Como plantar alface

Por Michelle Franzoni em 21 de janeiro de 2019

A alface (Lactuca sativa) é a folha verde mais comum nas mesas, afinal, é superversátil e deliciosa. É uma das folhas mais suaves e se adéqua a inúmeros paladares. Tanto que combina até em lanches de fast food haha. Além disso, traz vários benefícios à saúde, como ajudar no trânsito intestinal, controlar a diabetes e tem até propriedade calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia. E podemos ter essa folha verde fresquinha e integralmente orgânica em nossas refeições todos os dias, é só aprender a plantar e a cultivar a alface em casa.

Escolha um vaso maiorzinho para que a planta tenha mais substrato para crescer. Se for plantar no chão, dê um espaçamento entre 20 a 25 cm entre elas.

As sementes podem ser colocadas direto no local definitivo, mas eu gosto muito de plantar primeiro na sementeira ou copinhos para esperar a germinação que ocorre geralmente em 1 ou 2 semanas. Deixando para transplantá-las ao local definitivo quando já estiverem fortes, com 4 a 6 folhinhas, de preferência em dias nublados ou chuvosos, ou no final da tarde, com a terra bem irrigada.

A alface gosta de temperatura amena e luminosidade direta, mas em regiões de clima muito quente você pode plantar alface na meia sombra. O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio.

A alface deve ser irrigada com frequência para manter o solo úmido, mas sem que o solo permaneça encharcado. Porém, evitando chuvas fortes.

Depois da semeadura a colheita se dá entre 55 a 150 dias. Na colheita da alface você pode só cortar as folhas (2,5 cm acima do solo), deixando parte do caule enraizado, que rebrotará novamente após umas semanas.

E aí, gostaram das dicas? Agora é hora de colocar a mão na terra! Postem fotinhos das hortas de vocês no facebook do blog ou marquem o instagram @blogdamimis pra eu ver.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

3 respostas para “Como plantar alface”

  1. Rafael disse:

    Muito bom!
    Segui as instruções deste site e deu super certo

  2. Li o artigo e achei ótimo. Muito bom mesmo!

  3. YASMIN FARIAS disse:

    Que legal, ameiiii! Para cultivar coentro e cebolinha em casa é da mesma maneira??? Quero muito fazer uma pequena hortinha na lavanderia hehehe. Obrigada linda! ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *