Batalha dos alimentos: água de coco ou isotônico?

1

Já ouviu falar nos isotônicos? Será que você realmente precisa deles? Qual a melhor opção? Hoje os isotônicos farão parte da Batalha dos Alimentos onde, de um lado estão os isotônicos industrializados e do outro um isotônico natural: a água de coco. Vejam as diferenças e qual deles é mais indicado para você.

Para começar, os isotônicos são bebidas usadas praticantes de atividades físicas mais intensas. Pessoas que praticam mais de 3 horas de exercícios por dia. É o seu caso? Ótimo. Essas bebidas têm a função de “hidratantes plus”, repondo de forma rápida a água perdida no suor e, por isso, são feitas com concentração de sódio, potássio e glicose igual ao do sangue.

Por isso são usados também como uma forma de “soro” oral, quando a pessoa está doente e não consegue se alimentar direito.

Os isotônicos industrializados possuem contraindicações de uso sim. Seu uso indiscriminado e desnecessário pode causar sobrecarga renal, taquicardia e aumento de peso. E ainda, desencadear doenças, como hipertensão e diabetes. O ideal é não usar sem orientação.

Já a água de coco pode ser ingerida com mais frequência, e não há necessidade de você ser um atleta, sendo o único isotônico que não tem contraindicações. Ela pode ser ingerida diariamente. Possui baixo teor de açúcar e é fonte de sais minerais. Mas, lembre-se, nada em excesso é legal.

E todos os dois, tanto industrializado como a água de coco, não podem ser substitutos da água. Que tem a função de transporte de nutrientes, é fundamental para a hidratação e não possui calorias.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

1 Comentário Mostrar comentários

×