Cúrcuma para beleza: benefícios e receitas de máscaras

2

Da culinária para os cosméticos: o açafrão da terra, ou cúrcuma, ou ainda gengibre amarelo, é o mais novo queridinho da beleza. Além de rico em fibras, vitaminas e um incrível termogênico que nos auxilia na perda de peso saudável, como já contei aqui, essa especiaria agora está sendo usada na produção de máscaras caseiras faciais. E benefícios do uso tópico englobam a hidratação, limpeza de pele e até mesmo propriedades anti-olheiras.

O motivo? Sua principal substância: a curcumina, que é anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e tem ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica. A pele absorve a cúrcuma por meio de uma suave esfoliação, ocasionada na hora da aplicação, dilatando os poros e aumentando a circulação sanguínea no local.

Apesar de nos parecer algo recente, os benefícios da cúrcuma sobre a pele são comprovados por estudos científicos e por mais de cinco mil anos de uso na Ayurveda (cultura medicinal milenar da Índia).

Confiram abaixo as receitas caseiras de máscaras! Deixem suas opiniões e experiências com a cúrcuma nos comentários! Beijocas

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

2 Comentários Mostrar comentários

  1. Provavelmente, as propriedades anti-inflamatórias da curcuma são o principal motivo pela qual a curcuma é considerada uma especiaria d’Ouro. A revista Oncogene publicou os resultados de um estudo que avaliou vários compostos anti-inflamatórios e descobriu que a aspirina e o ibuprofeno são menos eficientes se comparados com a curcuma.

×