Dieta vegetariana ou vegana? Veja dicas de substituições sem perda de nutrientes

Por Michelle Franzoni em 16 de abril de 2018

Para manter uma dieta vegetariana ou vegana precisamos tomar alguns cuidados especiais! Para começar, peça orientação de um nutricionista, ele indicará as melhores escolhas alimentares para o seu biotipo. O post de hoje seve apenas como apoio, com indicações de algumas das possíveis substituições, mantendo os nutrientes necessários para uma dieta saudável!

Outro ponto bastante debatido é que quando a pessoa se torna vegetariana (vegana nem tanto), acaba ganhando mais peso, pois com a carne é normal sentir-se mais saciada e sem ela, busca-se a sensação comendo mais carboidratos. Então, as dicas também vão ajudar a evitar isso.

Parar de comer carne é saudável? Sim, com uma dieta equilibrada, é possível obter todos os nutrientes necessários. O que não pode acontecer é retirar a carne da dieta, sem incluir novos alimentos.

Para quem está querendo iniciar a dieta, é recomendado que a transição seja feita aos poucos, tanto para o organismo acostumar, como você mesmo, que deverá incluir novos alimentos em seu cardápio e haverá uma mudança grande em seu paladar. E, claro, tenha sempre acompanhamento de um especialista.

É o mesmo que reeducação alimentar? Em partes, sim. Para muitos, sim. Afinal, a reeducação alimentar que falo aqui no blog serve para aprendermos a fazer as melhores escolhas, para quem quer ter qualidade de vida e ter saúde!

Trouxe, inclusive a pirâmide alimentar vegetariana (para veganos basta ignorar o topo)! Veja abaixo!

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

3 respostas para “Dieta vegetariana ou vegana? Veja dicas de substituições sem perda de nutrientes”

  1. Fran disse:

    Michele, tudo bem?
    Há várias vertentes de vegetarianos, os vegetarianos em si não consomem os derivados dos animais!

    Os OVOLACTOVEGETARIANOS sim!! Esses tem em suas dietas leites, ovos e queijo.

    Quando falam de vegetarianos há uma grande confusão quanto a isso o que deixa a galera ainda mais perdida, rs.

  2. Amei o conteúdo, muitas pessoas não sabem a diferenças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *