Ácido úrico alterado? Veja os sintomas e como resolver

Por Michelle Franzoni em 15 de março de 2019

Algumas pessoas sofrem com o excesso de ácido úrico no organismo. É normal que nosso corpo forma ácido úrico, porém, é trabalho dos rins liberá-los na urina. Se isso não acontece, ou ele está em excesso, alguns sintomas podem aparecer, como bolinhas de água nas mãos ou pés, por exemplo. É o seu corpo dando um jeito de eliminar os ácido úrico.

O problema é que, além de visivelmente incomodo, quando os níveis se mantêm desequilibrados, os resultados são muito preocupantes: pode acontecer infarto, AVC, cálculo renal ou gota (um tipo de artrite provocado pelo acúmulo de cristais de ácido úrico na articulação).

Perceba alguns dos sintomas, que podem aparacer sozinhos ou todos juntos: bolinhas de água nas mãos ou pés; vermelhidão e dificuldade de movimentar uma articulação; ao tocar no local onde os cristais se depositaram pode sentir sensação de “areia”; calafrios e febre baixa, em alguns casos;
descamação da pele na região afetada; mau funcionamento renal como dor nas costas e dificuldade para urinar.

Quem tem predisposição a ter ácido úrico alto precisa evitar alguns alimentos, normalmente os ricos em purina, uma proteína que depois de ser metabolizada pelo organismo dá origem ao ácido úrico. E deve inserir outros e, principalmente, tomar muita ÁGUA!

O que evitar: embutidos, bebidas alcoólicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor.

Além da alimentação, a falta de hidratantes e, principalmente, o estresse pode ajudar a desencadear o quadro! Fique atento! Veja aqui o que o estresse pode fazer com a sua saúde.

No que apostar? Veja abaixo os 7 alimentos bons para controlar ácido úrico e procure inseri-los na dieta (além, claro, da água. Beba água!).

Se os sintomas são persistentes, procure um médico! 😉

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

3 respostas para “Ácido úrico alterado? Veja os sintomas e como resolver”

  1. Maria Josy Bacurau de Alencar disse:

    Muito boa as suas materias, bastante esclarecedoras. To aprendendo muito!
    Um abraço.

  2. Edivaldo de Sousa Santos disse:

    Eu tenho ácido úrico alto.
    O medicamento que tomo é alopurinol,é com este medicamento que consigo baixar as taxas.

  3. Fernando dos Santos Leite de Jesus disse:

    É muito doloroso. Eu, tenho tido vários ataques de GOTA. Madre Mia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *