Superação Patrícia Batista: 28Kg a menos com reeducação alimentar e exercícios

0

A Patrícia Batista, de 34 anos, sempre foi mais cheinha. Lembra que, quando criança, em sua casa podia faltar água, mas o refrigerante estava sempre na mesa! Mas, o peso aumentou significativamente assim que casou, e em 2 anos ela ganhou 20Kg, chegando aos 103Kg. Tanto ela quanto o marido estava acima do peso e ela precisa mudar aquilo. Foi quando apostou na reeducação alimentar, com apoio das atividades físicas, emagrecendo 28kg.

O start para a mudança
A iniciativa de mudança de vida veio em um dia comum, quando percebeu que estava indo trabalhar a um tempão com a mesma calça e já estava com medo que ela rasgasse. Nesse dia, quando chegou em casa prometeu para ela mesma que nunca mais passaria por aquela angústia. Então, no dia seguinte se matriculou na academia e consultou uma nutricionista.

Já fazia um tempão que não frequentava mais as festinhas de família, que era onde ouvia as piadinhas, os puxões de orelha e ficava ainda mais triste e sempre acabava descontando na comida e engordando ainda mais.

Antes de apostar na reeducação, Patrícia tentou dietas e remédios, mas, em todas as vezes ganhava sempre em dobro o tanto que perdia. Estava vivendo o típico “efeito sanfona”, como conto aqui, quando fica no constante engorda e emagrece. O problema das dietas restritivas e remédios é que, além de serem prejudiciais à saúde, assim que há uma “pausa”, tudo volta com mais intensidade ainda.

A alimentação antes e depois
Antes, Patrícia não tinha filtro. Comia salgadinhos, sorvete, fritura, massas. “Salada não existia para mim, não sabia o que era uma alimentação saudável”, revela.

Passou então a cortar tudo isso, ou pelo menos evitar ao máximo. Trocou as guloseimas por chocolate 70% e incluiu a salada. Hoje, sua alimentação é a base de proteínas, saladas e frutas.

O ideal é ir fazendo as trocas aos poucos, como mostro aqui. Assim, a dieta não torna-se restritiva e chata, e você realmente aprende a comer melhor e a valorizar os novos gostos. 🙂

A Patrícia aderiu às marmitas, mesmo não fazendo muitas receitas por se achar ruim de cozinha, ela dava um jeitinho de montar seus potinhos de refeições para não escorregar durante o dia. Veja aqui como montar uma marmita!

Atividades físicas
Os exercícios começaram no mesmo dia que iniciou a reeducação alimentar. Passou a fazer musculação e acredita que por isso não ficou flácida, o que eu concordo com ela, como já contei aqui. Desde então faz musculação, bike e jump, intercalando e fazendo exercícios a semana toda.

As atividades ajudam muito com a ansiedade, pois liberam serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. Assim, facilita a dieta, pois dá mais disposição para a mudança.

Pati ainda quer perder mais 5Kg e definir mais o corpinho.

O segredo do sucesso
Tudo é questão de perseverar, de manter o objetivo. E, para isso, Patrícia apoiou muito na internet. Começou a seguir pessoas que tinha histórias de superação, que venceram a obesidade.

“O blog da Mimis estava na minha lista de pessoas admiráveis hehehe. Lembro que olhava as fotos e pensada: ‘quando será minha vez?’”, lembra.

Outro trunfo, segundo ela, foi a organização. Organizar a dieta e as refeições foi fundamental para o seu emagrecimento. Fazia planilhas com as opções de alimentos e isso a ajudou muito a manter seu ritmo e a atingir sua meta. Aqui eu mostro como fazer esse planejamento.

E complementa que realmente é difícil controlar o desejo por comida, e que já teve inúmeras recaídas, mas nunca pensou em jogar a toalha. “Minha vida estava muito melhor agora. Não quero voltar a ser aquela pessoa que prometi não ser”, revela.

O que mudou?
Para Patrícia, sua vida mudou por completo! Agora se ama e diz que adora passar em frente a um espelho. Se olha sem medo, algo que antes evitava ao máximo. O humor também mudou 100% e sente-se mais alegre e disposta. Tem fôlego para subir e descer escadas. Não sente mais dores pelo corpo e revela que “agora, quando sou convidada para algum evento não preciso me desesperar pensando que roupa vou usar”.

O maridão também perdeu peso e ambos estão curtindo juntos essa nova fase!

Que delícia, né? Quem também quer mudar de vida? Inspirem-se nos demais casos de superação e clica aqui para ver o instagram da Pati. 

Peso antes: 103kg Peso agora: 75kg Altura: 1,71m
Tempo de emagrecimento: 3 anos.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

×