Rosácea: causas, sintomas e tratamento

2

Você já viu uma pessoa com as bochechas rosadas e pensou que era um blush natural? Pode ser que esse blush natural seja uma doença inflamatória da pele chamada rosácea, uma doença crônica comum que provoca inchaço nos vasos sanguíneos. Ela causa vermelhidão, espessamento da pele, irritações nos olhos, pústulas (pequenas “bolhinhas” com pus) e pápulas (caroços pequenos e elevados), geralmente no rosto e nariz.
 
A rosácea afeta mais pessoas de peles bem claras, acima dos 30 anos, com predisposição genética. As causas ainda são desconhecidas, mas as crises normalmente começam como fatores que favorecem a inflamação celular e quando o sistema imunológico está debilitado. Os fatores desencadeantes mais comuns são: estresse, álcool, cafeína, calor ou frio excessivos, comidas apimentadas e exposição ao sol.
 
Não há cura para a rosácea, mas há tratamentos e controle. Há alguns tratamentos naturais que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e calmantes, podem ajudar a diminuir a vermelhidão e fortalecer a pele. Veja alguns na arte abaixo.
 
Eu tenho rosácea e por indicação do meu dermatologista, uso Azelan e tenho obtido bons resultados, mas antes de usar qualquer medicamento converse com seu médico. E caso você suspeite que sofre de rosácea, procure um médico dermatologista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado ao seu caso.
 
Alguém aí tem rosácea? Tem alguma dica? Conta aí pra gente 😚
 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

2 Comentários Mostrar comentários

  1. Carla de Oliveira Melo em

    “Há alguns tratamentos naturais que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e calmantes, podem ajudar a diminuir a vermelhidão e fortalecer a pele. Veja alguns na arte abaixo.”
    Não encontrei a arte abaixo.

    • Michelle Franzoni em

      Olá, Carla! No post tem uma imagem rosa com todas as informações sobre a rosácea, no último tópico tem algumas sugestões de tratamentos naturais. Se não está carregando a arte, já não sei o que pode ser, pois aqui está aparecendo normalmente pra mim 🙂

×