamínico que contenha vitaminas do complexo B, que ajuda na absorção do magnésio.

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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