Rinite: 10 dicas para amenizar os sintomas

Por Michelle Franzoni em 23 de agosto de 2018

Se frequentemente você espirra, sente coceira no nariz, coriza ou entupimento nasal, pode ser que você sofra de rinite. A rinite é um processo inflamatório da mucosa do nariz, é hereditária e não tem cura, mas tem como amenizar seus sintomas. Por isso, selecionei 10 dicas para você viver bem com a rinite.

O sistema imunológico dos alérgicos apresenta reação exagerada aos micro-organismos e partículas, desencadeando problemas respiratórios como a rinite. A primeira coisa a fazer é diagnosticar. Você precisa saber se realmente tem rinite, já que estes são sintomas comuns em outras doenças e desordens.

Afinal, quais são os gatilhos da sua rinite? Poeira, mofo, animais, frio, calor? E como ela se comporta? É com espirros, coceiras, coriza? Veja abaixo os 3 tipos de rinite e identifique a sua.

Tipos de rinite:

1-Rinite alérgica
Normalmente, é desencadeada por alergia ao ácaro, ou pelas mudanças de temperatura.

2-Rinite viral
Quando o nariz está com a mucosa inflamada por consequência de uma virose, como é o caso da gripe.

3-Rinite vasomotora
Na qual a mudança de temperatura [quente ou frio] é a única causa para desencadeá-la, gerando o entupimento do nariz e coriza. Normalmente manifesta-se entre idosos.

A rinite alérgica é a mais comum, então as dicas são, em grande parte, referentes a ela. Aconselho que você converse com o seu médico para saber qual é a sua rinite e mantenha acompanhamento. Essas dicas amenizam, mas não substituem a medicação.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *