Morango: benefícios e receitas para a dieta saudável

Por Michelle Franzoni em 10 de setembro de 2018

Amo morango! É uma das minhas frutas preferidas da vida. E estamos entrando na época de colheita dele, que se dá entre final de inverno e comecinho de primavera: agosto, setembro e outubro. A ideia é aproveitarmos as frutas que estão em alta na estação, quando estão mais ricos em nutrientes e com menos agrotóxicos, como já contei aqui para vocês.

Além de delicioso, o morango é rico em diversos nutrientes, como vitaminas A, B5 e B6, C, E, além de minerais como ferro, potássio, cálcio, magnésio. Possui ainda fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Sem falar em sua versatilidade, podendo ser usado em sucos, saladas, geleias, sorvetes, bolos e muito mais.

O morango é classificado como pseudofruto, já que é que não é originado do ovário da flor. Normalmente, os pseudofrutos são bem suculentos e possuem grande quantidade de nutrientes, pois servem como forma de reserva para a planta. Alguns exemplos são: maçã, abacaxi, framboesa, figo e amora.

Conservação e higienização

Recomenda-se não guardar os morangos por muito tempo (no máximo três dias) e devem ser mantidos dentro da geladeira sem lavar, já que a água favorece seu apodrecimento. Quando for consumir, lave-o em água corrente e depois deixe de molho em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio por 30 minutos.

Receitas com morangos

>> Panna cotta de morango
>> Geleia de morango
>> Smoothie de morango e jabuticaba
>> Morango proteico
>> Água aromatizada de morango

Vejam abaixo os benefícios do morango para a saúde!

 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *