Colágeno e os benefícios para o nosso corpo

0

Você com certeza já ouviu falar em colágeno, principalmente na indústria da beleza quando falamos em assuntos relacionados a firmeza da pele e o fortalecimento das unhas e cabelos, mas o que muita gente pode não saber é que o colágeno é responsável também pela firmeza e sustentação dos músculos, dos ossos, das articulações e dos tendões.

O colágeno é uma proteína indispensável em nosso corpo, e é constituído de arginina, glicina, hidroxiprolina e prolina, sendo responsável por dar sustentação às células, mantendo-as juntas. Sua deficiência acarreta problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, fragilidade capilar, rugas precoces, flacidez, unhas fracas e quebradiças etc.

Para que o colágeno seja sintetizado e preservado nos processos metabólicos do nosso corpo é importante consumir alimentos que sejam ricos em lisina, ômega 3, vitamina A, enxofre, licopeno e vitamina C, que estimulem sua produção. (Veja abaixo os alimentos que auxiliam a produção do colágeno)

Com uma dieta baseada em proteínas de boa qualidade, equilibrando este macronutriente com carboidratos e gorduras, certamente obterá todo substrato necessário para a produção de colágeno. Entretanto, a capacidade do corpo de produzir o próprio colágeno diminui e torna-se cada vez mais difícil sintetizar colágeno o suficiente, e é por isso que muitas pessoas recorrem a suplementação. Estes suplementos, podem ser comprados em farmácias, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou lojas on-line.

E aí, gostaram de saber mais sobre essa importante proteína? Já consomem esses alimentos?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

×