Rinite: 10 dicas para amenizar os sintomas

0

Se frequentemente você espirra, sente coceira no nariz, coriza ou entupimento nasal, pode ser que você sofra de rinite. A rinite é um processo inflamatório da mucosa do nariz, é hereditária e não tem cura, mas tem como amenizar seus sintomas. Por isso, selecionei 10 dicas para você viver bem com a rinite.

O sistema imunológico dos alérgicos apresenta reação exagerada aos micro-organismos e partículas, desencadeando problemas respiratórios como a rinite. A primeira coisa a fazer é diagnosticar. Você precisa saber se realmente tem rinite, já que estes são sintomas comuns em outras doenças e desordens.

Afinal, quais são os gatilhos da sua rinite? Poeira, mofo, animais, frio, calor? E como ela se comporta? É com espirros, coceiras, coriza? Veja abaixo os 3 tipos de rinite e identifique a sua.

Tipos de rinite:

1-Rinite alérgica
Normalmente, é desencadeada por alergia ao ácaro, ou pelas mudanças de temperatura.

2-Rinite viral
Quando o nariz está com a mucosa inflamada por consequência de uma virose, como é o caso da gripe.

3-Rinite vasomotora
Na qual a mudança de temperatura [quente ou frio]é a única causa para desencadeá-la, gerando o entupimento do nariz e coriza. Normalmente manifesta-se entre idosos.

A rinite alérgica é a mais comum, então as dicas são, em grande parte, referentes a ela. Aconselho que você converse com o seu médico para saber qual é a sua rinite e mantenha acompanhamento. Essas dicas amenizam, mas não substituem a medicação.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

×